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Tópico: GRAND VITARA

  • #3469
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    Citação Postado originalmente por Mladeira Ver Post
    Somete complementando a informação do Romero, inclusive não é indicado colocar em 4X4 lock em asfalto, mesmo que molhado. Já na terra, coloca direto pois a estabilidade vai melhorar muito. Testei no SZK Adventure e dei umas derrapadas bonitas e sentindo o carro nas mãos, com a maior segurança...
    Olá a todos, finalmente eu sou um SUZUKEIRO! Comprei a minha GV3 09 com 10500Km...Perfeita, puta carro! Dá até dó de colocar em off-road!!! Eu não tive coragem ainda.

    A propósito, só comprei por indicação de todos vocês, obrigado!

    Sobre o 4x4 Lock, estava vendo no manual do carro, e ele indica para piso molhado mesmo no asfalto, como eu não entendo um kct disso ainda, seria legal alguém nos explicar sobre a diferença entre os modos 4x4 e quando usar. O manual é bem simples neste quesito, deveria dar mais exemplos.

    Abraços,
    Bruno

  • #3470
    Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    Quando você fala protetor de diferencial deve ser na verdade o da caixa de transferência certo?
    Reinstale os protetores, um de cada vez. Ponha o da frente, que protege o motor e ande uns dois dias com o carro. Se tud estiver ok instale o da caixa de transferência. Assim vai saber de onde vem o problema mas eu apostaria no protetor da caixa encostando na mesma.
    E a propósito de questões técnicas, alguém sabe pra que serve aquele arco de espuma que envolve a entrada de ar do motor? O meu se soltou.
    Abs

    Luiz

    O meu também soltou parcialmente em uma lavagem de motor não autorizada em um posto daqui. O rapaz da Yuki colou com super bonder e ficou perfeito.
    []s
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

  • #3471
    Citação Postado originalmente por gobbato Ver Post
    Olá a todos, finalmente eu sou um SUZUKEIRO! Comprei a minha GV3 09 com 10500Km...Perfeita, puta carro! Dá até dó de colocar em off-road!!! Eu não tive coragem ainda.

    A propósito, só comprei por indicação de todos vocês, obrigado!

    Sobre o 4x4 Lock, estava vendo no manual do carro, e ele indica para piso molhado mesmo no asfalto, como eu não entendo um kct disso ainda, seria legal alguém nos explicar sobre a diferença entre os modos 4x4 e quando usar. O manual é bem simples neste quesito, deveria dar mais exemplos.

    Abraços,
    Bruno

    Bruno,

    Parabéns, pois fizeste um excelente compra. E no off road também é show! Experimente!

    O modo 4x4lock também pode ser usado no asfalto, desde que esteja escorregadio. Eu já usei na serra de Petrópolis em dia de muita chuva, pois senti um pouco a dianteira sem tração. Não vejo problemas para este uso, sempre que as condições sejam de menor aderência.

    Se você sabe inglês, veja uma animação no site da Suzuki americana sobre o sistema de tração do GV.
    []s
    Pajero Full 2p, 3.8-V6 2015 (ex GV-V6 2010)

  • #3472
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    Vou repetir o que já disse anteriormente: asfalto molhado é piso aderente e, neste caso, não se deve bloquear o diferencial central sob pena de danos ao sistema. Observem, com a devida atenção, o contido na página 4-7 (Dicas ao Dirigir) do Manual do Proprietário:

    “OBSERVAÇÃO

    Evite dirigir seu veículo em “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado sempre que puder. Dirigindo seu veículo em, “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado pode causar graves danos do trem de rodagem”

    Agora, asfalto molhado com barro ou água lamacenta escorrendo sobre ele, perde-se totalmente a aderência e, neste caso, o bloqueio do diferencial é possível, diria até, recomendável. Já, numa rodovia asfaltada em boas condições e estando o asfalto molhado, por exemplo, sob chuva, não se deve acionar o bloqueio do diferencial central, mesmo porque, com o diferencial central funcionando livre, distribuindo de forma diferente as velocidade entre os eixos, o comportamento do carro será mais estável do que estando com diferencial central travado.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #3473
    Usuário Avatar de romeroborges
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    Citação Postado originalmente por Annibal Ver Post
    Vou repetir o que já disse anteriormente: asfalto molhado é piso aderente e, neste caso, não se deve bloquear o diferencial central sob pena de danos ao sistema. Observem, com a devida atenção, o contido na página 4-7 (Dicas ao Dirigir) do Manual do Proprietário:

    “OBSERVAÇÃO

    Evite dirigir seu veículo em “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado sempre que puder. Dirigindo seu veículo em, “4H LOCK” ou “4L LOCK” em piso molhado pode causar graves danos do trem de rodagem”

    Agora, asfalto molhado com barro ou água lamacenta escorrendo sobre ele, perde-se totalmente a aderência e, neste caso, o bloqueio do diferencial é possível, diria até, recomendável. Já, numa rodovia asfaltada em boas condições e estando o asfalto molhado, por exemplo, sob chuva, não se deve acionar o bloqueio do diferencial central, mesmo porque, com o diferencial central funcionando livre, distribuindo de forma diferente as velocidade entre os eixos, o comportamento do carro será mais estável do que estando com diferencial central travado.
    concordo com o annibal, estabilidade em pista asfaltada com chuva forte depende dos pneus, principalmente para evitar a aquaplanagem, os originais bridgestone são péssimos na chuva (mesmo com aquelas chuvinhas fracas ele derrapa, aconteceu comigo com a tracker que tem os mesmos pneus originais - troquei no dia seguinte ao acontecido !) , estou com os yokohama geolandar at g12, peguei chuva forte na estrada e em subida de serra e fui numa boa, sem derrapagens ou falta de estabilidade, estando em 4x4H. vi um relato, acho que aqui mesmo no forum, de alguem que derrapou numa curva em dia de chuva fraca com os pneus originais bridgestone, chegando a bater no meio-fio e estragando o carro.
    romero

  • #3474
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    Citação Postado originalmente por romeroborges Ver Post
    concordo com o annibal, estabilidade em pista asfaltada com chuva forte depende dos pneus, principalmente para evitar a aquaplanagem, os originais bridgestone são péssimos na chuva (mesmo com aquelas chuvinhas fracas ele derrapa, aconteceu comigo com a tracker que tem os mesmos pneus originais - troquei no dia seguinte ao acontecido !) , estou com os yokohama geolandar at g12, peguei chuva forte na estrada e em subida de serra e fui numa boa, sem derrapagens ou falta de estabilidade, estando em 4x4H. vi um relato, acho que aqui mesmo no forum, de alguem que derrapou numa curva em dia de chuva fraca com os pneus originais bridgestone, chegando a bater no meio-fio e estragando o carro.
    romero
    Romero, também estou achando os Bridgestone originais péssimos na chuva. Ainda bem que não sou só eu, já estava achando que era coisa da minha cabeça. Aquaplana com muita facilidade.

    E assino embaixo do que o Annibal falou: é pior ligar o bloqueio em asfalto molhado. Perigoso até. Mesmo na terra, só ligo quando há pouca aderência. O que esse bloqueio faz é forçar que as rodas da frente e de trás rodem na mesma velocidade, distribuindo a tração por igual para os dois eixos. Isso só faz sentido em uma situação em que há a possibilidade de um dos eixos ficar com pouca tração e toda a força do motor ir para ele, fazendo o carro atolar. Não sou expert em 4x4, mas foi isso que entendi das minhas leituras, quando comprei o carro.

    Abraços,

  • #3475
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    Lembram do filme Velozes e Furiosos 3, onde dão ênfase no drifting (curvas fechadas feitas com o carro saindo de traseira)? Pois é a BOSTA do pneu original na chuva - fica igualzinho! Já passei muito susto.
    GVIII 2014 AT 4x4; Lift 3" Rocky Road; Pneus BFG T/A KO 245/75 R16

  • #3476
    Usuário Avatar de Mladeira
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    Estou achando estas discussões ótimas pois chego à conclusão de que não sou só eu que entendo pouco destas nossas facilidades de trações e pneus 4x4...
    Sendo assim gostaria de reforçar o meu ponto de vista: - Quando li o manual achei que só deveria mudar para o 4H Lock em casos de estradas de terra ou areia fofa ou escorregadia. Ao conversar com alguns ëspecialistas"eles me convenceram a jogar para esta posição assim que entrasse na estrada de terra. Um deles foi o palestrante do SZK Adventure que disse isto claramente! E disse também para não deixar nesta posição em caso de asfalto de forma alguma, nem no molhado... Segui estas instruções e, sinceramente, me senti bem à vontade e mesmo com os pneus originais nunca tive problemas... E na terra, como disse anteriormente, me senti mais seguro e até me dei ao luxo de dar uma saídas de traseira mas com o carro na mão...

    Quem com a razão? Acredito que com o tempo todos nós vamos mudar de opinião e pensando no que está sendo dito aqui conheceremos melhor nosso excelente carro!!!

    Citação Postado originalmente por Marcio Nogueira Ver Post
    Lembram do filme Velozes e Furiosos 3, onde dão ênfase no drifting (curvas fechadas feitas com o carro saindo de traseira)? Pois é a BOSTA do pneu original na chuva - fica igualzinho! Já passei muito susto.

  • #3477
    Citação Postado originalmente por Mladeira Ver Post
    Estou achando estas discussões ótimas pois chego à conclusão de que não sou só eu que entendo pouco destas nossas facilidades de trações e pneus 4x4...
    Sendo assim gostaria de reforçar o meu ponto de vista: - Quando li o manual achei que só deveria mudar para o 4H Lock em casos de estradas de terra ou areia fofa ou escorregadia. Ao conversar com alguns ëspecialistas"eles me convenceram a jogar para esta posição assim que entrasse na estrada de terra. Um deles foi o palestrante do SZK Adventure que disse isto claramente! E disse também para não deixar nesta posição em caso de asfalto de forma alguma, nem no molhado... Segui estas instruções e, sinceramente, me senti bem à vontade e mesmo com os pneus originais nunca tive problemas... E na terra, como disse anteriormente, me senti mais seguro e até me dei ao luxo de dar uma saídas de traseira mas com o carro na mão...

    Quem com a razão? Acredito que com o tempo todos nós vamos mudar de opinião e pensando no que está sendo dito aqui conheceremos melhor nosso excelente carro!!!
    Se fosse uma postagem no Facebook eu ia apertar o botão "CURTIR". rs...
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #3478
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    Eu tb, estou curtindo muito este fórum!!! Valeu pessoal!!!

    Alguma dica de estrada de terra perto de São Paulo, com desafio muito leve, bem leve mesmo?? ABs

  • #3479
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    Pneus trocados...

    Bom dia pessoal! Sou novo aqui e já aprendi muita coisa que ajudou a decidir a minha compra. Na verdade escolhi entre todos que vi o GV e a Hilux e nos test drivers gostei muito mais do GV 4x4 ...

    Em janeiro e fevereiro agora farei uma mega viagem do Rio até Maranhão nele. Apesar de ter lido várias coisas sobre pneus não deu pra chegar a uma conclusão 100%. Deixo os originais, troco por AT do mesmo tamanho ou troco por AT 245 / 65 ou 235 / 70?????? Este últimos cabem realmente no carro sem arrastar na lataria? Acho que a vantagem de trocar o perfil é poder aumentar uns 10mm ou 20mm o carro né?

    Quero ir tranquilo para poder pegar estradas de terra ou trechos de areia, se quiser, numa boa! E se chover estar seguro tb! E o pneu que vem nele não me deu segurança nesse aspecto!

    Depois da viagem vou postando umas fotos e comentário aqui tb!

    Grande abraço!

  • #3480
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    Gobbato,
    Também estou atrás de umas trilhas aqui perto de São Paulo... não precisa ser tão leve porque senão não tem graça. E fica tranquilo que o carro tira de letra! Também não precisa ser radical demais pois afinal é um GV3...
    Vi falar que tem como chegar a Cunha por estrada de terra a partir de São Paulo(?) Alguém conhece algo a respeito???
    abs

    Citação Postado originalmente por gobbato Ver Post
    Eu tb, estou curtindo muito este fórum!!! Valeu pessoal!!!

    Alguma dica de estrada de terra perto de São Paulo, com desafio muito leve, bem leve mesmo?? ABs

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