Não sei se é o caso... mas no meu o problema é que o pneu é mais largo que a roda (muito mais q o normal).. portanto o próprio pneu "rebola" na roda... isso acontece em curvas, quando o carro "joga" a traseira pela força da inércia/gravidade...
Em breve vou trocar meus Pneus e colocar uns mais finos... aviso ai sobre o resuldado da coisa!
Não sei se é o caso... mas no meu o problema é que o pneu é mais largo que a roda (muito mais q o normal).. portanto o próprio pneu "rebola" na roda... isso acontece em curvas, quando o carro "joga" a traseira pela força da inércia/gravidade...
Em breve vou trocar meus Pneus e colocar uns mais finos... aviso ai sobre o resuldado da coisa!
Bom... postando meu resultado após a troca dos pneus... melhorou 30%... estava com pneus 31x11,5 (a roda é 8" ou 7"), se não me engano... são as originais de liga leve da suziki... portanto o pneu era bastante largo e dava um certo jogo...
isso resolveu 30% da instabilidade... os outros 70%, eu tirei com a folga que tinha no rolamento dianteiro... portanto, cuidado! verifiquem seus rolamentos dianteiros... o problema pode estar neles!
Abraços...
Pessoal,
todos os problemas de instabilidade, tanto na dianteira quanto na traseira, tem a ver com a suspensão e pneus.
Para as saidas de traseira, o problema é o conjunto mola e amortecedor. JA passei por 2 Vitaras, um 3D e um 5D. No 3D o melhor conjunto foi amortecedores de Kadett e molas de Chevette. Diminuiram consideravelmente as saidas de traseira em costeletas e reboladas. NÃo vou dizer que terminou com elas porque vendi o carro pouco tempo depois para pegar um 5D.
No 5D, atualmente uso os amortecedores de Omega Suprema com molas de Opala 6CC. O carro é sentado no chão nas estradas de terra. Simplesmente não rebola nada.
Para os Vitaras originais, recomendo os amortecedores pressurizados traseiros da Caravan 6cc. Testei no meu e ficou muito bom, melhor que os de Omega Suprema, mas são mais curtos, e para carros levantados não da.
Na dianteira, o problema principalmente em estradas é devido aos angulos de Caster e Camber. Infelizmente não temos como regular isso devidamente. Em breve estarei fazendo alguns testes com substituição da balança dianteira por uma com muito mais Caster e Camber, deixando estes angulos parecidos com os de carros convencionais.
Aguardem!
E quanto aos Pneus, tem uns que deixam o Vitara muito instavel mesmo. Talvez por serem projetados para camionetes mais pesadas, com borracha mais dura. Por exemplo em usava um, firestone Firehawk ATX 235/75 R15, ele tem um desenho AT. Coloquei entào uns GG 30"x9,5 e o carro mudou muito no comportamento tanto no asfalto como na terra. Antes eu usava em média 20 libras na terra, e na cidade 23 a 25 no maximo. Agora com os GG, uso 28 em todas as cituaçòes, aliado a suspensão nova, fica show em qualquer terreno.
Pessoal,
todos os problemas de instabilidade, tanto na dianteira quanto na traseira, tem a ver com a suspensão e pneus.
Para as saidas de traseira, o problema é o conjunto mola e amortecedor. JA passei por 2 Vitaras, um 3D e um 5D. No 3D o melhor conjunto foi amortecedores de Kadett e molas de Chevette. Diminuiram consideravelmente as saidas de traseira em costeletas e reboladas. NÃo vou dizer que terminou com elas porque vendi o carro pouco tempo depois para pegar um 5D.
No 5D, atualmente uso os amortecedores de Omega Suprema com molas de Opala 6CC. O carro é sentado no chão nas estradas de terra. Simplesmente não rebola nada.
Para os Vitaras originais, recomendo os amortecedores pressurizados traseiros da Caravan 6cc. Testei no meu e ficou muito bom, melhor que os de Omega Suprema, mas são mais curtos, e para carros levantados não da.
Na dianteira, o problema principalmente em estradas é devido aos angulos de Caster e Camber. Infelizmente não temos como regular isso devidamente. Em breve estarei fazendo alguns testes com substituição da balança dianteira por uma com muito mais Caster e Camber, deixando estes angulos parecidos com os de carros convencionais.
Aguardem!
E quanto aos Pneus, tem uns que deixam o Vitara muito instavel mesmo. Talvez por serem projetados para camionetes mais pesadas, com borracha mais dura. Por exemplo em usava um, firestone Firehawk ATX 235/75 R15, ele tem um desenho AT. Coloquei entào uns GG 30"x9,5 e o carro mudou muito no comportamento tanto no asfalto como na terra. Antes eu usava em média 20 libras na terra, e na cidade 23 a 25 no maximo. Agora com os GG, uso 28 em todas as cituaçòes, aliado a suspensão nova, fica show em qualquer terreno.
[]s
O meu tambem tinha esse problema de rebolar, estava com os pneus deformados, troquei e resolveu 80%, depois verifique os rolamentos traseiros, estavam desgastados e com folga nas rodas, troquei e parou de rebolar totalmente.
O meu não só rebola demais em terrenos acidentados, como esse rebolado é sentido nas estradas, quando há ondulações longitudinais na pista (tipo, aquele “trilho” que os caminhões fazem por rodarem sempre no mesmo ponto) isso a 120 km/h!!! Já passei muito aperto quando alguém me ultrapassa o próprio empuxo de ar muda a direção do meu carro gerando um desconforto enorme.
Já levei nos “especializados” em suspensão e disseram que as medidas (alinhamento, camber e cáster) estão tudo em ordem.
Parto do presuposto que seja a suspensão. Sendo que o amortecedor traseiro é novo e o dianteiro está firme, acredito que as molas devam estar gastas (o caro está com 60.000Km) o que acho estranho para uma Kilometragem tão baixa. Mas vou fazer a sua experiência e trocar para as molas do Chevette. E vamos ver...
O curioso é que ele tente a puxar sempre para a esquerda e dá uma leve sensação de que o eixo traseiro está “solto”. Sei lá, não devo estar acostumado dom esse tipo de suspensão.
Bem, considerando as empresas de alinhamento e geometria, o meu carro também esta ok!
Mas na verdade é conhecido que os valores ideais mesmo são outros.
Não lembro os valores de cabeça, mas quanto mais o angulo do eixo for girado para tras, mais pesada a direção, mas mais estavel e com menos tendencia de trocar de sentido. Tipo, o Vitara original fica em torno de 1 grau. Mas o melhor, e que muito carros ficam é em torno de 3 graus.
A inclinação da roda no topo para dentro também é importante. Mas normalmente o Vitara fica bem ai. É para ser entre 0º e -0º30'.
[]s
Esse ângulo de giro para trás que vc falou é a convergência entre as duas rodas dianteiras? ou o cáster? Pois quando estou em curvas para a esquerda sinto que o carro segura bem melhor do que para a direita (aonde ele varia a direção também, tendendo a "fechar" mais a curva).
As medidas que eu tenho é +1,5º de cáster e uma observação nas medições.
"corrigir convergência traseira, câmb dir. 1º"...
Fiz o alinhamento técnico do eixo traseiro para corrigir tal divergência, mas continuou na mesma.
Estou suspeitando até de algum problema com a direção hidráulica..
Comprei recentemete um Vitara JLX 3D MT automatico ano 97, observei isso também, dentro da cidade nem tanto mas na estrada, a coisa fica feia, se piscar vai para no meio do mato.( que merda e essa? já tive CJ5, Samurai e nunca vi coisa igual) mas com os pneus que estou usando só pode dar nisso!! Veja só uso pneu General 275x60 15 pode? parece mais um sapão!!