x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25

Hybrid View

Automático ou Manual

Vou comprar um Sidekick, mais etou com uma duvida, uso na cidade mais devez em quando faço uma pescaria e o carro anda na areia, nada muito pesado, mais alguns areals chatos de passar, ai veio a duvida será que um altomático anda bem na areia ou o melhor é o manual, pois eu queria pegar um At mais vai depender dque vcs falarem aqui ok, Obrigado a todos que me ajudarem Valeu....

Ninguem para me ajudar ?

Leonardo,

Cada um tem uma experiência, mas a minha é de que câmbio automático na areia não é muito bom...

Regularmente, viajo a Mosqueiro, um balneário de água doce próximo a Belém, e, para chegar em casa, é necessário atravessar um areal de 200/300 metros. Dependendo da maré, a areia fica bastante pesada e solta.

Atualmente, tenho um GV 1.6 16v. Quando o comprei, ele era calçado com pneus Goodyear 235/70 R16. Agora, está com BF Goodrich AT 31"x10,5" R15. Com as medida originais, eu quase sempre ficava atolado: muito peso e pouca área de contato.

Como o câmbio é automático, se eu parasse (voluntária ou involuntariamente), não era possível "embalar" a viatura (levá-lo para trás e para a frente) até conseguir sair. Se cavasse um pouquinho, não tinha opção: ou acelerava de uma vez para a frente ou acelerava de uma vez para trás.

Com o câmbio manual do meu antigo Vitara, não tinha problema. Usava o acelerador e a embreagem até achar o "momentum" de pisar mais forte, esterçando a direção rapidamente para tentar fugir dos trilhos.

Portanto, contornei o problema do câmbio usando pneus maiores. Mas tudo tem um custo.

Visite o tópico "Câmbio auto... Impressões". Lá tem bastante coisa!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ssoes-143.html (Câmbio auto...impressões....)

[]´s aguardando a opinião dos experts

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Curumim Ver Post
    Leonardo,

Cada um tem uma experiência, mas a minha é de que câmbio automático na areia não é muito bom...

Regularmente, viajo a Mosqueiro, um balneário de água doce próximo a Belém, e, para chegar em casa, é necessário atravessar um areal de 200/300 metros. Dependendo da maré, a areia fica bastante pesada e solta.

Atualmente, tenho um GV 1.6 16v. Quando o comprei, ele era calçado com pneus Goodyear 235/70 R16. Agora, está com BF Goodrich AT 31"x10,5" R15. Com as medida originais, eu quase sempre ficava atolado: muito peso e pouca área de contato.

Como o câmbio é automático, se eu parasse (voluntária ou involuntariamente), não era possível "embalar" a viatura (levá-lo para trás e para a frente) até conseguir sair. Se cavasse um pouquinho, não tinha opção: ou acelerava de uma vez para a frente ou acelerava de uma vez para trás.

Com o câmbio manual do meu antigo Vitara, não tinha problema. Usava o acelerador e a embreagem até achar o "momentum" de pisar mais forte, esterçando a direção rapidamente para tentar fugir dos trilhos.

Portanto, contornei o problema do câmbio usando pneus maiores. Mas tudo tem um custo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ssoes-143.html (Câmbio auto...impressões....)

Cada um tem seu gosto. Já tive um vitara auto que usei eventualmente em trilhas e em areia, e posso dizer que o desempenho dele era muito bom. Na areia nunca tive problemas em subir dunas ou atravessar trechos de areia pesada e úmida. Na trilha é perfeito pra trechos com erosões. O único defeito dele pra trilha é que por ser um câmbio de 3 marchas apenas (vitara 8v) a relação da primeira marcha (L) é longa demais, o que dificulta o freio motor em uma descida íngreme e enlameada, mesmo com a reduzida acionada. Os pontos positivo sdo cambio auto é que não corre risco de colar a embreagem quando atravessar um alagado, por exemplo, e a robustez dele, aguenta qualquer tranco, difícil de estragar. O ponto negativo do auto é que quando estraga, estraga MESMO. São raros os casos onde se tem que trocar somente o ATF ou uma que outra peça, geralmente quando o câmbio apresenta algum defeito, ele já está todo detonado.

Sobre câmbio manual não tenho muito a dizer, pois ainda não aprontei nenhuma encrenca com meu vitara manual.

Grande abraço!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Discordo... acho que são iguais... mas tecnicas são diferentes... o AT tbm é manual! principalmente na areia, relação D, 2 e L,(Onde acelerar, quando desacelerar) são indispensaveis para uma boa condução e por dificuldades...

Citação Postado originalmente por Curumim Ver Post
    Leonardo,

GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Discordo... acho que são iguais... mas tecnicas são diferentes... o AT tbm é manual! principalmente na areia, relação D, 2 e L,(Onde acelerar, quando desacelerar) são indispensaveis para uma boa condução e por dificuldades...
    concordo contigo
    CATITU MT 97/8 x-crawler pneus firestone(31 10,5 15)amortecedores(hilux)PY8-MUD-icom IC-2720 guincho warn9k.hack newtrack, engate, porta galão.

Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Sim, qualquer um sabe que temos estas opções de troca de marchas no câmbio auto. D não se usa quase nunca em trilha, geralmente L pra atravessar areião pesado ou atoleiros e 2 pra embalar na subida de duna, de preferência com 4x4 Lo.

Concordo que câmbio auto é uma maravilha pra trilha, porém penso que o Vitara tem pouco motor pra câmbio auto. Só quem teve um sabe como a viatura é pesada nas arrancadas, tanto no on quanto no off road. Concordo com o Mairo, é um V6 com freio de mão puxado.

Quando dirigi pela primeira vez meu Vitara manual, parecia que estava dirigindo um 1.8, por causa da absurda diferença de agilidade na arrancada. E também no consumo de quase 10 km/L no manual contra média de 7 km/L no auto (nos dias de glória).

Adoro câmbio auto, mas num motor potente.

Abraços!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Sim, qualquer um sabe que temos estas opções de troca de marchas no câmbio auto. D não se usa quase nunca em trilha, geralmente L pra atravessar areião pesado ou atoleiros e 2 pra embalar na subida de duna, de preferência com 4x4 Lo.

Concordo que câmbio auto é uma maravilha pra trilha, porém penso que o Vitara tem pouco motor pra câmbio auto. Só quem teve um sabe como a viatura é pesada nas arrancadas, tanto no on quanto no off road. Concordo com o Mairo, é um V6 com freio de mão puxado.

Quando dirigi pela primeira vez meu Vitara manual, parecia que estava dirigindo um 1.8, por causa da absurda diferença de agilidade na arrancada. E também no consumo de quase 10 km/L no manual contra média de 7 km/L no auto (nos dias de glória).

Adoro câmbio auto, mas num motor potente.

Abraços!
    Essa discussão é longa... Gosto dos automaticos pelo conforto! E no começo penei com as trilhas, por nao saber usar o AT... com o tempo conversando com quem sabe, vai percebendo que essa diferença é minima...é como jogar videogame pela primira vez, vc leva um tempo para se adaptar!

Nanito vc é o cara sabe d+ e ja me ajudou muito, mas vou ter que discordar que o Gv 2.016v, não tem motor...para o cambio... o motor é muito bom! e Sobe tudo, se ouver técnica, se realmente souber usar TODOS os artificios do AT, EX: passagens de marcha no meio de uma dunna, ligar o OVER DRIVE, e desligar na hora certa, USAR o POWER, o carro fica muito esportivo quando usa desse auxilio, relações principalmente 2 e L, e meu amigo se você souber usar o BLOQUEIO famoso L4x4... acho que nao tem so motor ou cambio, e sim um carro para situações adversas extremas...

Ponto fraco é o consumo! Infelizmente é ruim mesmo, principalmente em trilhas!

Nao estou comparando com um troller...mas nao faz feio!
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

tem que saber usar o câmbio automático, NÃO é só colocar no "D" e acelerar
    CATITU MT 97/8 x-crawler pneus firestone(31 10,5 15)amortecedores(hilux)PY8-MUD-icom IC-2720 guincho warn9k.hack newtrack, engate, porta galão.

Vleu pelas Respostas gente, estou vendo uns Suzukis para a compra mais a maioria é Auto, e são os mais bonitos, porisso a duvida comprar ou não comprar automatico ? e geraldo me explica melhor isso de não é só usar na D e acelerar, pois para mim é, mais tem alguma outra opção ??? Valeu gente Obrigado

Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Agradecimentos: 0
    O que ele quer dizer é que o cambio é "automático", mas a "inteligência" continua sendo do motorista!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

hehehehehe boa alemão. os câmbios automáticos vem com as seguintes marchas: P, R, N, D, 2, L. se vc colocar no "D" vc estará deixando o sistema louco, pois ele não vai saber se: qdo tu acelerar forte pra passar um atoleiro ele deverá ou não passar a segunda marcha. é isso. mais é muito bacana um câmbio automático. eu colocaria no meu CATITU SAMURAI.
    DAQUI A POUCO APARECERÁ UM EXPERT PRA MELHORAR O QUE EU DISSE
    vlw

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Sidekick 94 automático p/ manual
      Por wilczak no fórum Suzuki
      Respostas: 16
      Última resposta: 13/02/2011, 19:52
    2. Vitara Automático Ou Manual?
      Por Darlandrade no fórum Suzuki
      Respostas: 28
      Última resposta: 04/01/2011, 13:23
    3. Câmbio automático x manual
      Por Hécton no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 18