5 Anexo(s)
Passo a Passo da Instalação (parte 3)
Vamos examinar a lanterna (foto 1)
Há uma espuma colada na lanterna. Achei de passar os coaxiais entre a espuma e o plástico da lanterna (foto 2). Agora acho que foi uma má escolha.
Complica tudo na hora de desmontar a lanterna para uma troca de lâmpadas, por exemplo.
Aprendi isso durante um acidente de montagem em que a lanterna escorregou e acabou rasgando a tal espuma.
Passei os coaxiais por trás do revestimento plástico do lado direito no porta-malas (foto 3). Não me preocupei muito em proteger o coaxial do atrito com a chapa, por nesse local ele não está sujeito a tensão ou pressão. Não acho que isso irá cortar o isolamento do cabo. Darei uma outra olhada daqui a uns dias.
Já que os cabos não iriam mais mudar de lugar, aproveitei para fixá-los no local com silicone de vedação. Os cabos passariam próximo a beirada da porta, do lado de fora da vedação.
Usei alguns grampos para segurar os cabos na posição para aplicar o silicone e mantê-los no lugar durante a cura (foto 4).
Passei os coaxiais por baixo das soleiras das portas do lado direito e por dentro do revestimento da coluna C com o auxílio da guia. Fixei os coaxiais ao longo do percurso com várias abraçadeiras. (foto 5)
5 Anexo(s)
Passo a Passo da Instalação (parte 4)
Quase terminei o roteamento...
Lembram-se do cabo que tive que cortar a ponta?:parede::parede::parede::parede::parede::par ede::parede:
Como ele ficou ainda um pouco mais curto, coloquei ele no suporte mais próximo da dobradiça, assim ele chegaria um pouco mais longe dentro do carro.
Fiquei receoso de que aqueles 5cm cortados fariam falta.:pensativo:
O caso é que aquele cabo chegou até o console central, onde pretendo instalar o PX.
Fiz uma argola com uma abraçadeira para não perder o dito cujo. (foto 1)
Peguei minha caixa de conectores (todo radioamador tem que ter uma!) e soldei um conector PL-259 no cabo. Ah, não se esqueça de colocar os componentes antes de montar o conector.
Primeiro o redutor, depois a porca e por último a parte central. Agora, retire aproximadamente 25mm do isolamento externo, dobre a malha para trás. Corte uns 8mm do isolamento central, expondo o condutor central. A esta altura, o ferro de solda estará aquecido.
Estanhe levemente a ponta do condutor central assim como o pino central do conector.
Introduza (com carinho :mrgreen:) o conector. Agora, aplique calor até o estanho derreter. Aplique mais um pouco de estanho para fixar bem. Corte a ponta do condutor central e remova o excesso.
Não deixe nenhum estanho do lado de fora do pino.
Rosqueie o adaptador. Com o ferro bem quente e cheio de estanho, introduza a ponta num dos orifícios da carcaça, mantenha aí por algum tempo, para garantir que o estanho "pegou". Repita para os outro três furos. Pronto (foto 2). :concordo::concordo:
Se alguém quiser um passo-a-passo detalhado, é só pedir que eu coloco lá no fórum Comunicação via rádio.
Agora é só esconder os cabos até que os rádios estejam instalados :-D
Outro problema é como fornecer alimentação para os rádios.
Me parece que o PX, com seus míseros 4W não é problema, mas o FT-857D que vou instalar consome boçais 25 Ampères durante a transmissão, na potência máxima de 100W PEP.
A Yaesu recomenda que a alimentação seja direta da bateria, pelo caminho mais curto possível.
Lá vou eu a procurar um orifício na parece corta-fogo para passar a alimentação para o 857.
Depois de fuçar um pouco, achei um tampão oblongo, logo atrás do bloco do motor, que dá acesso a um plástico branco, que acredito ser do ar-condicionado. Há duas reentrâncias por ali.
Uma delas dá passagem. Não é muito fácil, mas passa (foto 3).
Onde vai sair isso? Atrás do porta-luvas. Após remover a gaveta do porta-luvas, descobri por que ele é tão pequeno! Tá cheio de tralha atrás dele, entre elas, a ECU (foto 4).
A instalação dos cabos de força fica pra outro dia, pois tenho que fazer isso direito e estava sem segurança para tal.
Fui então ver onde colocar o rádio, que é um sujeito de 2 quilos e tanto... Felizmente, junto com ele comprei também um kit de separação, que permite instalar o rádio e a unidade de controle (a frete) em locais distintos.
Removi o painel sob a coluna de direção. Parece que tem espaço. No entanto, o coaxial ficou muito curto e não chega aí. Um dos locais que poderia afixar o rádio pode ser visto na foto 5, bem onde estão os dois furos. Não sei se a medida é a mesma da base do rádio, mas já é possível construir uma estrutura para adaptar.
Outro local é no tubo, que acredito fazer parte da estrutura do habitáculo, pois a barra de direção etá ancorada aí também. A fixação seria por abraçadeiras metálicas.
Com esses dados em mente, optei por fixar o rádio sob o banco do passageiro, há boa ventilação e fica fora do caminho. A fixação é problemática, mas já estou trabalhando numa solução. Infelizmente vocês só verão o trabalho acabado, pois esqueci de fotografar.
A unidade de controle será fixada com um Ram Mount preso no parafuso do trilho do banco do passageiro. Os dois microfones e o GPS talvez fiquem montados aí também.
Por hora é só. Assim que tiver mais detalhes, coloco mais fotos.
5 Anexo(s)
Parte 5: Ligando os pontos, ou melhor, as pontas...
Citação:
Postado originalmente por
jameslawbr
pmarc,
A parte da instalação elétrica eu vou acompanhar seu manual hehehe. mas eu não vou fazer por agora.
James e demais.
Foi muito mais fácil do que parecia....
Se vocês se lembram, na mensagem #25, mostrei a passagem da guia por um tampão de borracha que há na parede corta-fogo, atrás do bloco do motor. É a terceira foto daquela mensagem.
Do ponto de onde sai a guia, é possível direcioná-la para o console central.
Pois então. Com a guia passada para dentro do carro, prendi os dois condutores de 6mm^2 e puxei para o cofre do motor. Impressionante a quantidade de cado que se gasta para isso. Já tinha um pedaço cortado, que aproveitei de uma outra coisa que tinha feito uns anos atrás, então o cabo já estava cortado... Deu, mas por pouco. (foto 1)
Lembrem-se que como o polo negativo da bateria está um pouco mais longe, os dois condutores não vão ter exatamente o mesmo comprimento. O melhor é passar primeiro e cortar depois.
Vou abrir um parênteses para explicar que eu taqmbém vou instalar meu equipamento de radioamador no carro. Como o rádio tem 100W de potência na saída, consome até 25A durante a transmissão. O Cobra, com seus 4W deve consumir 3 a 4A na transmissão. O cabo de 6mm^2 está um pouco superdimensionado, pois se não me falha a memória, suportaria cargas de até 40A no comprimento em que está cortado. 25A + 4A são 29A. Dificilmente estarei transmitindo em ambos, mas pode ocorrer. Portanto há uma certa folga, mas não é "capacidade ociosa". Fecha parênteses.
É preciso preparar o tampão para a passagem dos fios. Serão necessários: um furador de couro 5mm, um martelo e uma tábua (foto 2). Fácil. Passe os fios pelo novo buraco (foto 3).
Instalei terminais argola para a bitola do fio, com um alicate de crimpar. Há controvérsias sobre crimpar, soldar ou ambos. Optei apenas pelo crimp.
Note que apesar de ambos os condutores serem da mesma cor, identifiquei com fita de cores tradicionais. Melhor é usar cabo polarizado vermelho e preto (sem referências futebolísticas). Não use cabo cristal. O revestimento dele não tolera temperaturas altas. Use fita isolante de boa qualidade, espaguete, sem parcimônia.
A foto 4 mostra o lado do cofre do motor, depois de terminado. Não ficou a coisa mais linda do mundo, mas já está muito bom para um marinheiro de primeira viagem.
A foto 5 mostra o sensor do airbag. e no canto, uma das pontas do cabo de força, que vem lá da bateria. Não medi, mas acho que o cabo tinha algo perto de 2m de comprimento, no total.
No próximo, o acabamento no painel.
2 Anexo(s)
Parte 6: Acabamento no Painel.
Depois de feita a parte difícil, vem a agora a parte importante.
Afinal se o acabamento ficar ruim, a patroa chia. Teoricamente o problema seria dela, afinal o carro é meu! :twisted: No entanto, vida de casado é diferente....:putz:
Então, com o painel ainda aberto, um teste...(foto 1). Yessss!:concordo: O rádio ligou. Achei baixo o áudio, mas como já eram mais de 21:30 e no dia seguinte tinha que acordar as 6:00 para ir para o Encontro Nova Friburgo-Sumidouro, não mexi nisso. Depois, na trilha, achei que o áudio estava bom. Não entendi...
Acabei tendo que trocar o conector do coaxial. O conector que eu instalei anteriormente era mais comprido e não estava permitindo que eu montasse o rádio tão para trás quanto eu queria.
No site da Casa dos Conectores, tem instruções para montagem de conectores UHF em cabos RG-8. Se vocês insistirem, eu faço um PAP (passo a passo).
Na última foto, o serviço acabado. No final, na volta do passeio, fiquei achando que o PX ficou muito para trás, pois parte do mostrador ficou escondido pela beirada do CD. Então acho que tanto faz usar conector longo ou curto se você instalar o painel do PX alinhado com o painel do CD.
Cabe a ressalva que os conectores curtos são geralmente de pior qualidade que os longos. Ao escolher conectores, não economize. Procure os conectores de prata (não os niquelados) e com pino central de latão. Esses materiais aceitam solda com mais facilidade.
Amanhã, no próximo capítulo desta epopeia, revisitarei a instalação dos cabos coaxiais. Basta dizer que o silicone que usei estava vencido e não grudou nada.