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Convex Datacenter
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  • #1
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    20/01/2011
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    Sidekick 94 automático p/ manual




    Opa pessoal, tenho um sidekick ano 94, 1.6 16v, é um bom carro porém seu consumo é de arrepiar (5,5 à 6,5).
    Meu mecânico disse que se trocasse a transmissão dele por uma manual o consumo dele ia diminuir bastante.
    O que vocês acham? As peças iam ser fáceis de achar? Não ia ficar muita gambiarra?

    Valeu
    Wellington

  • #2
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por wilczak Ver Post
    Opa pessoal, tenho um sidekick ano 94, 1.6 16v, é um bom carro porém seu consumo é de arrepiar (5,5 à 6,5).
    Meu mecânico disse que se trocasse a transmissão dele por uma manual o consumo dele ia diminuir bastante.
    O que vocês acham? As peças iam ser fáceis de achar? Não ia ficar muita gambiarra?

    Valeu
    Acho que é tranquilo, é só encontrar algum câmbio usado e as pedaleiras!

    De quebra vende esse teu câmbio, é capaz de quase cobrir o valor da adaptação.

    Abraço!

  • #3
    Dá uma olhada lá na Suzucar (http://www.suzucar.com.br), eles devem ter câmbios manuais por lá.

  • #4
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por wilczak Ver Post
    Opa pessoal, tenho um sidekick ano 94, 1.6 16v, é um bom carro porém seu consumo é de arrepiar (5,5 à 6,5).
    Meu mecânico disse que se trocasse a transmissão dele por uma manual o consumo dele ia diminuir bastante.
    O que vocês acham? As peças iam ser fáceis de achar? Não ia ficar muita gambiarra?

    Valeu
    Serviço muito mais fácil do que o contrário. Eu passei o meu Tracker para auto. Mas tem que ser feito por quem conhece o carro. São muitos detalhes: pedaleira, console, comprimento dos cardãs e outras cositas mas...
    Acho muito mais fácil trocar o seu por um mecânico, tem muitos por aí.

    Mas, sinceramente, se o motivo for só o consumo, esquece. Definitivamente o Side não é um carro econômico. Se você faz de 5,5 a 6,5, eu diria que vai fazer entre 6,5 e 7,5 com o câmbio mecânico. Justifica o trampo?

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
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  • #5
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Tem mais um detalhe...

    A relação de diferencial do auto é mais longa que a do manual.
    Isso pode afetar em consumo também, e no caso da troca das caixas ele ficaria longo, se usar pneus maiores que o original pode ser que fique ainda pior que está.
    PS. Não sei a relação de diferencial de TODOS os autos é mais longa, e nem quanto mais, mas é mais um ponto a se pensar.
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #6
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
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    Ola amigos

    Não poderia ser colocado caixa do chevete.

    abrss
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  • #7
    Usuário Avatar de mairo
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    Outro dia li um tópico sobre adaptação de um cambio de chevette num side auto, ta por ai, só procurar, o cara desistiu, muito problemático.
    O ideal seria um cambio original do side, pois teoricamente não precisaria das flanges, assim como embreagem e pedais! Tem o inconveniente de relação dos diferenciais, os autos a relação é mais longa 37x8, nos mecânicos é 41x8, ouvi falar que da uma diferença de 10%, que associado a pneus maiores seria inviável, pois ficará muito fraco, seria necessário a instalação de uma x-crawler 3.2!
    Muito investimento para ganhar de 1,5 a 2,5 km/l: junte o valor deste investimento ao valor do combustível ja gasto, da pra andar bastante!

  • #8
    Usuário Avatar de andre veiga
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    A adaptação com cambio do chevette, se não me engano, foi abandonada, por 02 problemas básicos:
    1 - O cambio é curto, sua alavanca ficaria por baixo do painel do vitara.
    2 - A adaptação da tcase é dificil...

    O Kit X, não resolveria pois ele só reduz em 4x4 Low .
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  • #9
    Usuário Avatar de Marco-Maga
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    Citação Postado originalmente por Andrei Hasse Ver Post
    Ola amigos

    Não poderia ser colocado caixa do chevete.

    abrss

    Andrei,

    Neste caso o melhor é vender o carro e comprar outro..

    Essas modificações não ficam boas e para ficar vai muita $$$$$$$$$$$$$$

    Que não vai compensar o combustivel e pensa que esta economizando..
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoM
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    Fala André,

    NA verdade o problema da alavanca em baixo do painel eu consegui resolver adaptando o trambulador do vitara, então ficou na posição original.
    Até criei um esquema para descasar a t-case do câmbio, mas o problema que encontrei foi que nao sobrou espaco para fazer um mini cardan entre o câmbio e a T-case, a única forma seria chegar a T-case para traz e consequentemente sua alavanca ia ficar perto do banco traseiro, o que nao achei muito lega, daí comprei um câmbio de tracker 2009, comprei o kit da deeptec para motor ap e deu tudo certo.

    Mas o projeto do câmbio de chevette é completamente viável, pois descobri depois que em vez de furar o buraco da alavanca próximo ao banco traseiro, vc pode fazer uma alavanca alontada para frente e entrar na furação original.

    Ah, a relaçao do vitara auto 3 marchas é mais longa que o manual, já o do 4 marchas é a mesma: 5.125

    Já o consumo, o meu quando era auto fazia 7 km/l, agora com o motor AP e pneus 31", dá 10 km/l de boa e na estrada chegou a fazer quase 12, imagina com um pneu 30".

    Segue o tópico da adaptação:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=55890

    Abcs,

    Ricardo
    Feliz da vida com o motor AP.

    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    A adaptação com cambio do chevette, se não me engano, foi abandonada, por 02 problemas básicos:
    1 - O cambio é curto, sua alavanca ficaria por baixo do painel do vitara.
    2 - A adaptação da tcase é dificil...

    O Kit X, não resolveria pois ele só reduz em 4x4 Low .
    4X4 Brasil
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  • #11
    Usuário Avatar de Andrei Hasse
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    Citação Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    Fala André,

    NA verdade o problema da alavanca em baixo do painel eu consegui resolver adaptando o trambulador do vitara, então ficou na posição original.
    Até criei um esquema para descasar a t-case do câmbio, mas o problema que encontrei foi que nao sobrou espaco para fazer um mini cardan entre o câmbio e a T-case, a única forma seria chegar a T-case para traz e consequentemente sua alavanca ia ficar perto do banco traseiro, o que nao achei muito lega, daí comprei um câmbio de tracker 2009, comprei o kit da deeptec para motor ap e deu tudo certo.

    Mas o projeto do câmbio de chevette é completamente viável, pois descobri depois que em vez de furar o buraco da alavanca próximo ao banco traseiro, vc pode fazer uma alavanca alontada para frente e entrar na furação original.

    Ah, a relaçao do vitara auto 3 marchas é mais longa que o manual, já o do 4 marchas é a mesma: 5.125

    Já o consumo, o meu quando era auto fazia 7 km/l, agora com o motor AP e pneus 31", dá 10 km/l de boa e na estrada chegou a fazer quase 12, imagina com um pneu 30".

    Segue o tópico da adaptação:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=55890

    Abcs,

    Ricardo
    Feliz da vida com o motor AP.

    Pode invéz de um mini cardã colocar um acoplamento tipow flutuante com com separador de borracha, ele ocupa um espaço bem menor, que é usado em maquinas industriais, e implementos. eles aguentam mais esforços que uma cruzeta. e podem girar a qualquer Rpm desde que bem centrados na hr da usinagem.
    tb se ficar qualquer desencontro a separação da borracha corrige.

    abrss..
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  • #12
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Graaande Ricardo

    Como está? Ha muito não nos falamos!!
    Meu vitara esta no estaleiro até hoje acredita? rs!

    Mas ae pessoall, ninguém melhor que quem fez para falar das dificuldades e alegrias, meu exemplo era justamente do carro do RicardoM.

    Mas continuo com a opinião de que é muito trabalho, dor de cabeça e despesa apenas por causa de economia de gasolina.

    No caso do meu vitara com ap, (quando andava!!) foi colocado pela "simples causa" de que eu tinha o motor ap e NÂO tinha o original, comprei o carro assim...
    E o que posso dizer do consumo... apesar de ser 1.6, carburado, ele é muuuuito mais econômico e tem mais torque em baixas rotações que o 1.6 original, mas sempre com cx mecânica.

    Tive um GV 3p, 1.6 auto, que gastava = ao meu 2.0 sport, mecânico...
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
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