Hola a todos, talvez quem tem o motor 2.8 (3L) nao saiba mas este motor possui uma solenoide de corte de combustivel acoplada na bomba.
E so procurar um conector de 3 pinos(sob a bomba na parte de tras) que liga o solenoide e o tacometro.
Cortando o fio de alimentacao do solenoide , da pra emendar um cabo "PP" 2x1.5 em serie, levar a outra extremidade dentro do vehiculo e colocar uma chave oculta para cortar a ignicao, e\ou conectar junto com o alarme do carro.
O motor da Band nao sei se tem, mas e so pedir pra alguem ligar a chave de ignicao e se ouvir um "click" perto da bomba pode procurar que e a solenoide.
Tentando ajudar...boa sorte.
È isso ai mesmo...mas o sistema de corte de combustível tipo solenoide só vem em Band 14B, HILUX na RANGER na LAND na S10 e etc... o sistema da bomba injetora já vem com uma solenoide propria... ja na BAND com motor MERCEDES o corte de combustível é feito pelo estrangulador...dai a necessidade de se instalar uma solenoide a parte.
Não vi se já rolou este link aqui, mas este bloqueador (que é instalado antes da bomba injetora) parece muito bom... Mas é caro: R$ 750,00 http://www.travacarneiro.com.br/bloqueador.asp
Além do rastreador continuo procurando a melhor trava (custo/benefício)....
Bem lembrado vagner, não sabia q ainda fabricavam.
Mas o problema desse tipo de dispositivo é q abre uma fragilidade/predisposiçao a defeitos.
Qdo nos freios sempre se tinha a insegurança dele dar pau e a viatura ficar sem freio, apesar q confesso nunca ter visto algo parecido, na bomba o problema seria a entrada de ar.
Qdo esse dispositivo era instalado nos freios os malas sangravam os flexiveis e dirigiam com o freio de mao até o desmonte.
No circuito do diesel pode-se fazer o mesmo.
Acho até q ja foi citado aki no forum uma selenóide para ser colocada no circuito do diesel q so se abre qdo acionado uma chave elétrica, e ainda custando 30% do valor desse bloqueador.... e com a vantágem de não dar dica alguma pro mala (isso pq qdo ele ver o bloqueador carneiro já sabe como desligá-lo).
O f%$# é q se o mala quiser levar ele leva. isso é q é duro.
Eu tenho trava carneiro já 03 anos e até agora só alegria... recomendo!!!
Eles instalam em casa, basta agendar com o representante!!!
Agora, se ele sangrar o freio, e quiser levar com o freio de mão... vai é dar de cara no muro... Porque nunca vi freio dos Jeeps antigos funcionar... agora, os da Toyota são beeem melhores!!!
Pessoal:
Mais do que nunca, está muito perto da minha garagem parir uma Band. Evidentemente vem a questão do furto e roubo e pelo que li seria mais facil instalar a solenóide na 14B (que já vem na bomba) do que no motor 709, é isso?
Supondo, que tem 2 bands sem nada de alarme nem nada.. uma 14B e a outra 709, qual seria mais fácil de roubar? a 709, pelo fato de dar um empurrão e pegar? ou não? A pergunta pode ser cretina,mas eu nao entendo nada de mecanica diesel. e Em segundo lugar, tenho que optar por uma band 709 equipada ou um 14B pelada..
sds
andre
O 709 dá pra fazer funcionar até sem bateria, basta fazer pegar no tranco, já o 14B, por ter estrangulador por solenóide, depende da bateria para ser energizado, mas até aí, para o gatuno, isso não faz grande diferença, já que estes "procedimentos" aconteceriam em situação de furto, onde sempre existe uma estratégia antes da ação.
Usar o solenóide do estrangulador como elemento anti-furto não deixa de ser uma opção, mas ladrão que se preza já conhece este tipo de bloqueio, e basta abrir o capô que em alguns segundos o motor já estará funcionando.
Uma saída interessante para estes dois motores é o uso de válvula solenóide na linha de combustível, antes da bomba e em local que não chame a atenção. Isso não impede o funcionamento imediato do motor, mas dependendo do local em que for instalado haverá falta de diesel após um ou dois minutos, e aí o motor para de funcionar.
Um sistema deste tipo com acionamento automático é uma boa até em situações de furto, já que a imobilização do carro só acontecerá a uma certa distância do dono.
De resto, vale o ditado "a oportunidade faz o ladrão", e para diminuir a chance de furto sempre é bom fazer uso de algumas regras básicas:
-Em ruas com inclinação, sempre estacionar o carro voltado para a subida. Nenhum ladrão fica marcando bobeira dentro de carro parado, normalmente ele solta o freio de mão, desce sem chamar a atenção e vai terminar o serviço mesmo que seja metros à frente. Fazer a mesma coisa de ré pode ser um pouco mais trabalhoso e chama muito mais a atenção.
-Sempre que possível estacione o carro a uma certa distância de locais onde o gatuno possa analisar o carro sem chamar a atenção, como ponto de ônibus, bar, orelhão, jornaleiro, etc.
-Nunca deixe dentro do carro qualquer coisa à vista, mesmo que seja tranqueira. O gatuno pode até estar interessado por algum bagulho, mas uma vez dentro pode se interessar em furtar o carro.
-Sempre faça uso de algum dispositivo anti-furto ostensivo, que seja visível por fora do carro. Isso serve com desestímulo e pode até fazer o gatuno partir para outro carro ou simplesmente ir embora.
-Prefira dispositivos anti-furto fáceis de armar e desarmar, mesmo no escuro, o que evita desvio de atenção para o que acontece fora do carro, já que boa parte dos roubos acontecem no momento que o motorista está se preparando para sair DO carro ou sair COM o carro.
-Bloqueio de carro via contato telefônico não deixa de ser interessante mas evite ter apenas este sistema. Nem sempre existe telefone por perto e dificilmente um gatuno vai deixar o seu celular passar batido.
-Nunca deixe dentro do carro coisas que facilitem a identificação pessoal, como conta de luz, água, telefone, cartões de visita, etc. A coisa pode começar como roubo de carro e terminar como assalto em residência. Documento do carro no porta luvas, mesmo que cópia, nem pensar, já que mesmo em caso de blitz, se não houver queixa de roubo o documento servirá pro gatuno passar desapercebido.
-Cópia de chaves só em local de confiança, caso contrário faça o serviço sem que haja condições de identificar o carro ou mesmo o dono.
-Estacionamento pago pode ser um local onde o carro pode ser virado e desvirado. Se o local ou algum funcionário não inspiram confiança, procure outro. Isso parece elementar demais, mas tem gente que por causa de centavos a menos deixa o carro em qualquer bimboca.
Prudência, desconfiança e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, mas neurose sobre violência só serve pra complicar as coisas, e tornando algumas regras automáticas dá para levar a vida com uma certa tranquilidade.
É como ouvi certa vez de um especialista em segurança pessoal: "Quando se sai de casa de carro, ou se vira pra direita ou pra esquerda, e não existe coisa melhor do que ter opção".
André,
O 709 dá pra fazer funcionar até sem bateria, basta fazer pegar no tranco, já o 14B, por ter estrangulador por solenóide, depende da bateria para ser energizado,
Lembro que no final da década de 70, meu falecido pai sempre usava uma chave geral na bateria dos fuscas que ele tinha. Naquela época eu nao tinha o interesse de hoje, portanto só tenho avaga lembrança de ser um parafuso que precisava ser colocado e enroscado perto do túnel do fusca para ter bateria. Então penso que um sistema semelhante a esse seria interessante usar no 14B, como mais uma medida contra os amigos do alheio. Por outro lado, seria ineficaz no motor 709.
Um sistema deste tipo com acionamento automático é uma boa até em situações de furto, já que a imobilização do carro só acontecerá a uma certa distância do dono.
tem alguma indicação de solenóide que tenha essas características? (marca, referência etc..?)
Obrigado pelas dicas de segurança,algumas delas eu já incorporei no meu dia-a-dia, como não deixar nada dentro do veículo mesmo e muito menos à vista!! No porta-luva só tem um mapa de ruas e um caderno de anotação de abastecimento.
Uma outra medida de segurança que adoto é não colar adesivo de estacionamento no vidro (do trabalho p. ex.,do condomínio..enfim.. q possa dar ao meliante alguma dica do que fazes ou onde mora). Tenho os adesivos separados e penduro no retrovisor na hora que vou precisar.
Seja qual for das bands que eu vou me casar, penso em ter travas: direção (garfo com chave tetra, ja a uso) , trava de pedal e trava (corrente) no capô. Alarmes (2) conforme dicas daqui do forum e uma dessas solenóides, para começo de conversa..
Chave geral é uma boa, principalmente pra quem usa jipe como jipe. Nunca se sabe quando algum enrosco pode dar pane no circuito elétrico, e qualquer coisa que facilite em "retirar o brinquedo da tomada" é bem vinda.
Sobre a válvula solenóide, até tenho uma guardada em alguma caixa na garagem, mas não tem marca ou qualquer referência que facilite sua identificação, e nem lembro como é que isso veio parar por aqui, mas acredito que não seja algo difícil de se encontrar em lojas de acessórios que trabalhe com venda ou instalação de alarmes.