x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 2

Motor Vitara: O que fazer???

Pessoal,
    Tenho um Vitarinha 1.6 8V e recentemente tive um problema com o cabeçote: A junta torrou e deu uma empenada. Deu pra fazer a retífica, mas ficou "acho" que 0.3mm (ou 0.03) além do normal. Depois de olhar tudo, o mecânico me falou que esse cabeçote ja tinha sido "mixido" e que essa foi a provável causa da junta ter torrado. E me disse também que o motor está começando a bater.

Esses dias, percebi que o óleo está baixando bem mais rápido (sem nenhum vazamento aparente) e o mecânico já falou que isso é problema no anel, ou seja, retífica na parte de baixo do motor...

Agora a minha dúvida... O que vale mais a pena:

Fazer a retífica completa e tentar achar um cabeçote usado que esteja melhor que o meu
    Adaptar um AP
    (no caso do AP) Gasola ou Ácool

OBS: É minha única viatura e uso no dia-a-dia e faço trilhas nos finais de semana...

Agradeço a todos que puderem ajudar!!!
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

Acharia melhor manter o conjunto original....

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Rafa...
    é o seguinte.. p/ fazer um retifica completa e BEM feita + um cabecote usado e bom, vc vai gastar no minimo uns R$2.500,00 e ainda vai ter um motor suzuki que bem cuidado depois da retifica rodo muito.. ( mas se a retifica fizer porcaria vai pro saco rapidinho)

um AP 1.6/1.8 MI completo, com modulo de injecao/chicote e agregados vc encontra usado em desmanches por +/- 2.000,00 com nota. fica faltando ainda um flange de adaptacao p/ colocar o AP na caixa suzuki + mao de obra + ajustes, suportes, vetuinha de radiador e outros detalhes que possam aparecer...
    eu acho que p/ fazer TUDO e ficar com o carro rodando 100%, vc vai gastar uns 3.500,00 a 4.000,00.... mas dai pra frente, qualquer problema de motor e sistema de injecao, vc vai em qqualquer autopeca/mecanico e tem solucao facil e barata... sem falar que com um AP vc ganha um desempenho a mais....

EU no seu lugar se tivesse a intencao de ficar com o Vitara por mai tempo pensaria seriamente no AP, mas se vc cogita a hipotese de vender o vitara num futuro proximo, retificaria o orginal mesmo...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de Periquitooffroad
    Entrada
    22/09/2004
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Agradecimentos: 0
    Redtificar é a melhor solução.
    Colocando um AP vc terá um híbrido, e como tal, de valorização limitada. Com AP ou sem AP, será sempre um Vitara e fará o que um vitara faz.
    Retificado ele continuará sendo um Suzuki Original, sem armengues e adaptações. Motor AP por melhor que fique é adaptação.

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Alguém que já adaptou tem alguma informação ou depoimento a mais???

[]s
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

Eu tenho um Samurai e estou pensando em adaptar um motor AP no meu, ja andei com Samurai com AP 1,8 e ficou muito bom o carro. Um kit para adaptar esse motor custa mais ou menos R$ 900,00 + motor R$ 1800,00 + Mão de obra R$ 700,00.
    No carro que eu andei estava bem adaptado, ficou bom. Sem contar que com esse motor você acha peça em qualquer lugar.
    So vale a pena fazer isso se você for ficar com o carro por um bom tempo, senão esquesse guarda a grana e troca de carro mais pra frente.

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    senão esquesse guarda a grana e troca de carro mais pra frente.
    Acho que vou partir pra essa opção. Acho que é um custo alto e não sei se vou ficar com ele por muito tempo...

Se tivesse "tempo" $$$ partiria logo pra um AP diesel, aí sim eu ficaria com ele por muuiito tempo!!! 8)
    Mesmo assim valeu!!!

[]s
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

Adaptação

Amigo,

Estou andando há 4 meses com um motor AP 2.0 Mi à gasolina no meu Sidekick.
    Tive quase os mesmos problemas que você com meu motor original, acentuado pelo fato do meu ser 16válvulas.
    Bem, vamos ao que interessa:
    Sendo bem realista, você vai gastar muito mais do que R$ 2.500 ou R$ 3.000 para fazer o motor do seu Suzuki, isso é fato! Depois que vc desmonta, aparecem mais milhões de probleminhas de juntinhas, bronzinas, bombas, etc, etc, etc. Quando diagnosticaram que meu motor estava ¨nas últimas¨, pedi orçamento, que ficou entre 2 e 3 mil, mandei então desmontar e daí, vendo tudo que precisave de fato, foi para quase o dobro disso.
    Neste momento balancei para colocar o AP, pois tinha estas mesmas dúvidas: Vale a pena, será que o tempo que vou ficar com o carro compensa o investimento, enfim, tudo que hoje te aflige.
    Mas optei pelo AP, pois a grande vantagem é em relação às peças e à manutenção em geral.

Como fazer

Primeiro passo: Ter um mecânico bom e de confiança;

Segundo passo: Achar um AP que esteja bom e que venha completo (chicote, bomba da direção, compressor do ar, arranque, embreagem, alternador, ventoínha, etc.) e que tenha nota e baixa no Detran;

Terceiro passo: Comprar o adaptador (capa seca) na Deeptec4x4, isso facilita muito a sua vida, pois com esta peça, metade dos problemas de adaptação ficam resolvidos;

Quarto passo: Levar tudo no seu mecânico e iniciar a adaptação.

Alguns pontos problemáticos:

Suportes de fixação do motor - Deverão ser muito bem feitos, reforçados e com a medida certa. Para fazê-los o mecânico vai precisar ensaiar com o motor no lugar;

Eixo piloto da caixa: Esse eu considero o pulo do gato para uma adaptação perfeita, pois te permitirá usar o conjunto todo de embreagem do AP, SEM NENHUMA ADAPTAÇÃO DE DESBATE DE DISCO! (se for fazer, mande MP que te dou os detalhes);

Sistema elétrico: Terá que ter um eletricista bom. Neste item também há algumas particularidades que posso te passar.

No mais, é só alegria. Você ganhará CVs à mais e uma máquina que não dá problemas e, se der, sai baratinho.

Desculpe não ter passado mais detalhes nesta mensagem, mas ela ficaria muito extensa.

Te afirmo, com a autoridade de quem USA e conhece o AP no Vitara, que vale à pena. Depois dessa adaptação, você não irá querer vender seu Vitara tão cedo, pois ele estará com melhor desempenho e o melhor de tudo: com um consumo menor. Hoje faço 10,5 km por litro, na cidade, com o 2.0, num Sidekick 5 portas (mais pesado). Nunca fiz nem perto disso com o 1.6 16válvulas antigo.

Bem, chega de escrever. Se quiser maiores detalhes, mande MP e te passo telefone para conversar melhor.

[ ] - Japoneses com coração alemão

Schwarz

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    opa.. explica pra gente esses detalhes.. seria de grande valia p/ muitos aqui..
    Renegade Sport 2.0TD

Citação Postado originalmente por Fabil
    opa.. explica pra gente esses detalhes.. seria de grande valia p/ muitos aqui..
    Pois não amigo, o que exatamente você gostaria de saber?

Desculpe, mas é que essa adaptação tem muuuuitos detalhes, mas ficarei feliz em poder ajudar, caso esteja ao meu alcance.

[ ]s - Detalhados

Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    1- o lance do eixo piloto p/ poder usar kit de embragem de AP mesmo..
    2- o que teve de difculdade na parte eletrica ( seu sidekick é automatico de 4 marchas)?
    3- vc usou o radiador original ? se sim, de qual carro adaptou a ventuinha ?
    4- os agregados ( alternador/compressor de A/C, compressor de D/H, e motor de arranque) foram de AP/VW ou usou os originais ?
    5- o carter foi mantido o original da linha VW ou precisou fazer um sob medida e se foi sob medida, precisou alterar o pescador da bomba ?
    6- quanto custou $$$$$ toda adaptacao ? foi tudo por conta do mecanico ou vc colocou a mao na graxa tb ?

T+
    Renegade Sport 2.0TD

Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Schwarz,

Obrigado pelas informações, já deu pra ter uma idéia do trabalho e do tempo ($$$).

Acho que um tópico desse tipo é bem importante, pois a frota de suzuki está ficando antiga e as peças mais raras e caras. Acredito que essa adaptação, pra quem realmente quer ficar com seu zuki por mais tempo, é bem interessante!

[]'s
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem