Powered by vBulletin

SAMURAI 96> Proteções básicas (essenciais) + Desempenho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/07/2011, 13:01
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Marco,
    Sinceramente e sem ofensa?
    Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
    preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.

Fala André!
    Não tenha dedos pra falar não! Estamos aqui pra contribuir e toda e qualquer informação é válida!
    Eu vi os Grand Vitaras também, inclusive meu pai teve um (carro que deixou pra mim HA ANOS mas o vendi por não ter maturidade e entender o que realmente eu pensava sobre essas coisas). Até tentei os Vitaras, que por sinal, adoro bem mais que os Samurais porém era um ou outro. O Samurai apareceu depois de MUITA busca e foi uma oportunidade única. E Ao contrário do que possa parecer, é o carro certo pro que eu quero, pras situações que coloquei. E não, não farei adpatações. Sou bem chato e gosto de originalidade. Minhas dúvidas são apenas a nivel de conhecimento. Em último caso, mas bem último, é que pensarei numa troca de motor. O 'bem último' a que me refiro é pra lá de 5 anos em média. Se acontecer, obviamente....
    Fico grato pela contribuição!
    Abraços!
  • 10/07/2011, 13:05
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Neilson Ver Post
    mas.marcos,

Pelo que relatou, acho que um vitarinha seria bem mais adequado pra vc, é melhor de estrada e encara muuuito bem o off road. Já pensou em trocar?

abraços

Salve Neilson!

Então, trocar?! Nem pensar!rsrs.. ao menos por enquanto! Vou curtir o carro um pouco. Como comentei sempre fui fã dos Vitaras e estava na busca por um há 2 anos. SIm, essa demora toda é pq sou chato demais com originalidade e 90% dos carros estão focados em uso OFF-ROAD somente ou 80% do tempo. Com isso vem as adaptações, etc, etc....

Como peguei o Samurai tem 2 semanas, minha previsão é ficar com o carro por um bom tempo e depois, deixa-lo exclusivamente no sitio. Venderei o meu outro carro 'comum' e partirei para um Vitara mas isso é uma estrada longa que percorrerei sem pressa!.

As minha dúvidas, volto e ratifico, são a nivel de conhecimento.
    Abração!
  • 10/07/2011, 13:07
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por geraldo botelho Ver Post
    fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
    :euforico::euforico::euforico::euforico::euforico: :euforico::euforico::euforico:

Dae Geraldo!

Posta a foto pra gente e, se possivel, as informacoes precisas de como trocar, o que adaptar (se necessário), etc....
    Qual bateria voce ta usando? To pensando em colocar uma de maior amperagem (65).
    Abs!
  • 10/07/2011, 13:09
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Eu tenho uma multa com foto na BR116 a 130, e com aquela correção que fazem, a 126... Estava testando uns ajustes de motor em uma reta... E tinha um radar móvel da PRF...

Mas devo concordar que a velocidade de cruzeiro dele é de 80, estourando 90 km/h, depois disso dá muito trabalho manter a velocidade, e a viagem fica muito cansativa...

ahaha. Faz um quadro com isso rapaz! 130km/h com um Samurai é querer ver Deus mais rápido que em rezas!
  • 10/07/2011, 13:22
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Marco.

Eu acho que você deve pesquisar mais aqui pelo forum e chegar as suas próprias conclusões. É comum aos colegas novatos tentarem por todas suas dúvdas em um tópico novo, mas isso alem de quase nunca dar certo, acaba por atrapalhara mais que ajudar, pois mistura tudo...

É certo que o ideal não existe, mas o mais próximo disso seria pesquisar muito antes de se decidir por uma determinada viatura, e depois que se decidisse por ela, pesquisar mais um pouco sobre a mesma...

Eu concordo com a opinião dos colegas de que o Samurai não se enquadra nas suas necessidades, as preparações para samurai são inversas as que você deseja, pois são feitas para torna-lo mais resistente ainda... É muito complicado você "domesticar" um samurai, o resultado nunca vai ficar bom.

Concordo com os colegas de que voê deveria optar por um Vitara, que é até mais barato que um Samurai...

Mo mais, pesquise pelos diversos tópicos já existentes, existem muitas respostas aos seus questionamentos...

Boa sorte! :)

Jeff,

Na verdade é bem simples. Basta 'tirar' essa imagem exclusiva de OFF-ROAD do Samurai. Tem muita gente que o tem para N coisas e N razões. Essas dúvidas sobre possíveis adaptações não relacionam uma possivel vontade de adaptá-lo, compreende?

Pesquisei aqui nesse forum e em outros sobre os Vitaras e os Samurais por 2 anos!. É um bom tempo pra fazer uma scolha na hora de comprar um carro! Só pra não restarem dúvidas nos amigos: O Vitara era a razão de 70% da minha escolha, os 30% ficavam pro Samurai. Como nesse período não achei um Vitara que atendesse às minhas expectativas, segui pro Samurai sem uma gota de arrependimento pois sei da capacidade desse veículo e sei também que ele pode me proporcionar exatamente o que espero dele (com a solução para essas minhas dúvidas) e até mais.

Posso dizer que muita teoria eu tenho mas a pratica, na pratica, é baixissima, quase nada justamente por não obter informações precisas, não somente para o uso OFF-ROAD, coisa que parece ser exclusiva aqui para o Samurai. É o que percebe-se.

Sobre as 'preparacoes', mais uma vez, fica nítida a intenção para o uso exclusivo OFF-ROAD, que não é o meu caso. Minha intenção não é 'domesticar' um leão. Leão é pra viver livre na selva MAS já que temos um leão em casa, por que não melhorar ao máximo a relação entre eles?

Pesquisei nos diversos tópicos, pode ter certeza.... Apenas coloquei aqui o que eu realmente NÃO achei para o meu caso específico pois todas ou a maioria, mais uma vez, tem foco no uso exclusivo OFF-ROAD. Infelizmente.

Rodei esse forum de cabo à rabo. O Orkut, o forum Suzuki-Net e o Suzuki Off Road.
    Incrivelmente aqui, senti que o pessoal é mais caprichoso nas respotas, tem uma interação saudavel e com MUITA informação valiosa.

Abracos!!
  • 10/07/2011, 15:07
    geraldo botelho
    Citação:

Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Dae Geraldo!

Posta a foto pra gente e, se possivel, as informacoes precisas de como trocar, o que adaptar (se necessário), etc....
    Qual bateria voce ta usando? To pensando em colocar uma de maior amperagem (65).
    Abs!

fiz um novo post "melhorando muito o farol do samurai"
  • 10/07/2011, 17:32
    mas.marco
    Respondendo Às minhas perguntas, em vermelho:

Citação:

Pessoal,

Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).

Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.

Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:

1 - Dúvidas gerais:

Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:

- protetor do carter (como dificimente levarei o carro a mataguais, com galhos soltos, desnecessário)
    - protetor do tanque de combustivel
    - protetor da T
    - Talvez uma troca dos parachoques por de ferros

Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?

Em relação à elétrica:

- Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.
    Pessoal já sugeriu da Honda, da Yamaha (motos).... o único até agora com fotos e uma informação útil foi o do colega Drummond. Fica a dica.

- Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)
    Aqui também informando sobre a lipeza dos dutos e sobre a carga de gás. Fim de história.

2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:

- O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa? Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

- Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso, senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus. Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.
    Bem, já aqui a coisa estacoinou nos Samurais com feixe. O meu, por ser 97, ainda aguardo algo positivo. Não pretendo mudar de helicoidal para feixe...então...ficamos na mesma. SEM resposta.

3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:

Aqui a coisa já muda.

- Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.

- As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?

4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:

- Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?

- Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?

5 - Pneus:

- Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.
    BF AT sem dúvida, mantendo as medidas originais. Além da sugestão do Alemão, vi em outros foruns a boa recomendação. Carinho heim... mas será bem vindo.

---

Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.

É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois. :concordo:

Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!

Abraços e bons ventos à todos!
    No aguardo,
    :pipoca:

• 10/07/2011, 21:43
    Eduardo Alemão
    Pois é mas.marco meu perfil é total originalidade (só não sei se vou voltar os pneus pra 205/75...) ! Ao comprar o meu Samurai negociei com o vendedor os indesejáveis (pra mim): estribo, insulfilm, adesivos, rodas de liga, gancho de reboque, etc. Pra resumir quero deixar meu carro da forma que saiu da revenda (por outro lado ando atrás de um canvas >96 pra tunar um pouco).
    De um jeito ou de outro o Samurai é um carro fascinante. Não dá pra não gostar e prova disso é o atual desejo de minha mulher de comprar um :putz: ! Até o sogro anda achando o Samurai bonitinho :dance: ! Não vou cometer a bobagem de dizer que é um estilo de vida mas com certeza um bom e barato 4x4 pode mudar alguns rumos nesse caminho. No meu caso tenho pensado alguns projetos que incluem o valente Samurai como parte essencial do trabalho (BR 163: PA > RS).

No mais e pra voltar pra questão original: meu Samurai já veio com protetor de tanque e sem dúvida parece uma boa solução. Creio que não custa muito caro. A RC4x4 vende um kit. Em relação a mudança na reduzida, ainda lembro da primeira vez que engatei a minha (original) e subi um lombão (ladeira!) de pedra em terceira marcha! Portanto, pro meu uso e acho que pro seu tb, desnecessário qualquer modificação. Pro motor, acredito mesmo que os japas fixeram um motor do tamanho do carro, ou seja, dimensionado pro seu projeto. Ele não deixa a desejar na cidade ou no off road leve (médio ?!). Segura uma estrada em curta distâncias e é relativamente econômico. Como disse antes, é um estilo de vida ...! Ou não...!
  • 10/07/2011, 21:48
    Eduardo Alemão
    Citação:

Pessoal,
    Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

Cara, sem brincadeira, passei mais de 10 anos atras de um Samurai! Quando finalmente achei (e tinha grana pra comprar.... :euforico: ) foi só alegria!
  • 10/07/2011, 23:58
    mas.marco
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Cara, sem brincadeira, passei mais de 10 anos atras de um Samurai! Quando finalmente achei (e tinha grana pra comprar.... :euforico: ) foi só alegria!

eu passei 2! estou ha 2 anos almoçando o forum atras de informacoes sobre o vitara e o samurai. tem MUITA coisa legal e MUITA coisa que serve pra um que foi um desastre pra outro.

enfim, o meu é verdinho. queria um azul, bem como é o teu mas não achei.
    no final do mes irei ao sitio e o colocarei à prova!

to reunindo informacoes diversas sobre a manutencao.. .sempre bom se antecipar, ne?
    alias, vc teve resposta no topico referente a peças extras pra levar numa viagem? achei importantissimo mas... sem respostas ne? pessoal é focado em off-road, nao deve pegar estradas...

abracao!
  • 11/07/2011, 00:17
    Neilson
    Citação:

Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Neilson,
    Você tem contagiros no samurai?
    Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
    No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
    Para o Marco, ainda voto no GV.

André,

Não tenho conta-giros no meu samurai, e na verdade nem fiquei atento pra ver se estava no limite dos giros. A propósito, o manual não traz muitas informações a respeito. Agora que levantou a questão, vou verificar pra não fazer besteira, hehehe.

Fui até a velocidade onde me senti confortável, tanto em relação a estabilidade quanto em relação à exigência do motor. Como disse, foi só um teste em um trecho da viagem. Alcancei 135 km/h de máxima durante uns poucos segundos e 120 km/h em períodos maiores. Minha velocidade de cruzeiro em estradas é 90/100 km/h (onde dá). Estou ciente que é um jipe e não foi feito pra correr e pra ser sincero nem gosto de andar despirocado por aí. Não é meu estilo.

Meu velocimetro tá marcando aproximadamente 10% pra menos por causa do pneu maior. As velocidades que marquei foram com um gps garmin, que tem uma boa precisão (conferi tanto em barreiras eletrônicas quanto em um trip totem).
  • 11/07/2011, 00:35
    Neilson
    Citação:

Salve Neilson!

Então, trocar?! Nem pensar!rsrs.. ao menos por enquanto! Vou curtir o carro um pouco. Como comentei sempre fui fã dos Vitaras e estava na busca por um há 2 anos. SIm, essa demora toda é pq sou chato demais com originalidade e 90% dos carros estão focados em uso OFF-ROAD somente ou 80% do tempo. Com isso vem as adaptações, etc, etc....

Como peguei o Samurai tem 2 semanas, minha previsão é ficar com o carro por um bom tempo e depois, deixa-lo exclusivamente no sitio. Venderei o meu outro carro 'comum' e partirei para um Vitara mas isso é uma estrada longa que percorrerei sem pressa!.

As minha dúvidas, volto e ratifico, são a nivel de conhecimento.
    Abração!

hehehe...eu to meio que na mesma que vc. qd fui escolher um 4x4 li e reli uns trinta tópicos do fórum. Pra minha aplicação (uso diário, trilhas no máximo médias, etc), tudo indicava que deveria partir pra um vitara, mas fui teimoso e escolhi o samurai. Não me arrependo em nenhum momento. Quando alguém vem me perguntar se tenho interesse em vender o carro (e não são poucos), solto uma enorme risada e digo "nem a pau!!". Minha intenção é usar ele como carro único por um bom tempo e depois comprar um outro pro dia a dia. Aí transformo o samurai num carro exclusivo de trilha,

Quando sugeri um vitara, foi mais por dó de ver trocar um motor original quase novo por um AP apenas pra melhorar o desempenho na estrada.

abração
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:12.