O meu Grand Vitara parou de rebolar depois que troquei os 4 amortecedores e os 4 pneus, ficou muito melhor
Versão Imprimível
O meu Grand Vitara parou de rebolar depois que troquei os 4 amortecedores e os 4 pneus, ficou muito melhor
Fala Fabio,
Interessantes as adaptações que vc fez.
O meu não só rebola demais em terrenos acidentados, como esse rebolado é sentido nas estradas, quando há ondulações longitudinais na pista (tipo, aquele “trilho” que os caminhões fazem por rodarem sempre no mesmo ponto) isso a 120 km/h!!! Já passei muito aperto quando alguém me ultrapassa o próprio empuxo de ar muda a direção do meu carro gerando um desconforto enorme.
Já levei nos “especializados” em suspensão e disseram que as medidas (alinhamento, camber e cáster) estão tudo em ordem.
Parto do presuposto que seja a suspensão. Sendo que o amortecedor traseiro é novo e o dianteiro está firme, acredito que as molas devam estar gastas (o caro está com 60.000Km) o que acho estranho para uma Kilometragem tão baixa. Mas vou fazer a sua experiência e trocar para as molas do Chevette. E vamos ver...
O curioso é que ele tente a puxar sempre para a esquerda e dá uma leve sensação de que o eixo traseiro está “solto”. Sei lá, não devo estar acostumado dom esse tipo de suspensão.
Obrigado,
Paulo.
Bem, considerando as empresas de alinhamento e geometria, o meu carro também esta ok!
Mas na verdade é conhecido que os valores ideais mesmo são outros.
Não lembro os valores de cabeça, mas quanto mais o angulo do eixo for girado para tras, mais pesada a direção, mas mais estavel e com menos tendencia de trocar de sentido. Tipo, o Vitara original fica em torno de 1 grau. Mas o melhor, e que muito carros ficam é em torno de 3 graus.
A inclinação da roda no topo para dentro também é importante. Mas normalmente o Vitara fica bem ai. É para ser entre 0º e -0º30'.
[]s
Deixa ver se eu entendí direito.
Esse ângulo de giro para trás que vc falou é a convergência entre as duas rodas dianteiras? ou o cáster? Pois quando estou em curvas para a esquerda sinto que o carro segura bem melhor do que para a direita (aonde ele varia a direção também, tendendo a "fechar" mais a curva).
As medidas que eu tenho é +1,5º de cáster e uma observação nas medições.
"corrigir convergência traseira, câmb dir. 1º"...
Fiz o alinhamento técnico do eixo traseiro para corrigir tal divergência, mas continuou na mesma.
Estou suspeitando até de algum problema com a direção hidráulica..
Valeu!
Paulo
Eduardo,
Comprei recentemete um Vitara JLX 3D MT automatico ano 97, observei isso também, dentro da cidade nem tanto mas na estrada, a coisa fica feia, se piscar vai para no meio do mato.( que merda e essa? já tive CJ5, Samurai e nunca vi coisa igual) mas com os pneus que estou usando só pode dar nisso!! Veja só uso pneu General 275x60 15 pode? parece mais um sapão!!
Rbrito. :evil:
Tive Opala e vários Chevettes e o comportamento em costeletas e outros pisos irregulares é parecido com o Vitara - mas a semelhança para por aí. Devemos sempre lembrar que o Vitara tá mais prá jipe do que prá automóvel comum, pois tem chassis, caixa de redução e transferência, um diferencial dianteiro e outro traseiro, dois cardãns, braços de suspensão que lembram os JPX e os primeiros Troller, e por cima disso tudo é que vem a carroçaria, que é um conjunto separado e apoiado em cima do chassis por meio de calços de borracha. Nada a ver, portanto, com os demais automóveis.Citação:
Postado originalmente por Periquitooffroad
É verdade que melhora muito se usar o amortecedor de Omega Suprema.
Oi pessoal,
Acho que essa rebolada do Vitara é normal. Em todos que eu andei antes de comprar tinham esse comportamento. O meu tb tem.
Essa instabilidade acima dos 100km/h acho que é por conta do sistema de setor e sem-fim da direção, essas caixa sempre tem uma folga mínima, que aparece bem em altas velocidades.
Periquito, vc falou em 3,7cm máximo na dianteira, por causa da bandeja, isso dá 1,5", que pneus posso usar nessa configuração ?
o meu tmb rebola , mas não vi nenhum problema nisso , ja acostumei em 1 semana , ... da até mais emoção em trilhas leves ... e na estrada não senti nada ...
E aí galera...
Tenho um Vitara 97/98 5P com calço 2".
Quando comprei os amortecedores traseiros estavam estourados. Troquei pelos de kadet GSI e achei fracos. Ele realmente rebola de traseira. Me indicaram os de omega perua que são robustos, e para os dianteiros os de Chevete. Alguem tem alguma informação sobre os dianteiros???? Pô, misturar chevete no meu Vitara!!!
Abraços,
Rogério
Revivendo o tópico, só pra deixar a minha opinião para o caso de futuros suzukeiros consultarem o tópico antes de adquirir uma viatura.
Meu vitara tem 1" na frente e descobri recentemente que ele tem 1,5" na traseira. Amortecedores e molas originais e nunca senti nenhuma rebolada na estrada. Somente quando transponho obstáculos na trilha que ele dá uma balançada na traseira. Balançada muito boa por sinal, coisa que só jipes proporcionam, hehehe.
[]´s
Fala Paulo,
Tambem notei essa "rebolada", pensei que fosse amortecedores, mas antes de sair trocando as peças vou examinar mais minuciosamente. Quanto a instabilidade, eu acho que é tipico dos carros com eixos curtos, eles ficam meio "nervosos". Gosto de mountaim bike e tenho duas bicicletas, uma tem 1 pologada a menos que a outra, e sinto a diferença. A curta é mais ágil mas a bike maior me passa mais segurança, acho que é isso. Quanto a instabilidade nas retas, tem que se observar a altura do carro e o tamanho e o tipo dos pneus, pois pode ocorrer que a velocidade final pode ser maior que apresenta no velocimetro. Lembre-se que estes carrinhos são feitos para rodar off-road. Outra coisa, vc manda ver alinhamento, cambagem, as buchas e as folgas dos terminais de direção.
Um abraço!!!:concordo:
O meu tambem tinha esse problema de rebolar, estava com os pneus deformados, troquei e resolveu 80%, depois verifique os rolamentos traseiros, estavam desgastados e com folga nas rodas, troquei e parou de rebolar totalmente.
Espero que tenha ajudado. ok