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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Fabil
    é 1/2 verdade.. o fato dos samurais nao possuirem diff central, a maneira mais suave de vc engatar/desengatar a tracao é com o carro em linha reta ( se vc tentar engatar/desengatar com a direcao virada o engate fica duro)
    enfim.. a alavanca de tracao tá dura ? basta andar alguns metros p/ frente ou p/ tras em LINHA RETA que ela fica macia e engata normal

    isso tanto na terra como no asfalto ( nao estou entrando no assunto de usar 4x4 part-time em asfalto, ok?? isso é outro papo)

    mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais.

    mas como seu samurai a Tcase é diferente, a alavanca nao usa o mesmo sistema de buchas, se ela travou e ate agora ( mesmo depois de andar com o jipe em linha reta) vc nao conseguiu destravar certamente tem algum problema, provavelmente quebra ou empeno dos garfos

    T+
    Fabil se vc andar com 4x4 em pisos aderentes a tração vai ficar dura de desengatar sim ...
    a tcase d osamuca não foi feita p/ engates em movimentos , o fato de vc conseguir não quer dizer que se deve fazer
    agora se andou só em linha reta , ai não deveria ficar dura mesmo e indicaria um problema na caixa mas cara ele disse que rodou no asfalto .. sem duvidas teve curvas no trajeto
    []'s

  • #14
    Citação Postado originalmente por vnogueira
    Beto,

    Valeu pelos esclarecimentos.

    Na verdade tudo foi engatado e desengatado com o veículo parado, costume mesmo, pois sempre fiz assim no meu Willys, mas mesmo assim isso aconteceu.

    Mas me fale uma coisa, tem alguma dica ou procedimento para engatar ou desengatar a tração, tipo ter que dar ré pra desengatar, enfim, ou basta estar parado e em terreno bom?

    Abraço,

    Vitor
    nada de especial .. igaul nowillys com a vantagem de ser uma alavanca só então vc nunca vai esquecer de traçar p/ tentar reduzir etc etc ..
    traça e reduz nas mesmas condições que willys ou seja em terrenos de baixa aderencia
    se usar nos lugares certos e babinha de engatar e soltar .. beeeeeem mais suave que o velho cj ...
    []'s

  • #15
    Usuário Avatar de Fabil
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    Muts,, exatamente... NAO se deve usar 4x4 part-time no asfalto/piso aderente..

    em chuva fica por sua conta e risco... melhora a dirigibilidade ? sim melhora, mas vai que a chuva passa, e vc esquece de desligar???

    T+
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  • #16
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    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda
    Fabil se vc andar com 4x4 em pisos aderentes a tração vai ficar dura de desengatar sim ...
    a tcase d osamuca não foi feita p/ engates em movimentos , o fato de vc conseguir não quer dizer que se deve fazer
    agora se andou só em linha reta , ai não deveria ficar dura mesmo e indicaria um problema na caixa mas cara ele disse que rodou no asfalto .. sem duvidas teve curvas no trajeto
    []'s
    Beto,

    Sem dúvida, andei no asfalto e fiz um curva com ele traçado, depois, já em linha reta, reduzi, andei uns vinte metros testando a reduzida em todas as marchas, e, ainda em linha reta, desliguei a redução e deixei só traçado, e depois foi um parto desengatar...

    Mas blz, agradeço a todos pelas informações, já me esclareceram...

    Só uma última dúvida, esse problema é comum só em Samurai ou em todos os veículos off-road que não possuem diferencial central?

    Abraços,

    Vitor

  • #17
    é por isso que eu gosto deste forum!!! Aqui é uma escola de 4x4!!!

    Obrigado ao Beto e ao Fabil..... já fazem 10 anos sou proprietário de Samurai e uso com frequencia o 4x4 com chuva (principalmente na estrada) mas nunca tive problemas neunhum com a tração dos mesmos....
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  • #18
    Usuário Avatar de matiasm
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    Onde posso encontrar ou se existe alguma adaptação sobre:

    "mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais"

    Muito Obrigado
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  • #19
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    ô Matias...

    essa bucha vc encontra na www.suzucar.com.br / www.alternativa4x4.com.br ou se vc conseguir uma empresatada p/ tirar medida, qualquer torneiro faz uma de nylom p/ vc...

    T+
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  • #20
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    Citação Postado originalmente por Fabil
    ô Matias...

    essa bucha vc encontra na www.suzucar.com.br / www.alternativa4x4.com.br ou se vc conseguir uma empresatada p/ tirar medida, qualquer torneiro faz uma de nylom p/ vc...

    T+

    não posso tirar a estragada para o torneiro fazer? ou não serve para copiar?
    MATIAS MOSCHEN
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  • #21
    Usuário Avatar de Fabil
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    talvez sim... vai depender do estado dela... tem casos em que a bucha desmancha toda... se a sua ainda estiver inteira, da p/ o torneiro fazer outra tomando ela como medida sim... basta ele levar em consideracao o desgaste e fazer a nova ( na parte conica, ou seja a parte de atrito com a rotula) alguns mm maior p/ compensar..

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  • #22
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    Citação Postado originalmente por Fabil
    talvez sim... vai depender do estado dela... tem casos em que a bucha desmancha toda... se a sua ainda estiver inteira, da p/ o torneiro fazer outra tomando ela como medida sim... basta ele levar em consideracao o desgaste e fazer a nova ( na parte conica, ou seja a parte de atrito com a rotula) alguns mm maior p/ compensar..

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    Valeu camarada, muito obrigado pelas dicas...
    MATIAS MOSCHEN
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  • #23
    Citação Postado originalmente por n0gs
    E o vitara?
    possui este diferencial central que "assimila" as diferenças de rotações?
    A situação do Vitara é a mesma do Samurai, isto que foi dito vale para as duas viaturas.

  • #24
    Usuário Avatar de matiasm
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    Citação Postado originalmente por matiasm
    Valeu camarada, muito obrigado pelas dicas...

    Me disseram pra pegar um cabo de vela na NGK por exemplo e cortar e colocar lá no lugar dessa bucha de forma a encaixar certinho?

    Pode isso?

    Alguém já fez isso?

    Me disseram que nunca mais incomoda...
    MATIAS MOSCHEN
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