Olá Paulo,
Vc teria foto dessas peças que vc esta falando? Tentei imaginar quais são, mas não consegui.
As fotos podem ser no proprio carro.
Abs.
Versão Imprimível
Marco,
você não se lembra, mas tinha um porta-objetos aí onde está o seu PX...
Se não tinha, o meu tem um exatamente nessa posićão.
segue uma foto do carro (o seu :mrgreen:)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...5&d=1238020374
Esse que vc citou que custa....Caros mesmo são os sobressalentes do porta-objetos central do console (R$ 594,45)
O meu ainda esta ai, eu cortei o fundo para colocar o radio e comprei outro sobressalente desse meu amigo por 140,00 e ele tem mais um ou dois.
Se quizer me fale e pego pra vc.
Abs.
Pô Marco.... 450 de diferença é uma boa grana! :shock:
Acho que vou ficar com esse e o do lado esquerdo. Depois eu procuro o porta-luvas...
Assim que você pegar, mande um email ou MP com seus dados bancários que eu mando o endereço pra entrega. Dependendo da data, posso pegar contigo, já que devo ir a SP daqui uns quinze dias.:concordo: Um desvio pra Pinhal deve ser interessante....8-)
Marco, você entendeu certinho !
O porta objetos central é a gavetinha preta onde você instalou seu rádio (fotos 1,2,3 e 4)
O porta-objetos do lado esquerdo é esse da foto 5. Tem o painel que fica embaixo da coluna de direção e a gavetinha, onde o Newton instalou o rádio dele.
Vou querer "ambos os dois" para ficarem de sobressalentes.
Hoje chegaram de Indaiatuba a antena B-2050 e o suporte M-600, ambos da Aquarius.
Então, já peguei a câmera e desci até o carro para ver onde colocar a antena.
O vacilão aqui só esqueceu de comprar o cabo, então, fiz novo pedido á Radiohaus, dois cabos e mais um suporte.
Imagens:
- Da direita para esquerda: Suporte M-600, B-2050 (PX), M-470 (5/8 VHF, 2x5/8 UHF), M-270 (1/4 VHF, 5/8 UHF). Para referência, a B-2050 tem aproximadamente 50 cm.
- Outra alternativa, no centro da porta. Para quem só tem uma antena, essa localização é mais favorável.
- Primeiro ponto para instalar a antena de PX. Como pretendo instalar também uma antena de VHF, tenho que deixar um espaço. O ideal seria arrumar uma distância suficiente para não haver interferência entre as duas. Deve ser impossível, afinal, é um carro pequeno. Talvez se a antena de VHF (como é menor) ficasse no centro do capô, perto do párabrisas.
- Antena bem inclinada, para não esbarrar em nada na garagem, a ponta da antena tem que ficar abaixo de 2,20m. Não medi a altura livre no portão, mas como não pretendo entrar (ou sair) de ré, não deve dar galho.
- Ao lado da maçaneta. Não é um grande lugar, mas não sei que antena o Marco está usando. Quanto mais distante do metal da carroceria ficar, melhor. (foto do Marco-Maga)
O raciocínio de afastar lateralmente a antena de outros objetos metálicos visa buscar o mínimo de acoplamento entre ela e o carro, que pode causar descasamento de impedâncias e consequente aumento de ROE.
Por esta razão, a beirada inferior da porta, apesar de prover bons pontos de apoio para o suporte de antena, é talvez o pior lugar para colocar uma antena.
Pmarc,
Com base nessa foto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...0&d=1239234119
Coloque a base da antena em cima do lado direito e ao incliná-la faça deitando a antena para o lado esquerdo (fazendo um ângulo de 45 graus). Fica bem melhor que inclinar a antena para tras (ver a foto no link).
Outra coisa:
A base da antena do lado direito da foto (em cima) fica melhor para passar a fiação).
Att
Então, TMorais, a idéia é usar duas antenas na porta traseira. Uma delas para o PX e outra para VHF.
De fato. Acho que dá para passar o cabo coaxial pela beirada da porta, colado com silicone até a dobradiça, entrando no habitáculo por aí.Citação:
Outra coisa:
A base da antena do lado direito da foto (em cima) fica melhor para passar a fiação).
Passei o feriado (quarta a tarde até ontem de manhã) andando em volta do carro.
Tirei todos os acabamentos plásticos desde a porta traseira até o finca-pés...
Olhei, olhei e acabei passando os cabos coaxiais pelo lado do passageiro e quase não dá. Comprei os cabos de 5,5m da Aquario. Sugiro ao próximo que for fazer isso, que compre os conectores e o cabo soltos e instale sob medida.
Fotos logo mais á noite, num post longo....
Dá pra passar na porta, perto da beirada, pelo lado de cima da vedaćão. O Coaxial entra no habitáculo por baixo da lanterna direita.Citação:
Postado originalmente por pmarc
Fotos logo mais á noite.
Conforme prometido, aí vai o post.
Primeiro o arrazoado:
Eu sou radioamador, mas a razão para colocar um rádio no carro é utilitária, portanto a idéia de colocar além do equipamento de radioamador, também um de faixa do cidadão.
Para instalar esses equipamentos, que operam em freqüências diferentes, são necessárias antenas diferentes. Especialmente pois pretendo operar móvel em VHF e UHF, além dos 11 metros. Então teremos duas antenas.
Esses carros mais modernos (como os nossos) não tem tantas opções de pontos para fixação de antenas quanto os antigos (Bandeirantes, Land Rovers, etc). Consegui enumerar algumas:
- Na beirada do capô. Fica feio nas condições urbanas, mas é comum vermos esse tipo de instalação em veículos no aeroporto (talvez por conta da limitação de espaço vertical) ou na savana africana. Nos motores com mais eletrônica embarcada, pode ser um problema de mão dupla. A antena está mais próxima da fonte de ruído, piorando a estática (QRN) e uma fonte forte de radiação EM próxima dos circuitos do motor.
- Na beirada da porta traseira. São três lados disponíveis, superior, esquerdo e inferior. Para evitar contatos indevidos com a antena durante a operação, a fixação alta se faz necessária.
- Nos suportes de fixação do rack. Vi uma instalação assim numa Parati (ou outra perua pequena). É uma instalação permanente e apresenta o problema de rotear os cabos coaxiais para dentro do habitáculo. Dependendo de como for instalada, pode impossibilitar ou dificultar o acesso ao bagageiro. Num carro alto, o problema é mais sério ainda. Infelizmente, me esqueci de fotografar.
Optei por instalar as duas antenas, uma dual VHF/UHF e uma bobinada para os 11 metros na beirada superior da porta traseira, conforme pode ser visto na foto 1.
Comecei removendo todos os revestimentos plásticos da porta traseira, começando pelo brake-light (foto 2), A presilha saiu fácil colocando a unha por baixo e pressionando levemente.
Caso não saia assim tão fácil, pressione o pino central e depois puxe a borda. Deve sair com um mínimo de força.
Desparafusei o brakelight (foto 3) e desconectei os fios. Caso seja necessário melhorar o aterramento na antena, esses parafusos estão numa boa posição. Um pedaço de malha de cobre e um terminal argola devem dar conta do recado.
Para remover todos os revestimentos, achei que precisaria de uma alavanca, mas algo que não estragasse nem a pintura, nem os plásticos. Resolvi com uma escova de dentes velha e um mini arco de serra. Cortei a cabeça num ângulo que facilitasse a inserção da ferramenta. (foto 4)
Opções de roteamento:
1. Cabo coaxial desce por dentro da porta traseira e entra no habitáculo pela mangueira sanfonada existente. Soltei o plástico transparente. Aquela cola é uma maldição e uma benção. Ela solta, mas gruda (muito) e em tudo. Pelo menos facilita na hora de colocar de volta.a. Descendo pelo orifício sob o brake light, vai para a esquerda, passado pela dobradiça e saindo próximo ao sanfonado (foto 5). Não funcionou.
Por trás da dobradiça...(foto 1)
Não há espaço suficiente para a guia e a ponta do cabo (foto 2) . Mesmo que eu não estivesse usando um cabo pronto (representou pouca vantagem), não passaria.
Se usasse cabo coaxial RG-174 ao invés de RG-58, talvez houvesse espaço.
No entanto, o RG-174 apresenta perdas superiores a 0,2dB/m entre 25 e 30MHz ou cerca de 1dB na instalação toda. Acima de 80MHz, as perdas são superiores a 0,3 dB/m.
Para comparação, as perdas (aproximadas) do RG-58 são 0,05dB/m em 30MHz e 0,1dB/m em 80MHz.
Conectores de alta qualidade (não é o caso nacional) apresentam perdas de inserção da ordem de 0,5dB, resultando em mais um dB perdido. Nossa antena, que tinha um ganho teórico da ordem de 2dB, agora não tem mais ganho algum.
Então, vamos tentar outro caminho:
1b. Pelo lado direito da porta (perto do trinco). Aí tem espaço não só para o passa-fio, mas também para os dois coaxiais (foto 3) ! Como eu fiquei feliz! Enfim iria terminar a instalação!
Doce ilusão, pois pela mangueira sanfonada, além de ter que tirá-la do encaixe, melando a mão com aquela substância amarela que há no interior da porta, mal existe espaço para o passa-fio, que dirá para a ponta do coaxial.
Mas o animal aqui é chucro feito mula véia e insistiu. Insisti tanto que consegui atravessar o passa-fio para o outro lado da manqueira sanfonada. Insisti mais um tanto com coaxial e ponta, até que ouvindo a "dica" do zelador, cortei a ponta do cabo. Duh. :parede::parede::parede::parede::parede::parede:
Forcei tanto que o coaxial acabou passando (foto 4) . Mas a mãe natureza me deu vários avisos que não era por ali o caminho.... No jantar, comi uma porção da capim para aprender a não insistir no erro.
Zurrei por uns dois minutos e me pus a abanar as... ERRR... me pus a pensar.
Acredito que ficou bem estabelecido que por dentro da porta não há caminho para RG-58.
Olhei para a dobradiça da porta e vi os dois parafusos de fixação da lanterna direita. Consultei o manual. É dá pra passar por aí. Tirei a lanterna e examinei o caminho (foto 5).