x
Convex Datacenter
  • #1705

  • #1706
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    50
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    Zepi, como perdi um pedaço bom da conversa...pergunto: já alterou a regulagem do cabo da CA? Afrouxando as marchas ficam, digamos mais demoradas....e apertando...ficam mais curtas, rápidas. Na minha ex XJ tive que tirar a TBI, pra trocar a junta e alguns sensores, e desmontaram o cabo da CA...depois de remontado as marchas ficaram longas e demoradas...o cara deixou a regulagem muito frouxa...depois ficou curta demais...passando muito rápido...depois eu aprendi como regular e fui buscando as informações nos manuais da XJ...até que achei o ponto certo. Quem sabe...é o jeito fácil?




    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Sim, mas existe um "mais fácil", não?
    lembro que a discovery tinha esse câmbio com motor hsd...talvez esse conversor tenha um stall mais adequado?

    Abraços

  • #1707
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Olá, Jones!Realmente altera as trocas regulando o cabo, mas já andei até sem o cabo...hehehe!!!
    Na verdade gpsotaria de ter mais tempo para testar ela...
    Estou morando em SP e ela ficou no RS...(logo agora que começou a passar as marchas...)

    Abraços

  • #1708
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Zepi

    Não sou mestre, posso pensar da seguinte maneira:

    A turbina vai te dar mais torque e potência. O motor vai subir de giro mais rápido. As trocas acontecerão mais rapidamente.

    O mesmo raciocínio vale para motor sem turbina, mas relação curta no diferencial. Fica mais leve, o giro sobe rápido, o câmbio automatiza mais rapidamente as trocas.

    Quero dizer com isso, que não é exatamente o torque disponível no motor, mas a rotação e a solicitação de torque com que desenvolve o sistema. Os câmbios que possuem um trigger a vácuo, vão perceber quando atingiu uma rotação ideal para a troca, mas só trocarão de marcha se perceberem que o motor está "leve" (alto vácuo) para suportar a próxima marcha mais alongada. Se o vácuo estiver baixo, irão manter a mesma marcha (subida de serra por exemplo). Se o vácuo baixar mais ainda, junto com a RPM, a troca será invertida para uma relação mais curta.

    Para motores, que em vez de vácuo na admissão, possui pressão positiva (turbina), eu não lembro qual era o elemento sensor do CA que "percebe" a solicitação de torque do motor.

    E deve ter um ajuste de "lag", para não ficar naquela situação indefinida, troca ou não troca.

    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Pergunta aos mestres!

    Colocando um turbina TGV haverá alteração na troca de marchas por haver mais torque disponível em rotações mais baixas???
    O aumento de torque no motor equivaleria a uma redução na relação de diferencial?Uma relação mais curta aumentaria o torque certo??
    Imagino que o câmbio não troque as marchas da mesma forma com um 4cc e 6cc , por exemplo...

    Alguém tem experiência nisso???Kim?Elmer??

    Abraços
    4X4 Brasil Razão: lag
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #1709
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    No meu sistema(zf) é por cabo...
    Também concordo que é com a rotação...por isso teria de alterar talvez o conversor....pois alterando a relação a rotação de troca será a mesma...só vai mudar a velocidade..sendo mais baixa, ou seja vai trocar antes, mas haverá o mesmo disperdício...é isso???

    Abraços

  • #1710
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
    Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #1711
    Usuário Avatar de Giovani Di Napoli
    Entrada
    23/05/2006
    Local
    Lapa/PR
    Idade
    51
    Posts
    186
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Que rotação dava o V6 da blazer automática com zf 4Hp22?
    Deve ter um outro tipo de ajuste que se possa fazer.
    Boa tarde, haundrich

    A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.

    []´s
    Giovani Di Napoli
    Rural Tarja Preta

  • #1712
    O meu ta fazendo as trocas entre 2000 s 2200rpm's com o 4l60e !
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #1713
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    53
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Tem razão , Giovani, é 4L60E
    troquei as bolas, digo, os câmbios

    quem tocava esse câmbio ZF 4Hp22 era o motor gm 4.1 seis canos.

    Citação Postado originalmente por Giovani Di Napoli Ver Post
    Boa tarde, haundrich

    A Blazer automática vinha com o câmbio 4L60E.

    []´s
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #1714
    Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Idade
    48
    Posts
    3,735
    Agradecimentos: 6
    Zepi, se após a mexida o motor vai ter o mesmo torque em menor rotação, alongue a C&P e tá resolvido.

    Pense assim: Se vc tivesse um opala com gm151 e trocasse pelo 250, o que faria? A faixa de giro é a mesma, mas o o torque é maior. Qual a solução usada pelas montadoras, alongar a C&P.

    NMHO, o resto é utopia aqui na terra brasilis.

    []´s pitaqueiros
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo


  • #1715
    Pessoal,

    Estou precisando de uma flange do ZF4HP22 para a t-case Hilux, sei que o Marcel aqui do fórum faz, mas sei que mais colegas já fizeram a mesma, então se alguém puder me dar alguma dica!!!!!!

    Agradeço e abs,
    MARILSON

  • #1716
    Usuário Avatar de Walnei Boteon
    Entrada
    27/01/2005
    Local
    S. B. do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    551
    Agradecimentos: 0
    Marilson,

    Mandei MP...

    []'s
    CJ-5 '78: 4.1mpfi;ZF4HP22;TC Hilux 4.7 MK;D44 HD blocados;SPOA;Creepy 38" c/BL;Ramsey 9.5e;Hidro Assist
    Outlander V6 GT 3.0: 2010 toda original

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade