Bom, desde agosto estou acompanhando esse fórum e lendo sobre lift de suspensão, e também pesquisando pela internet.
Mas estou confuso em como atingir o melhor resultado. Primeiro vi que faz com calços na suspensão, depois vi com molas e amortecedores maiores, aí vi molas de outros carros, molas preparadas, amortecedores ajustáveis, calço na frente e mola atrás... aí vi gente reclamando que com calços está duro demais... e tô perdido!!
Então abro esse tópico pra tentar achar a solução certa, pro meu caso e pra outros usuários.
Bom, o meu caso: comprei o carro em agosto. O dono antigo pouco conhecia sobre Vitara e estava com o carro há pouco tempo. Ele dizia que o carro tinha o lift de 2 polegadas. Eu também não sabia muita coisa, e isso não foi algo que me preocupei ao escolher esse carro.
O que eu percebo, hoje, é que na verdade meu carro está apenas com a traseira levantada, com molas maiores e amortecedores Monroe Gas Premium. Não conferi ainda qual o modelo do amortecedor, pra saber se é de Suprema. As molas provavelmente são de Chevette então.
Uma coisa que tem me incomodado, é que quando passo em asfalto irregular, ou ondulações na terra (costela de vaca?), a traseira começa a quicar e começa a se perder. Talvez os amortecedores estejam moles demais, gastos...
No começo de dezembro pretendo parar o carro para revisar a suspensão, e quero já ter idéia do que fazer. Queria já ter o lift completo de 2 polegadas. O que eu faço?
Na traseira, aproveito o que já está? Deixo as molas maiores e troco os amortecedores? Monroe Gas Premium? De Vitara ou de Suprema? Ou coloco logo um par de Rancho RS9000? Ou devo cortar as molas e usar calços?
E na dianteira? Uso com calços? Ou molas maiores? Quais devo usar?
Queria ter a receita pronta pra parar na oficina e sair pronto. Provavelmente vou fazer na Meneses Offroad.
Quanto ao uso do meu Vitara: é carro de fim de semana, pra brincar. Mas o carro precisa encarar um pouco de estrada, 300 km pra ir pra Chapada dos Veadeiros, quem sabe ano que vem 900 km pro Jalapão...