Postado originalmente por
diogo ludovico
Leo, deixa eu esclarecer.
Não tenho $$$ para bancar dois veiculos, ah se eu tivesse ai muita das minhas preocupações seriam resolvidas. Pelo contrario, só posso ter uma viatura, e esta é o meu samurai. A principio iria colocar os 31", para isso comprei o kit do fabil, porem quando descobri que meus diferenciais estavam destruidos, acabei optando pelos de rural, para que os 31" não ficassem no limite do eixo.
Mas como uma coisa puxa a outra, muitos me diseram que com eixos de rural + 31" eu ficaria com um vão inferior aos eixos originais + 31", assim como tanto pra o 31 quanto para os 33" 90% do serviço seria o mesmo (adaptação etc), migrei para os 33", que por sina lairiam a R$ 56,00 mais caros cada que os 31".
A questão é, mesmo sabendo que ele ficará um pouco "grande", ainda sim será meu caro do dia a dia, ou seja, terei sim que carregar 4 pessoas, ou bagagem em uma viagem, ainda pretendo colocar um bagageiro com hilift e pelo menos uma galão de gasolina para deslocamentos maiores.
Conversando com jipeiros daki de Goiânia, inclusive com proprietários de outros samurais, descobri que tinha que me atentar não somente a relação mas tb o peso do carro.
Exemplo é o Walter, ele tem um samurai 95 com Xcrawler 4.16, pneus 30" guincho de 12000 libras, quebramato, baguageiro com hilift, alem de 2 galões de gasolina de 10L cada presos no bagageiro.
O que ele me relatou é que mesmo com o Xcrawler, quando o carro está lotado (ele usa em expedições) ele sente o caro fraco, a relação está perfeita, na verdade seria perfeita com uso de pneus 31", porem com quase 400Kg de carga (contando o passageiro e o motora) acaba que fica fraco para o motor de 69CV do samurai.
Dai minha preocupação entre usar a relação 4.89 que seria 1% mais reduzida ou a 5.38 que seria 10% reduzida, pois sei que os 33" pesam um bocado, e quero deixar o caro de forma que este não fique limitado ou fraco demais.
Marcel, obrigado pelo alerta, verificarei com atenção a regulagem da coroa pião bem como o uso de leo especial para diferenciais com bloqueio LSD.