Postado originalmente por
MBrau
mao de obra : se voce ta tentando tirar o diferencial pelo lado, arrancando a homocinetica, faz o seguinte :compre umas duas marretas de boa qualidade, uns 5 kilos cada uma, e bata bastante, pra quebrar tudo em pedaços bem pequenos, pra vc conseguir tirar, se nao nao vaiu sair nem fudenu .... (kakakakakakakakakak)
é brincadeira, fiote .... nao tou te desmerecendo .... mas, aqui no forum, agente tem que aproveitar pra tirar um sarro dos colegas ...... kakakakkakak ...... é que, falando assim, percebe-se que vc entende de mecanica tanto quanto eu : NADA !!!!(ou, quase nada !!! kakakak) .....
meu camarada, pague um bom mecanico, e evite prejuízos ..... o profissional ja esta acostumado .... alem do que, nao é so tira-e-poe nao .... regular diferencial nao é tao facil assim, requer ferramental .... tirar, é bastante facil .... os parafusos que "colam" um lado no outro, e ta pronto ... mas, re-montar na carcaça, num é facil nao ....
Ô Cândido,
É claro que tu estás brincando! Afinal vocês aí de Minas devem ser os caras que mais entendem de Vitara no Brasil (pelo menos é o que eu acho).
Jipeiro que não dá palpites em mecânica não é jipeiro! É condutor de veículo com traçao nas 4 rodas.
Desculpa aí! Eu não quero confusão mas acho que correr pro mecânico sem pelo menos ter uma base do que é feito na viatura é insanidade (ou ingenuidade) ou uma grande sobra de dinheiro pra torrar!
Quanto à troca do focinho do Vitara não é tão difícil, apenas requer ferramentas básicas, uma boa morsa (ou torno de bancada) e disposição!
Bota a viatura nos cavaletes (ou elevacar), retira o cardan, solta o pivô do munhão da direita (a peça onde é presa a manga de eixo), retira a homocinética do lado direito, solta a panela (carcaça) que é presa em dois tirantes. Depois solta o focinho da panela. Importante verificar, antes de desmontar como está o contato da coroa&pinhão (para isso é só pintar alguns dentes com amarelo xadrez e acionar manualmente o conjunto para marcar o contato) é bom tirar uma foto! Se tiver relógio comparador já verifica a folga entre os dentes (backlash). Depois desmonta o conjunto da coroa e do pinhão, marcando a posição das peças (um traço de tinta basta). Remonta o cj. do pinhão todo o cj. da coroa, usando trava-rosca nos parafusos depois vai ajustando a folga e contato da C&P (sempre verificando com tinta), se tiver um torquímetro para verificar o torque de giro (pré-carga) dos rolamentos é melhor ainda. Pode ser necessário adicionar ou retirar calços no cj do pinhão para corrigir. É importante aproveitar a desmontagem e trocar os retentores da homoccinética (lateral da panela) e do cj. do pinhão (montado no focinho). Depois é só ir remontando tudo!
Falo com tranquilidade porque eu mesmo fiz a troca quando quebrei o focinho de alumínio!
Todos estes passos estão descritos nos manuais disponíveis para download aqui no forum mesmo! Quanto à adaptação do focinho do samurai, não posso falar porque coloquei um plug&play.
Duvido que metade dos mecânicos faça o procedimento com todos os instrumentos indicados! É na base da experiência mesmo! Por isso acho indispensável que o jipeiro saiba pelo menos analisar se o mecânico é bom ou se é um "baita trovador". Depois que está montado no lugar e quebrar, o problema é seu... foi mau uso e etc)
Grande abraço