Acho que de cada um desse forum você vai ouvir uma opinião diferente pois os usos do carro são bem diversos. Segue a minha para sua condição de estradas de terra eventuais:
- Protetor de cárter: Não é necessário. Para danificar o carter uma pedra teria antes que destruir o eixo e o diferencial dianteiro.
- Protetor de tanque de combustível: Não é necessário. O tanque fica em um lugar praticamente blindado. Para chegar nele uma pedra teria que passar pelo cardan, pelo chassis e pelo eixo traseiro.
- Protetor da caixa de transferência: Esse é o único que eu recomendo se você for andar por locais com o facão muito profundo. O problema não é a caixa em si, mas alguns conectores elétricos expostos que ela possui.
- Peito de aço: Não é necessário, a não ser que venha acompanhado de um belo lift de suspensão, pneus 235 e demais itens do kit trator.
- Para-choques de aço ou alumínio: Se você anda muito na estrada e na cidade eu não recomendo por questões de segurança. Lembre-se que o Jimny tem três agravantes de perigo: estrutura sobre chassis, compacto e ausência de air bag. Os para-choques originais do Jimny foram projetados para proteger os ocupantes dispersando a energia de impactos e permitindo a deformação programada da carroceria de forma que o motor e a direção não atinjam os ocupantes. Um para-choques de aço muda todo o perfil de distribuição de cargas, o chassis passa a receber a maior parte do impacto transmitindo diretamente aos ocupantes. O carro fica inteiro mas você não.