Postado originalmente por
Rafael_Reis
Pessoal, minha opinião sobre adaptações... agora falando sério.
Acredito ter sido um dos grandes difundidores das adaptações em suzuki desde quando, há alguns anos atrás, comprei meu vitara e fiz meu hoje abandonado site. Sempre gostei de fazer as coisas eu mesmo e no começo não tinha conhecimento de onde comprar peças, e vivia cercado pelo comentário que peças originais custavam uma fortuna ou eram difíceis de achar.
Pois bem, com o passar do tempo, comecei a ver essas adaptações de forma diferente, especialmente em relação ao custo. Acho que qualquer adaptação deve ser bem estudada e avaliada, algumas coisas na prática não se justificam. Recebo uns 20 e-mails por dia pedindo se peça disso ou daquilo serve no vitara ou coisa parecida.
O povo deve pensar que meu vitara tem peça de tudo quanto é canto e marca, mas na real nao é assim. Vejo gente se ferrando para enfiar uma embreagem de tempra com plato de niva no vitara enquanto a original custa 280 pila. Tira uma e põe a outra... simples, rápido e barato. Hoje o custo de manutanção de um vitara é comparável (senao mais barato) que qualquer carro popular novo. Vcs tentam enfiar um cabo de embreagem de 147 num celta ou pagam uns 120 conto num cabo específico? Difícil ne?
É o carro de uso diário, precisa ser confiável...
Então pq a obseção por adaptar nos jipes?
Muita gente se vangloria de usar motor de sei lá o que no vitara, mas eu sinceramete vi pouquíssimas adaptações que se justificassem.
Gastar 12 paus para adaptar um motor diesel num vitara? PTZ, isso é 50% do valor dele... Vende o velho, pega esses 12 paus e vc quase compra um GV ou uma SW4.
Não estou desacreditando ninguem a adaptar, só avaliem direito...
Eu mesmo estou fazendo uma modificação bem radical no meu vitara visando o desempenho offroad, mas pode acreditar que motor e transmissão mantem a confiabilidade do projeto original: é tudo ZUK.
ABração,