Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.
Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :
eixo carretel
eixo entalhado
Comprar :
2 engrenagens da 5 macha
conjunto sincronizador
sistema de engate (garfos e tudo mais)
carcaça extensão do câmbio 5 machas
se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.
Att.
Danilo.