x
Convex Datacenter

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0
    Zepi, como perdi um pedaço bom da conversa...pergunto: já alterou a regulagem do cabo da CA? Afrouxando as marchas ficam, digamos mais demoradas....e apertando...ficam mais curtas, rápidas. Na minha ex XJ tive que tirar a TBI, pra trocar a junta e alguns sensores, e desmontaram o cabo da CA...depois de remontado as marchas ficaram longas e demoradas...o cara deixou a regulagem muito frouxa...depois ficou curta demais...passando muito rápido...depois eu aprendi como regular e fui buscando as informações nos manuais da XJ...até que achei o ponto certo. Quem sabe...é o jeito fácil?

Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Sim, mas existe um "mais fácil", não?
    lembro que a discovery tinha esse câmbio com motor hsd...talvez esse conversor tenha um stall mais adequado?

Abraços

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá, Jones!Realmente altera as trocas regulando o cabo, mas já andei até sem o cabo...hehehe!!!
    Na verdade gpsotaria de ter mais tempo para testar ela...
    Estou morando em SP e ela ficou no RS...(logo agora que começou a passar as marchas...)

Abraços

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Zepi

Não sou mestre, posso pensar da seguinte maneira:

A turbina vai te dar mais torque e potência. O motor vai subir de giro mais rápido. As trocas acontecerão mais rapidamente.

O mesmo raciocínio vale para motor sem turbina, mas relação curta no diferencial. Fica mais leve, o giro sobe rápido, o câmbio automatiza mais rapidamente as trocas.

Quero dizer com isso, que não é exatamente o torque disponível no motor, mas a rotação e a solicitação de torque com que desenvolve o sistema. Os câmbios que possuem um trigger a vácuo, vão perceber quando atingiu uma rotação ideal para a troca, mas só trocarão de marcha se perceberem que o motor está "leve" (alto vácuo) para suportar a próxima marcha mais alongada. Se o vácuo estiver baixo, irão manter a mesma marcha (subida de serra por exemplo). Se o vácuo baixar mais ainda, junto com a RPM, a troca será invertida para uma relação mais curta.

Para motores, que em vez de vácuo na admissão, possui pressão positiva (turbina), eu não lembro qual era o elemento sensor do CA que "percebe" a solicitação de torque do motor.

E deve ter um ajuste de "lag", para não ficar naquela situação indefinida, troca ou não troca.

Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Pergunta aos mestres!

Colocando um turbina TGV haverá alteração na troca de marchas por haver mais torque disponível em rotações mais baixas???
    O aumento de torque no motor equivaleria a uma redução na relação de diferencial?Uma relação mais curta aumentaria o torque certo??
    Imagino que o câmbio não troque as marchas da mesma forma com um 4cc e 6cc , por exemplo...

Alguém tem experiência nisso???Kim?Elmer??

Abraços
    4X4 Brasil Razão: lag
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    No meu sistema(zf) é por cabo...
    Também concordo que é com a rotação...por isso teria de alterar talvez o conversor....pois alterando a relação a rotação de troca será a mesma...só vai mudar a velocidade..sendo mais baixa, ou seja vai trocar antes, mas haverá o mesmo disperdício...é isso???

Abraços

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
    Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Usuário Avatar de Giovani Di Napoli
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    Lapa/PR
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
    Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
    Boa tarde, haundrich

A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.

[]´s
    Giovani Di Napoli
    Rural Tarja Preta

O meu ta fazendo as trocas entre 2000 s 2200rpm's com o 4l60e !
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Tem razão , Giovani, é 4L60E
    troquei as bolas, digo, os câmbios

quem tocava esse câmbio ZF 4Hp22 era o motor gm 4.1 seis canos.

Citação Postado originalmente por Giovani Di Napoli Ver Post
    Boa tarde, haundrich

A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.

[]´s

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Zepi, se após a mexida o motor vai ter o mesmo torque em menor rotação, alongue a C&P e tá resolvido.

Pense assim: Se vc tivesse um opala com gm151 e trocasse pelo 250, o que faria? A faixa de giro é a mesma, mas o o torque é maior. Qual a solução usada pelas montadoras, alongar a C&P.

NMHO, o resto é utopia aqui na terra brasilis.

[]´s pitaqueiros
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Pessoal,

Estou precisando de uma flange do ZF4HP22 para a t-case Hilux, sei que o Marcel aqui do fórum faz, mas sei que mais colegas já fizeram a mesma, então se alguém puder me dar alguma dica!!!!!!

Agradeço e abs,
    MARILSON

Usuário Avatar de Walnei Boteon
    Entrada
    27/01/2005
    Local
    S. B. do Campo/SP
    Marilson,

Mandei MP...

[]'s
    CJ-5 '78: 4.1mpfi;ZF4HP22;TC Hilux 4.7 MK;D44 HD blocados;SPOA;Creepy 38" c/BL;Ramsey 9.5e;Hidro Assist
    Outlander V6 GT 3.0: 2010 toda original

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem