x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27

Hybrid View

Vitarinha 1992 pra Machu Picchu

Alô amigos!

Fui convidado a ir pra Machu Picchu agora em janeiro/2012 pra ver a final do Dakar em Lima. Detalhe, puxando uma carretinha pra moto.

Gostaria de receber dicas dos Vitaristas para algumas coisas:

1) São 9 mil km e gostaria de alongar a relação de marchas dos vitara. Pelo menos o meu a 3.000 RPM esta a apenas 100km/h. O que poderia ser feito? aumentar o diametro dos pneus, estou usando 215x75x15.

2) Pra amaciar um pouco o bicho. É duro d+. Molas do santana, que deixam mais alto, amaciam tbem a suspensão?

3) recomendação de peças sobressalentes: Velas, correias, bomba d´agua, etc. O que levar?????

4) Nunca viajei com ele e a capota ta detonada. sem os grampos dianteiros (só na pressão). Essa capota bate muito em estrada. Cordilheira dos andes faz muito frio e sem capota num tem condições.

5) Em relação à carreta de moto. Pesa muito pro vitarinha, força o motor do danado?

6) Será necessitario alguma adaptação devido ao ar rarefeito? O meu vitara é sistema de injeção eletronica, mas parece que o sistema é hibrido, meio injeção e meio carburador.

Qquer dica sera bem vinda, estou com esse vitarinha a 1 mes e não conheço o jeitão e manias dele ainda.

Abraços

Tenho certeza que o Vitara encara essa, mas o ideal era tu fazer algumas viagens menores antes pra sentir o carro e já ver possiveis problemas.

No mais deve ser uma bela viagem!
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

Blz Alemão!

A viagem é espetacular, ja conheço de moto, alias ja tenho mais de 45 mil km estrada....agora de jeep é tudo novidade.

Só não quero fazer dessa viagem um sofrimento, por isso o interesse em amaciar o vitarinha e viajar com o motor folgado....Eu to achando a relação de marcha dele muito curta....isso por que tem 5 marcha.

Bração

www.amigoestradeiro.com

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Agradecimentos: 0
    Inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!inveja!i nveja!inveja!inveja!inveja!

Bricadeira!!!! O vit aguenta mole! ALguma revisão antes e tudo certo! Vai fundo, irmão!!!!
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Agradecimento: 1
    1º Oleos todos novos, freios, velas e cabos novos, revisa sistema de arrefecimento, alem de uma revisão geral;
    2º Não recomento aumentar a relação, pois vai precisar de força para puxar a carreta e tbm subir a cordilheira;
    3º Na altitude o recomendado é retirar o filtro de ar;
    4º Não force a viatura quando cair o giro em subidas, etc! procure sempre diminuir uma marcha;
    5º Suspensão: molas de santana frente e chevette atras, amortecedores do monza atras, deve de melhorar;
    6º Capota nova ou pega uma emprestada

Quanto as peças, não sei dizer, mas anda bastante na viatura antes da viagem!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3
    Companheiro, tenho um Sidekick 92 (4 portas) e creio que deva ser a mesma "configuração" de mecanica que o seu. O meu é o motor 1.6 16 valvulas com injeção, se o seu for 8 valvulas creio que devam andar igual. O seu é mais leve, e creio que a carretinha não pese tanto. Vai gerar um consuminho maior de combustivel. Infelizmente é jipe, e jipe têm as relações curtas. Viajo com fequencia de Resende pra Bahia e outros estados como Goiás e não é tão confortável e ágil como um carro de passeio. Na estrada tenho que ter paciência e usar uma distância maior para ultrapassagens que de outros com carros de passeio, SUVs modernos e Pick-UPs, na verdade ele se comporta como um carro 1.0 dos atuais, sendo bastante otimista. A suspensão mais dura pode ser melhorada, não fiz isso ainda, mas creio que se consegue alguém no fórum com essa experiência, pois creio poder haver o risco da perda de estabilidade do carro, o que seria pior que ele ser duro. É isso mesmo, na prática é 100Km por hora. Com o pneu 225x75x15 ele faz exatamente 100,1 Km por hora. Se aumentar o diâmetro perde em força do motor proporcionalmente, ou seja, quanto maior o dâmetro, menos força final terá, por exemplo, se você precisa trocar de quinta para quarta no final de uma subida porque está perdendo velocidade, vai precisar fazê-lo antes, no meio da subida por exemplo, vai sentir que ele ficou mais fraco. Com os pneus 215x75x15 a velocidade real é 98,1 Km/h. Acho que está com pneus ideais já que está puxando uma carretinha. Se tiver que acompanhar outros carros, dependendo dos carros vão ter que te esperar ou você esguelar o bichinho.
    Você pode levar de peças sobressalentes correias, a BOMBA DE GASOLINA, e outras bombas se puder. Coisas que podem ser revisadas e trocadas como pastilhas de freio, podem ser trocadas antes de ir, e você ficar tranquilo com elas. Outra coisa que vale a pena é levar a lista de peças que podem ser substituidas e o máximo de documentação do carro, como por exemplo esquema elétrico caso tenha alguma pane como relês.
    O fato do ar rarefeito não deverá te trazer problemas, o seu carro é injeção eletrônica, não é carburado.
    A capota com problemas é uma manutenção que deverá fazer, consertar o que não tiver com o funcionamento correto e ajustar para que não passe aborrecimentos ou até problemas. Isso é algo que já identificou e creio que deva se preocupar. Veja se têm algum capoteiro que seja bom ou indicado por alguma loja especializada em Vitara, tipo Suzucar que possa te dar alguma orientação. Eles também têm peças se estiver algo quebrado ou desgastado.
    Ter o carro em perfeitas condições e o motor com funcionamento 100% é o que trará sucesso nessa aventura. Se algo acontecer fora do previsto será parte da aventura, e não algo a se arrepender.
    Pode ajudar por exemplo, aditivos no motor e diferenciais como Molikote, que em Sampa não é difícil de encontrar e diminuem o desgaste das peças. Eu uso a anos e creio que ajudam, pois nunca tive problemas mecânicos com caixas, diferenciais e motor. E digo isso com experiência em Niva, que têm mecânica mais frágil que o Suzuki e eu já rodei quase o Brasil todo de Niva. De Suzuki tô nas nuvens, e olha que é "velinho" também. Não vejo nada que impeça de você ir e voltar tranquilo, rodo 3mil Km por mês com o meu sem problemas. Meu motor dá uma fumadinha de manhã, consome 1 litro de óleo a cada mil quilometros e tô tranquilo, nem sonho em mexer nele. Se fosse para eu ir com o meu, iria sem preocupações em relação a motor. Só que deve ser a 3mil RPMs, ou seja, a 100Km por hora de velocidade cruzeiro, assim não terá problemas. Outra coisa que deve revisar são as mangueiras de radiador, já vi Vitara parado na estrada Rio-Teresópolis com uma das mangueiras do radiador furada e a família chateada, condenando o carro, e tive que mostrar revistas 4x4eCIA para provar que eles estavam um um dos melhores jipes na mão. Feito esse check-up, pode ir sem medo, vai levar o veterano para mais uma aventura!

Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3
    Um esquema elétrico e procedimentos, creio que a única coisa que possa gerar surpresas (pelo menos é o que acontece comigo)
    Vitarinha 1992 pra Machu Picchu Arquivos Anexos

Usuário
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Maurício;
    Gostaria do esquema elétrico assim para o meu Samurai 94
    Vc sabe onde encontro? ou se vc tiver e puder mande para mim.

crangel19@hotmail.com

Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Um esquema elétrico e procedimentos, creio que a única coisa que possa gerar surpresas (pelo menos é o que acontece comigo)

Blz Mauricio!

O que não quero é esgoelar o bichinho. rs... Ele é injeção eletrônica então não preciso preocupar com o ar-rarefeito e não baixa nada de óleo.

Tinha por principio que “relação longa” era sinônimo de falta de força, porém, as vezes, mais velocidade final e “relação curta” ao contrario; menos velocidade final, porem mais força. O Vitarinha a meu ver esta fugindo a regra, pois:

a) tem relação curta;
    b) Motor 1.6 8v (torque em baixa);
    c) gasta muito pois o giro em estrada é alto.

No entanto tem pouca força em estrada, tanto que se não entrar forte na subida, terá que reduzir a marcha e velocidade de cruzeiro 100 ~ 110 km/h.

De fato estrada não é a praia dele, aliás, o negocio dele é praia. Rs...

Blz Mairo!

Mesmo com injeção eletrônica vc acha necessário retirar o filtro ? Acho que vou aceitar sua sugestão de trocar as molas e os amortecedores traseiros, pois os dianteiro já vou trocar mesmo, estão os dois estourados.

Recomendado então:

LEVAR: Correias, bomba de combustível, bomba d´agua, velas, cabos de velas, reles, lista de peças alternativas, esquema elétrico
    TROCAR: Todos os óleos, pastilhas de freio, jogo de pneus, filtro de gasolina, de oleo, de ar;
    REVISAR: mangueiras, radiador, capota, sistema elétrico;
    MELHORAR SUSPENSÃO: Molas de Santana na frente e de Chevette atrás, amortecedores do Monza atrás.

tem umas coisa que me preocupam, talvez por não conhecer bem o carro:

a) quando saio com ele, em baixa rotação, o carro da uma tremida, parece alguma coisa no câmcio ou na embreagem b) Tem uns estalos no diferencial, quando muda de marcha, que ja ouvi falar que é normal...sei la entende?!?!?

Obs: Se alguém tiver bomba d´agua, bomba de combustível, cabos de vela, de acelerador, de embreagem e tiver interesse em ceder, podemos fazer negocio. Não da pra comprar tudo, mas podemos fazer o seguinte: Eu levo os equipamentos, se usar, eu os compro, se não usar, eu devolvo. Já fiz isso com nas minhas viagens de moto e sempre funcionou.

Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    "Estalos no diferencial" talvez sejam cruzetas do cardã com folga. Deite debaixo do carro e tente girar o cardã traseiro com a mão. Sinta a folga: >1mm=trocar cruzetas.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Essa tremida pode ser sintoma de embreagem, tbm coxim de motor ou caixa!
    A questão do giro não é uma regra, pois, qual situação gasta mais gasolina: numa subida puxando um reboque a 1500 RPM ou parado em neutro a 2500 RPM??? As vezes o giro ta baixo, mas o motor ta forçando tudo, gasta bastante e em outras o giro alto, mas com motor solto gasta menos! Então é importante vc não colocar pneus maiores para não perder o torque (força)

A bomba de combustível pode ser qualquer uma de 3 bar, hj em dia é universal! Quanto ao ar rarefeito, testa na hora, se começar a perder força, aquecer e/ou fumaça preta, vc para e tira o filtro!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Imprime esses dois catálogos direto da fabrica suzuki e leva sempre no porta luvas!! rsrsrs
    Vai te tirar de uma enrascada
    Vitarinha 1992 pra Machu Picchu Arquivos Anexos
    Willys Cj5
    Tracker 2008

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. San Pedro de Atacama e Machu Picchu
      Por anselmopantoja no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/07/2009, 21:35
    2. Machu Picchu via NOA/Chile - Julho/09
      Por maaro no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 158
      Última resposta: 02/07/2009, 16:03
    3. Corumbá- machu picchu-atacama-argentina
      Por thiagoduarte no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 2