Powered by vBulletin

CAMBIO DO CHEVETTE NO VITARA 1.6 16v 97 AUTOMÁTICO

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/06/2009, 18:23
    andre veiga
    Ricardo,

Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?
  • 13/06/2009, 23:19
    RicardoM
    Fala André,

Não rola colocar o cambio do chevette com o motor original do vitara 16v, a capa seca do vitara é bem maior e não dá pra fazer uma flange. Até existe a possibilidade de cortar a capa seca do vitara ao meio e soldar com a do chevette, mas fica um serviço meio feio.

Para resolver meu problema, comprei um motor AP MI + um câmbio de chevette já com alavanca. Vou comprar uma flange que já existe pronta e uma embreagem já com o centro trocado pra colocar. Para casar o cambio com a redução, o torneiro irá fabricar um mini cardan com uma cruzeta em cada ponta para evitar qualquer vibração por um eventual desalinhamento. Comprei também as pedaleiras originais do vitara e um console.

O motor original já está sendo retirado e vamos começar a fazer os novos suportes para o câmbio e do motor.

Depois vou postar as fases da adaptação. Estou muito otimista com o resultado do serviço.

Abraço,

Ricardo Madureira
    Citação:

Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Ricardo,

Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?

• 14/06/2009, 11:13
    RicardoM
    Bom, também nunca ouvi falar de um vitara com cambio de chevette, acho que vou ser o primeiro hehe.
    A caixa do chevette é um pouco mais curta que a do vitara, o que acho que deixará o carro mais esperto pra subir morro.
    A grande vantagem do conjunto será o baixo custo de manutenção, e com pouco tempo essa adaptação vai se pagar sozinha.

Abraços,

Ricardo Madureira
  • 14/06/2009, 17:45
    andre veiga
    Ricardo,

Tenho um vitara com motor ap., na época da adaptação tudo que fosse possivel de se fazer errado foi feito:parede:, menos usar a flange da deeptec...

Agora ele esta com uns barulhos na cx, e tenho uma caixa chevette, dependendo do orçamento da cx estou pensando na possibilidade de se usar a cx do chvtt, por isso a curiosidade com relação à adaptação da tc.

Vc diz que a relação da cx cvtt é um pouco mais curta que a do vitara, mas se refere à cx auto certo?
    Acredito que as relações das cxs manuais sejam iguais, mas e relações de diferencial entre o vitara auto e o manual, são iguais também?
  • 14/06/2009, 19:13
    RicardoM
    André,

Segue abaixo as relações do cambio do vitara 16v automático e do chevette. Eu tinha falado que a relação do chevette era mais curta, mais pela que ví, ela é mais longa. Agora tô na dúvida se com a relação mais longa o carro anda mais ou a mais curta que anda. Não consegui encontrar a relação do câmbio manual do vitara, mas creio que seja quase igual a do chevette.

chevette
    1-3.746:1
    2-2.157:1
    3-1.387:1
    4-01:01
    5-0.84:1
    ré-3.815:1

vitara o/d
    1-2.826:1
    2-1.493:1
    3-01:01
    4-0.730:1
    ré-2.703:1

Em relação a TC, essa adaptação fá foi feita aqui em BSB em um samurai, onde foi fabricado um mini cardan para casar o câmbio do chevette com a redução. Ficou muito bom, o mecânico me falou que esse é o menor dos problemas, pois o que realmente vai dar mais trabalho é fazer um monte de novos suportes para motor e câmbio.

Relação do diferencial acho que é essa aí

Relação do manual: 5.125
    Relação do automatico: 4.625

Citação:

Postado originalmente por andre veiga Ver Post
    Ricardo,

Tenho um vitara com motor ap., na época da adaptação tudo que fosse possivel de se fazer errado foi feito:parede:, menos usar a flange da deeptec...

Agora ele esta com uns barulhos na cx, e tenho uma caixa chevette, dependendo do orçamento da cx estou pensando na possibilidade de se usar a cx do chvtt, por isso a curiosidade com relação à adaptação da tc.

Vc diz que a relação da cx cvtt é um pouco mais curta que a do vitara, mas se refere à cx auto certo?
    Acredito que as relações das cxs manuais sejam iguais, mas e relações de diferencial entre o vitara auto e o manual, são iguais também?

• 15/06/2009, 00:02
    Alexandre X
    Vitara Manual
    1-3.652:1
    2-1.947:1
    3-1.379:1
    4-1:1
    5-0.792:1
  • 15/06/2009, 00:07
    Alexandre X
    2 sugestões para o projeto:

1) Investiguei como é feito a ligação dos cambios manuais e automaticos do Vitara na caixa de transferencia. Eles tem uma espiga comprida e vai uma capa seca (que é diferente conforme o cambio) que faz a ligação com a tcase. Se a espiga do cambio do Chevette for longa não rola fazer uma capa seca para a ligação e deixar o conjunto mais rigido?

2) Se for partir para um cardanzinho de ligação, não compensa colocar uma tcase de Samurai?

Citação:

Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    Fala André,

Não rola colocar o cambio do chevette com o motor original do vitara 16v, a capa seca do vitara é bem maior e não dá pra fazer uma flange. Até existe a possibilidade de cortar a capa seca do vitara ao meio e soldar com a do chevette, mas fica um serviço meio feio.

Para resolver meu problema, comprei um motor AP MI + um câmbio de chevette já com alavanca. Vou comprar uma flange que já existe pronta e uma embreagem já com o centro trocado pra colocar. Para casar o cambio com a redução, o torneiro irá fabricar um mini cardan com uma cruzeta em cada ponta para evitar qualquer vibração por um eventual desalinhamento. Comprei também as pedaleiras originais do vitara e um console.

O motor original já está sendo retirado e vamos começar a fazer os novos suportes para o câmbio e do motor.

Depois vou postar as fases da adaptação. Estou muito otimista com o resultado do serviço.

Abraço,

Ricardo Madureira

• 15/06/2009, 20:09
    RicardoM
    Citação:

Postado originalmente por Alexandre X Ver Post
    2 sugestões para o projeto:

1) Investiguei como é feito a ligação dos cambios manuais e automaticos do Vitara na caixa de transferencia. Eles tem uma espiga comprida e vai uma capa seca (que é diferente conforme o cambio) que faz a ligação com a tcase. Se a espiga do cambio do Chevette for longa não rola fazer uma capa seca para a ligação e deixar o conjunto mais rigido?

-Acho que a distância fica muito longa para fazer uma capa seca, pois a espiga do câmbio do chevette é menot, mas essa hipótese não está descartada. Depois de posicionado o câmbio e a redução, teremos uma real noção do que vai dar pra fazer, mas é a capa seca é uma ótima idéia.

2) Se for partir para um cardanzinho de ligação, não compensa colocar uma tcase de Samurai?

-Não conheço a tcase do samurai, qual a diferença de ligação do câmbio para a tcase do vitara, qual a vantagem?

Abraços,

Ricardo Madureira
  • 15/06/2009, 20:59
    Alexandre X
    Bom as vantagens de uma tcase de samurai sao muitas:

Ela ja e divorciada da cambio, ja tem a flange pronta para ligacao do cardan, a caixa de cambio do chevette tambem, entao e so fazer o cardan.

A relacao High dela e 1.4:1 entao vc pode rodar com pneu grandes na estrada brincando. A relacao Low e 2.26:1 contra 1.8:1, 25% mais reduzida.

Vc conta com a opcao de usar um Kit X Crawler 4.16 e reduzir ainda mais a High (12%) e deixar a Low realmente estupida (+84% alem dos 25%)

Desvantagens: vc ja tem uma tcase de Vitara e tera que comprar outra tcase de Samurai.

Escolhendo a tcase do Vitara a unica dificuldade que vejo e que precisara de uma capa-cega, um eixo estriado para encaixar no eixo de entrada, um rolamento para esse eixo e a outra ponta um outro estriado para conexao de uma flange.
  • 15/06/2009, 21:15
    RicardoM
    X, Conhece alguém que trocaria minha T-CASE do vitara por uma de Samurai?

Abraços,

Ricardo Madureira

Citação:

Bom as vantagens de uma tcase de samurai sao muitas:

Ela ja e divorciada da cambio, ja tem a flange pronta para ligacao do cardan, a caixa de cambio do chevette tambem, entao e so fazer o cardan.

A relacao High dela e 1.4:1 entao vc pode rodar com pneu grandes na estrada brincando. A relacao Low e 2.26:1 contra 1.8:1, 25% mais reduzida.

Vc conta com a opcao de usar um Kit X Crawler 4.16 e reduzir ainda mais a High (12%) e deixar a Low realmente estupida (+84% alem dos 25%)

Desvantagens: vc ja tem uma tcase de Vitara e tera que comprar outra tcase de Samurai.

Escolhendo a tcase do Vitara a unica dificuldade que vejo e que precisara de uma capa-cega, um eixo estriado para encaixar no eixo de entrada, um rolamento para esse eixo e a outra ponta um outro estriado para conexao de uma flange.

• 15/06/2009, 21:40
    Alexandre X
    Talvez nao haja ninguem na face da terra disposto a isso.

Citação:

Postado originalmente por RicardoM Ver Post
    X, Conhece alguém que trocaria minha T-CASE do vitara por uma de Samurai?

Abraços,

Ricardo Madureira

• 15/06/2009, 21:44
    RicardoM
    Então realmente vou te que continuar o projeto com minha T-CASE mesmo. Mas vou seguir suas dicas para tentar realizar o melhor trabalho possível, pq agora não tem mais volta.

Citação:

Talvez nao haja ninguem na face da terra disposto a isso.

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:06.