Agora uma pergunta, eu sei que a primeira deste cambio é 7,31 (bemmmm reduzido), alguém aqui pode me informar o restante das relações, só para comparar com o da Band.
Postado originalmente por Roger Nunes
Esse é o cambio que equipa os caminhões 608/709 com tração engesa acoplada.
Em matéria de adaptação tudo é possível. Nesse caso, embora possível não é viável, pois, além de custar caro, não trara nenhum benefício comparando com o cambio original 4M.
Em matéria de adaptação tudo é possível. Nesse caso, embora possível não é viável, pois, além de custar caro, não trara nenhum benefício comparando com o cambio original 4M.
Então é possível.
Viva permanentemente à procura de coisas novas, objetivas. Há sempre uma nova porta a ser aberta, uma descoberta a ser viviva, um céu a ser sonhado.
Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
concordo, muitas vezes esqueco de angatar a 5 na estrada pq quaae nao da diferencia, acho que a relacao nao e 1:0,75 por que as band sempre foram com motores aspirados...
Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
Obrigado.
Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
Obrigado.
over drive e quando o motor gira menos que o diferencial.. no caso o diferencial roda 1 vez enquanto o motor roda 0,85..em quarta fica 1:1..no cambio da ranger por exemplo ao inves de ter escrito 5 tem escrito od (over drive)
Complementando a resposta do Dudu83, todos os cambios Band 5M possuem a 5ª over-drive com relação de 1:085.
A maioria dos outros câmbios over-drive tem a 5º com relação 1:0,75 (mais longa que a 5ª da Band), o que faz a rotação cair 25% quando muda de 4ª para 5ª.
Os mais antigos chamam de "5ª louca" (sinônimo de over-drive).
Alguns automóveis com câmbio automático têm uma tecla "over-drive off", que quando acionada impede de engatar a última marcha.
Postado originalmente por Arthur Alves
Obrigado.
Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?
Tecnicamente é possível alterar as relações de marchas de qualquer câmbio. Basta dispor de um par de engrenagens feitas especialmente para isso.
Economicamente é inviável por, pelo menos, dois motivos:
1-o custo para mandar fazer as peças com qualidade confiável.
2-a ausência de reposição no mercado em caso de quebra/desgaste.
Quem faz adaptação em veículos que pretende utilizar para viagem dá preferência pelas soluções já existentes no mercado, pois se quebrar lá no fim-do-mundo, as chances de consertar e voltar para casa rodando são muito maiores. Diferente do que acontece em veículos de uso exclusivo em trilha/competições, que se quebrar os amigos te rebocam, larga o jipe na garagem, vai trabalhar na segunda-feira com outro carro e depois pensa em como e quanto vai consertar as gambiarras quebradas.
Postado originalmente por Arthur Alves
Agora entendi. Obrigado pelas explicações.
Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?