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  • #805
    Usuário Avatar de Suassuna
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    Putz. Perdi o horário da lotérica! A possível compra do GVIII fica adiada...
    Em tempo: a versão de três portas vem? Qual o preço estimado se vier?
    Alguém (creio que foi o Baeta) me perguntou se tinha fotografado o GVIII que vi nas ruas de Porto Alegre. Resposta: não! Mas minha esposa ficou louca pelo carro (até eu comentar sobre o preço).

    Nelson
    Tracker 08
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  • #806
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Citação Postado originalmente por Suassuna Ver Post
    Putz. Perdi o horário da lotérica! A possível compra do GVIII fica adiada...
    Em tempo: a versão de três portas vem? Qual o preço estimado se vier?
    Alguém (creio que foi o Baeta) me perguntou se tinha fotografado o GVIII que vi nas ruas de Porto Alegre. Resposta: não! Mas minha esposa ficou louca pelo carro (até eu comentar sobre o preço).

    Nelson
    Era eu que falei para tirar foto!!!!!
    Pena que nem tirou!
    Mas era particular ou era teste?
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #807
    Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    O que é bloqueio central??
    Com bloqueio central, se qualquer das quatro rodas estiver girando em falso ele corta a força desta roda e transfere para as outras três.

    Acho q a TR4 usa este sistema...

  • #808
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Com bloqueio central, se qualquer das quatro rodas estiver girando em falso ele corta a força desta roda e transfere para as outras três.

    Acho q a TR4 usa este sistema...
    Piolho, não é assim não. O bloqueio central quando bloqueado deixa o carro exatamente como os Suzukis antigos (Samurais, Vitaras e GVs): não permite que o cardã dianteiro gire em velocidade diferente do traseiro, ou seja, "liga tudo". Se uma roda de um eixo perde tração a outra não traciona também, mas o outro eixo sim tracionará. Se uma roda de cada eixo perder tração (num X, por exemplo) o carro não anda.

    O bloqueio central só existe para permitir que se possa utilizar 4x4 em pisos com aderência, asfalto por exemplo. Ele quando desbloqueado deixa o cardã dianteiro girar numa velocidade diferente do traseiro, como acontece em curvas.

    Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #809
    Igualzinho o velho e bom Niva

    Será que os japoneses estão copiando a tecnologia de ponta russa ?????

    [ ]s provocativos,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #810
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por arlei_vitara Ver Post
    Igualzinho o velho e bom Niva

    Será que os japoneses estão copiando a tecnologia de ponta russa ?????

    [ ]s provocativos,
    Pois é Arlei, copiaram até o monobloco! Brincadeira esses japas!

    Só falta copiar o preço.

    Sabe que olhando bem, o novo Swift parece o 147...

    Abraços
    Newton
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  • #811
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Lembrando que o bloqueio central não subistui o bloqueio de diferencial!
    Baeta's Off Road!
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  • #812
    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Piolho, não é assim não. O bloqueio central quando bloqueado deixa o carro exatamente como os Suzukis antigos (Samurais, Vitaras e GVs): não permite que o cardã dianteiro gire em velocidade diferente do traseiro, ou seja, "liga tudo". Se uma roda de um eixo perde tração a outra não traciona também, mas o outro eixo sim tracionará. Se uma roda de cada eixo perder tração (num X, por exemplo) o carro não anda.

    O bloqueio central só existe para permitir que se possa utilizar 4x4 em pisos com aderência, asfalto por exemplo. Ele quando desbloqueado deixa o cardã dianteiro girar numa velocidade diferente do traseiro, como acontece em curvas.

    Abraços

    Obrigado pela informação!

    Mas e no Tracker, que não tem bloqueio central, se uma roda de um mesmo eixo gira em falso a outra do mesmo eixo pára pois a força vai toda para a roda que está girando em falso?

    E o outro eixo, que não tem roda girando em falso, continua funcionando com seus 50% de força do motor que antes estavam sendo transferidos?

    abç,

    Piolho da Bahia

  • #813
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Obrigado pela informação!

    Mas e no Tracker, que não tem bloqueio central, se uma roda de um mesmo eixo gira em falso a outra do mesmo eixo pára pois a força vai toda para a roda que está girando em falso?
    Sim!

    E o outro eixo, que não tem roda girando em falso, continua funcionando com seus 50% de força do motor que antes estavam sendo transferidos?
    Funciona normalmente (desde que com 4x4 engatado), mas com toda a potência disponível para ele. Tudo bem, tem uma perda de potência por estar tracionando "à toa" o eixo dianteiro, mas é muito pequena.

    O carro em 4x2 traciona as traseiras. Se em 4x4 uma roda da frente perde aderência (sai do chão, por ex.), ele "vira 4x2", traciona normalmente o eixo traseiro.
    Se perder aderência numa traseira, "vira 4x2" tracionando pela dianteira.
    Essa é a grande vantagem do 4x4.

    O pessoal que faz trilha brava instala um bloqueio de diferencial no eixo traseiro. Se perder aderência na dianteira e numa roda traseira, o carro ainda anda tracionado por apenas uma roda traseira.

    Abraços

    Ps.: Pessoal, se falei besteira corrijam!!!
    Newton
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  • #814
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    Citação Postado originalmente por Piolho-BA Ver Post
    Obrigado pela informação!

    Mas e no Tracker, que não tem bloqueio central, se uma roda de um mesmo eixo gira em falso a outra do mesmo eixo pára pois a força vai toda para a roda que está girando em falso?

    E o outro eixo, que não tem roda girando em falso, continua funcionando com seus 50% de força do motor que antes estavam sendo transferidos?

    abç,

    Piolho da Bahia
    exatamente, POR EXEMPLO:
    se uma das rodas do mesmo eixo levanta, todo o efeito"diferencial" funcionará. logo, a roda que está fora do solo(levantada) vai gira e que está no solo não receberá força para o carro sair.. solução pra isso é o bloqueio do diferencial, que transmitirá a força para as duas rodas dependente de estar ou não em contato com o solo. se você nao tem bloqueio de diferencial( nao estou falando de diferencial central)se você ligar a tração dianteira e as duas estiverem no chão, você ainda tem alguma chance de sair, se uma das rodas da frente( só disse da frente pra dar exemplo) se um das rodas também estiver no ar, ai o exemplo do "X" que nós tanto falamos. que é quando pelo menos uma roda de cada eixo está sem contato com solo... tentei ser o mais didatico possivel. entendeu?

    se você quer um exemplo pratico, pega o macaco do teu carro e levanta uma das rodas do eixo traseiro e veja se o carro vai andar.... se tu ligar o 4x4 o eixo da frente vai puxar o carro então não faça isso!... agora se você tiver outro macaco, faça o mesmo no eixo da frente e levante um roda no eixo dianteiro também... pode acelelear a vontande que teu carro vai continuar parado mesmo com a 4x4 ligada.

    no 4x4 full time você pode levantar um roda e tanto faz se é no eixo dianteiro ou traseiro... toda a força irá para apenas esta roda e o carro vai continuar parado. se você ligar o bloqueio de diferencial central -ao bloquear- irá jogar parte da força para o eixo dianteiro e parte para o traseiro. logo se você for levantar um roda do eixo dianteiro e uma do eixo traseiro você cai no mesmo dilema dos 4x4 part time. O que significa que um 4x4 full time( land rover, nivas e etc) com bloqueio de diferecial central acionado é a mesma coisa que um 4x4 part time com a tração 4x4 acionada. por isso em 4x4 part time não é recomendado o uso constante da tração pois sempre um eixo está puxando o outro. isso que causa fadiga dos componentes, consumo e digiribilidade ruim( a não ser que seja neve ou lama).

    espero ter te ajudado!

  • #815
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    Como funciona um diferencial

    Falando em diferenciais, olhem esse link que legal:

    http://static.howstuffworks.com/flash/differential.swf

    Clique em cima à direita (straight ou turn).

    Abraços
    Newton
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  • #816
    Citação Postado originalmente por Alfredo Stavale Ver Post
    exatamente, POR EXEMPLO:
    se uma das rodas do mesmo eixo levanta, todo o efeito"diferencial" funcionará. logo, a roda que está fora do solo(levantada) vai gira e que está no solo não receberá força para o carro sair.. solução pra isso é o bloqueio do diferencial, que transmitirá a força para as duas rodas dependente de estar ou não em contato com o solo. se você nao tem bloqueio de diferencial( nao estou falando de diferencial central)se você ligar a tração dianteira e as duas estiverem no chão, você ainda tem alguma chance de sair, se uma das rodas da frente( só disse da frente pra dar exemplo) se um das rodas também estiver no ar, ai o exemplo do "X" que nós tanto falamos. que é quando pelo menos uma roda de cada eixo está sem contato com solo... tentei ser o mais didatico possivel. entendeu?

    se você quer um exemplo pratico, pega o macaco do teu carro e levanta uma das rodas do eixo traseiro e veja se o carro vai andar.... se tu ligar o 4x4 o eixo da frente vai puxar o carro então não faça isso!... agora se você tiver outro macaco, faça o mesmo no eixo da frente e levante um roda no eixo dianteiro também... pode acelelear a vontande que teu carro vai continuar parado mesmo com a 4x4 ligada.

    no 4x4 full time você pode levantar um roda e tanto faz se é no eixo dianteiro ou traseiro... toda a força irá para apenas esta roda e o carro vai continuar parado. se você ligar o bloqueio de diferencial central -ao bloquear- irá jogar parte da força para o eixo dianteiro e parte para o traseiro. logo se você for levantar um roda do eixo dianteiro e uma do eixo traseiro você cai no mesmo dilema dos 4x4 part time. O que significa que um 4x4 full time( land rover, nivas e etc) com bloqueio de diferecial central acionado é a mesma coisa que um 4x4 part time com a tração 4x4 acionada. por isso em 4x4 part time não é recomendado o uso constante da tração pois sempre um eixo está puxando o outro. isso que causa fadiga dos componentes, consumo e digiribilidade ruim( a não ser que seja neve ou lama).

    espero ter te ajudado!

    entendi, valeu!

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