Postado originalmente por
Curumim
Leonardo,
Cada um tem uma experiência, mas a minha é de que câmbio automático na areia
não é muito bom...
Regularmente, viajo a Mosqueiro, um balneário de água doce próximo a Belém, e, para chegar em casa, é necessário atravessar um areal de 200/300 metros. Dependendo da maré, a areia fica bastante pesada e solta.
Atualmente, tenho um GV 1.6 16v. Quando o comprei, ele era calçado com pneus Goodyear 235/70 R16. Agora, está com BF Goodrich AT 31"x10,5" R15. Com as medida originais, eu quase sempre ficava atolado: muito peso e pouca área de contato.
Como o câmbio é automático, se eu parasse (voluntária ou involuntariamente), não era possível "embalar" a viatura (levá-lo para trás e para a frente) até conseguir sair. Se cavasse um pouquinho, não tinha opção: ou acelerava de uma vez para a frente ou acelerava de uma vez para trás.
Com o câmbio manual do meu antigo Vitara, não tinha problema. Usava o acelerador e a embreagem até achar o "momentum" de pisar mais forte, esterçando a direção rapidamente para tentar fugir dos trilhos.
Portanto, contornei o problema do câmbio usando pneus maiores. Mas tudo tem um custo.
Visite o tópico "Câmbio auto... Impressões". Lá tem bastante coisa!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ssoes-143.html (Câmbio auto...impressões....)
[]´s aguardando a opinião dos experts