Galera,
Comprei meu GV há 5 meses e todos os posts da galera do fórum 4x4 tem me ajudado para a compra de qualquer acessório que seja.
A cada peça que pretendo comprar, pesquiso vários dias, pergunto, pergunto de volta e a galera sempre atenciosa responde.
Com isso, estou montando este tópico a fim de apresentar a preparação do meu GV 3 portas, e também tirar qualquer dúvida que alguém tenha (assim como fiz várias e várias vezes no tópico do André e Elver principalmente),
Algumas informações importantes >>
Esse é meu ÚNICO carro.
Quase não rodo no dia-a-dia, pois moro a 500m do meu trabalho.
Rodo geralmente nos fds >> casa da namorada, rolê na cidade e trilha umas 2 ou 3x por mês.
Média de km p/ mês >> 500 km .. quase 1,5 tanque p/ mês .. Oo .. ta bebendo bem sim !
Optei por uma preparação com bom custo-benefício, portanto nada de acessórios tops, mas também nenhuma peça como “gambiarra”.
Pneus >>
Optei pelos recapados Mamute (::.Mamute Pneus Off Road.::) e é um dos mais agressivos >> modelo Vírus.
Prós >> Preço baixo e ótimo desempenho na trilha.
Contras >> alto consumo de gasolina, e ronca alto acima de 60 km/h.
Acertei na escolha, pois você se acostuma com o ronco dos pneus e dá pra rodar até uns 80 km/h e o desempenho do carro na trilha melhorou muito, muito mesmo .. 500% frouxo !!
... detalhe que o “jipe” chama atenção de muita gente na rua .. é até engraçado!
Lift 2’’>>
Comprei todos os itens com o Rodrigo (RC 4x4). Pesquisei muito no fórum até chegar na configuração abaixo (utilizado por 90% da galera)
DIANTEIRA
Calços 2'' p/ susp. dianteira (calços de mola + calços amortecedores) >> sim! O Rodrigo vende só o kit da frente. Molas e Amortecedores permanecem originais. Só é preciso trocar as molas (pelo do V6) quando se tem pára-choque de ferro + guincho.
Obs.: no amortecedor dianteiro fazer um rasgo no furo para acertar a cambagem >>
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...p;d=1219772262
Créditos: André >> http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ilhas-370.html (Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas)
TRASEIRA
Amortecedores Suprema 6cc Cofap Turbo Gás (código GBL1024)
Molas dianteiras do Opala 4cc (código ECHE 07).
Protetores >>
Kit completo RC 4x4 >> Peito de Aço, Protetor de Câmbio e Protetor de Tanque.
Obs.: pelo fato de eu ter tirado os para-choques, o peito de aço ficou muito embaixo e foi preciso dobrar para cima. DETALHE IMPORTANTE >> Não “dobrar” esquentando no maçarico, pois a chapa é galvanizada e esquentando detona tudo !!
Dobrei o peito de aço em uma oficina de contêineres, onde eles tem uma dobradeira de chapas. Os caras dobraram em menos de 1 minuto e paguei R$ 10,00 com ele instalado. Em 10 minutos estava 100%.
Valores >>
Pneus recapados Mamute ................................ R$ 1000,00 o jogo (Promoção)
+ Frete + Instalação ....................................... R$ 90,00
Peito de Aço ................................................. R$ 260,00
Protetor de Câmbio ......................................... R$ 280,00
Protetor de Tanque ......................................... R$ 220,00
Calços 2'' p/ susp. dianteira ............................. R$ 200,00
Amortecedores Suprema GBL1024 ..................... R$ 240,00
Molas Opala 4cc ECHE 07 ................................ R$ 180,00
Frete + Instalação + Cambagem e Geometria ...... R$ 430,00
TOTAL .................................................. ....... R$ 2900,00.
Com essa configuração, inaugurei o “jipe” na 3º Feconjipe e Araquari – SC. Mesmo alguns dizendo que eu era louco de colocar um carro desses na trilha
Foram +ou- 40 jipes, trilha de 8 km, e dificuldade média, mas com alguns atoleiros complicando a vida do pessoal.
Mas o que deu trabalho mesmo foi na subida de um morro onde você subia com o jipe inclinado pra direita, foi onde alguns jipes “machucaram” várias árvores.
Eu passei bem de boa .. mesmo com bastante tensão pois qualquer encostada em alguma árvore, ia detonar a lateral do carro. Foi principalmente aí que vi que escolhi os pneus corretos, que davam tração suficiente para não deslizar de lado.
Portanto repito: vale a pena escolher um pneu 100% off-road, mesmo com o ronco alto dos pneus no asfalto e alto consumo de gasolina.
No geral, testei pouco o carro, mas vi que evoluiu muito ,muito mesmo !! Em nenhum momento na trilha passei algum sufoco .. foi bem de boa .. e olha que vários CJs passaram sufoco hein !!
Próximos ups >> Espaçadores de rodas, pois quando esterço todo o volante raspa o pneu no chassi (Urgente > to esperando $$) hehe
Parachoques tubulares, Guincho e Diferencial de Ferro (mas é só pro ano que vem).
Valeu galera .. muito obrigado pelas dicas e sugestões ... enfim, espero fazer os mesmos que estão chagando agora no 4x4, portanto .. qlqr dúvida ou dica é só perguntar. Abs,
Fotos:
Fotos no dia da compra: original 2ª dona.

1º Up >> Pneus (sem calços) pra isso tive que tirar os parachoques e cortar vários plásticos do paralama.

2º up >> Na trilha, os pneus raspavam bastante no paralama rasgando alguns gomos, portanto precisei comprar com urgência os calços e amortecedores e aproveitei pra comprar os protetores.