Ricardo,
Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?
Versão Imprimível
Ricardo,
Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?
Fala André,
Não rola colocar o cambio do chevette com o motor original do vitara 16v, a capa seca do vitara é bem maior e não dá pra fazer uma flange. Até existe a possibilidade de cortar a capa seca do vitara ao meio e soldar com a do chevette, mas fica um serviço meio feio.
Para resolver meu problema, comprei um motor AP MI + um câmbio de chevette já com alavanca. Vou comprar uma flange que já existe pronta e uma embreagem já com o centro trocado pra colocar. Para casar o cambio com a redução, o torneiro irá fabricar um mini cardan com uma cruzeta em cada ponta para evitar qualquer vibração por um eventual desalinhamento. Comprei também as pedaleiras originais do vitara e um console.
O motor original já está sendo retirado e vamos começar a fazer os novos suportes para o câmbio e do motor.
Depois vou postar as fases da adaptação. Estou muito otimista com o resultado do serviço.
Abraço,
Ricardo Madureira
Bom, também nunca ouvi falar de um vitara com cambio de chevette, acho que vou ser o primeiro hehe.
A caixa do chevette é um pouco mais curta que a do vitara, o que acho que deixará o carro mais esperto pra subir morro.
A grande vantagem do conjunto será o baixo custo de manutenção, e com pouco tempo essa adaptação vai se pagar sozinha.
Abraços,
Ricardo Madureira
Ricardo,
Tenho um vitara com motor ap., na época da adaptação tudo que fosse possivel de se fazer errado foi feito:parede:, menos usar a flange da deeptec...
Agora ele esta com uns barulhos na cx, e tenho uma caixa chevette, dependendo do orçamento da cx estou pensando na possibilidade de se usar a cx do chvtt, por isso a curiosidade com relação à adaptação da tc.
Vc diz que a relação da cx cvtt é um pouco mais curta que a do vitara, mas se refere à cx auto certo?
Acredito que as relações das cxs manuais sejam iguais, mas e relações de diferencial entre o vitara auto e o manual, são iguais também?
André,
Segue abaixo as relações do cambio do vitara 16v automático e do chevette. Eu tinha falado que a relação do chevette era mais curta, mais pela que ví, ela é mais longa. Agora tô na dúvida se com a relação mais longa o carro anda mais ou a mais curta que anda. Não consegui encontrar a relação do câmbio manual do vitara, mas creio que seja quase igual a do chevette.
chevette
1-3.746:1
2-2.157:1
3-1.387:1
4-01:01
5-0.84:1
ré-3.815:1
vitara o/d
1-2.826:1
2-1.493:1
3-01:01
4-0.730:1
ré-2.703:1
Em relação a TC, essa adaptação fá foi feita aqui em BSB em um samurai, onde foi fabricado um mini cardan para casar o câmbio do chevette com a redução. Ficou muito bom, o mecânico me falou que esse é o menor dos problemas, pois o que realmente vai dar mais trabalho é fazer um monte de novos suportes para motor e câmbio.
Relação do diferencial acho que é essa aí
Relação do manual: 5.125
Relação do automatico: 4.625
Vitara Manual
1-3.652:1
2-1.947:1
3-1.379:1
4-1:1
5-0.792:1
2 sugestões para o projeto:
1) Investiguei como é feito a ligação dos cambios manuais e automaticos do Vitara na caixa de transferencia. Eles tem uma espiga comprida e vai uma capa seca (que é diferente conforme o cambio) que faz a ligação com a tcase. Se a espiga do cambio do Chevette for longa não rola fazer uma capa seca para a ligação e deixar o conjunto mais rigido?
2) Se for partir para um cardanzinho de ligação, não compensa colocar uma tcase de Samurai?
Bom as vantagens de uma tcase de samurai sao muitas:
Ela ja e divorciada da cambio, ja tem a flange pronta para ligacao do cardan, a caixa de cambio do chevette tambem, entao e so fazer o cardan.
A relacao High dela e 1.4:1 entao vc pode rodar com pneu grandes na estrada brincando. A relacao Low e 2.26:1 contra 1.8:1, 25% mais reduzida.
Vc conta com a opcao de usar um Kit X Crawler 4.16 e reduzir ainda mais a High (12%) e deixar a Low realmente estupida (+84% alem dos 25%)
Desvantagens: vc ja tem uma tcase de Vitara e tera que comprar outra tcase de Samurai.
Escolhendo a tcase do Vitara a unica dificuldade que vejo e que precisara de uma capa-cega, um eixo estriado para encaixar no eixo de entrada, um rolamento para esse eixo e a outra ponta um outro estriado para conexao de uma flange.