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  • #1

    SAMURAI 96> Proteções básicas (essenciais) + Desempenho




    Pessoal,

    Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

    Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).

    Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.

    Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:

    1 - Dúvidas gerais:

    Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:

    - protetor do carter
    - protetor do tanque de combustivel

    Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?

    Em relação à elétrica:

    - Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.

    - Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)

    2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:

    - O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa? Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

    - Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso, senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus. Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

    3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:

    Aqui a coisa já muda.

    - Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.

    - As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?

    4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:

    - Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?

    - Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?

    5 - Pneus:

    - Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.

    ---

    Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.

    É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois.

    Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!

    Abraços e bons ventos à todos!
    No aguardo,

  • #2
    Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

    Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

    Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #3
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Marco,
    Sinceramente e sem ofensa?
    Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

    Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
    preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

    É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
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  • #4
    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Marco,
    Sinceramente e sem ofensa?
    Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

    Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
    preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

    É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.

    Fala André!
    Não tenha dedos pra falar não! Estamos aqui pra contribuir e toda e qualquer informação é válida!
    Eu vi os Grand Vitaras também, inclusive meu pai teve um (carro que deixou pra mim HA ANOS mas o vendi por não ter maturidade e entender o que realmente eu pensava sobre essas coisas). Até tentei os Vitaras, que por sinal, adoro bem mais que os Samurais porém era um ou outro. O Samurai apareceu depois de MUITA busca e foi uma oportunidade única. E Ao contrário do que possa parecer, é o carro certo pro que eu quero, pras situações que coloquei. E não, não farei adpatações. Sou bem chato e gosto de originalidade. Minhas dúvidas são apenas a nivel de conhecimento. Em último caso, mas bem último, é que pensarei numa troca de motor. O 'bem último' a que me refiro é pra lá de 5 anos em média. Se acontecer, obviamente....
    Fico grato pela contribuição!
    Abraços!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

    Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

    Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.
    Eduardo,

    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.

    O A/C do meu, desmontei o painel todo e limpei o que deu, só faltou limpar o evaporador, que irei limpar em breve seguindo as dicas do Fabil aqui no forum. Não dá muito trabaho, mas toma um bom tempo. No fim vale a pena.

    Quanto as farois, também quero trocar os meus por algum que use lampadas h4. Se encontrar algum que funcione bem, te indico a loja.

  • #6
    Usuário Avatar de andre veiga
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    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Eduardo,
    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.
    Neilson,
    Você tem contagiros no samurai?
    Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
    No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
    Para o Marco, ainda voto no GV.
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  • #7
    fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.

  • #8
    Citação Postado originalmente por geraldo botelho Ver Post
    fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
    Dae Geraldo!

    Posta a foto pra gente e, se possivel, as informacoes precisas de como trocar, o que adaptar (se necessário), etc....
    Qual bateria voce ta usando? To pensando em colocar uma de maior amperagem (65).
    Abs!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Neilson,
    Você tem contagiros no samurai?
    Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
    No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
    Para o Marco, ainda voto no GV.
    André,

    Não tenho conta-giros no meu samurai, e na verdade nem fiquei atento pra ver se estava no limite dos giros. A propósito, o manual não traz muitas informações a respeito. Agora que levantou a questão, vou verificar pra não fazer besteira, hehehe.

    Fui até a velocidade onde me senti confortável, tanto em relação a estabilidade quanto em relação à exigência do motor. Como disse, foi só um teste em um trecho da viagem. Alcancei 135 km/h de máxima durante uns poucos segundos e 120 km/h em períodos maiores. Minha velocidade de cruzeiro em estradas é 90/100 km/h (onde dá). Estou ciente que é um jipe e não foi feito pra correr e pra ser sincero nem gosto de andar despirocado por aí. Não é meu estilo.

    Meu velocimetro tá marcando aproximadamente 10% pra menos por causa do pneu maior. As velocidades que marquei foram com um gps garmin, que tem uma boa precisão (conferi tanto em barreiras eletrônicas quanto em um trip totem).

  • #10
    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Eduardo,
    Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.
    Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!

    Citação Postado originalmente por geraldo botelho Ver Post
    . aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
    uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
    Diz ai como faz.
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #11
    vou postar em um novo tópico para ser achado melhor

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Alemão Ver Post
    Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!



    Diz ai como faz.
    Eu tenho uma multa com foto na BR116 a 130, e com aquela correção que fazem, a 126... Estava testando uns ajustes de motor em uma reta... E tinha um radar móvel da PRF...

    Mas devo concordar que a velocidade de cruzeiro dele é de 80, estourando 90 km/h, depois disso dá muito trabalho manter a velocidade, e a viagem fica muito cansativa...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

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