Esse é o cambio que equipa os caminhões 608/709 com tração engesa acoplada.
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Esse é o cambio que equipa os caminhões 608/709 com tração engesa acoplada.
Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
Complementando a resposta do Dudu83, todos os cambios Band 5M possuem a 5ª over-drive com relação de 1:085.
A maioria dos outros câmbios over-drive tem a 5º com relação 1:0,75 (mais longa que a 5ª da Band), o que faz a rotação cair 25% quando muda de 4ª para 5ª.
Os mais antigos chamam de "5ª louca" (sinônimo de over-drive).
Alguns automóveis com câmbio automático têm uma tecla "over-drive off", que quando acionada impede de engatar a última marcha.
Agora entendi. Obrigado pelas explicações.
Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?
Tecnicamente é possível alterar as relações de marchas de qualquer câmbio. Basta dispor de um par de engrenagens feitas especialmente para isso.
Economicamente é inviável por, pelo menos, dois motivos:
1-o custo para mandar fazer as peças com qualidade confiável.
2-a ausência de reposição no mercado em caso de quebra/desgaste.
Quem faz adaptação em veículos que pretende utilizar para viagem dá preferência pelas soluções já existentes no mercado, pois se quebrar lá no fim-do-mundo, as chances de consertar e voltar para casa rodando são muito maiores. Diferente do que acontece em veículos de uso exclusivo em trilha/competições, que se quebrar os amigos te rebocam, larga o jipe na garagem, vai trabalhar na segunda-feira com outro carro e depois pensa em como e quanto vai consertar as gambiarras quebradas.
Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.
Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :
eixo carretel
eixo entalhado
Comprar :
2 engrenagens da 5 macha
conjunto sincronizador
sistema de engate (garfos e tudo mais)
carcaça extensão do câmbio 5 machas
se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.
Att.
Danilo.