Postado originalmente por
rafaelsuguro
Opa,
Consegui testar um pouco e ter minhas impressões de mudança dos pneus Pirelli ATR 225/65/R17 + Lift 1.5".
Esses tipo de pneu não é novidade pra mim, eram os mesmos que usava na Pajero TR4 que tive.
Rodei uns 1500km, sendo que 1000km foram em estradas boas (Estilo Rodovia dos Bandeirantes em SP) e o restante num misto de estradas de terra ou rodovias mal conservadas (Haja buraco ou asfalto mal feito...).
Nível de ruído: Não senti muita diferença no geral na estrada, mas dentro da cidade senti menos ruídos devido ao asfalto ruim. O fato de ter "mais pneu" ameniza o asfalto ruim e irregularidades excessivas da rua.
Estabilidade: Em estradas também não senti muita diferença na estabilidade, o carro continua funcionando sem escapes/deslizes em curvas ou manobras mais bruscas. Tudo ok, inclusive com o ABS e o ESP. O diferencial foi nas estradas de terra, onde ele ficou mais estável (como esperado por ser pneus ATR) e mantendo a tração mesmo quando peguei áreas molhadas ou lamaçais (Estilo estradas pra ir pra sítios/parques mais afastados da cidade, nada de trilhas). O grande problema foi no começo acertar uma calibragem dos pneus. Me baseei nas calibragens que tinha da TR4 e que peguei da GV. Testei com 32, 34, 35 e 36 psi e o melhor resultado de evitar o carro pular feito cabrito e não impactar muito o consumo de combustível foi com 35 psi.
Consumo: Pelas medições que fiz e levando me consideração as alterações na medição do odômetro e velocímetro (velocidade real pode ficar quase 5km/h acima do que mostra no velocímetro), verifiquei que o impacto foi consumir cerca de 0.5 km/l a mais. Mas se o seu estilo de condução for mais tranquilo, essa diferença pode cair.
Além disso, o pneu não bate na caixa de roda ao esterçar a roda, mas o pneu pode pegar nela em casos de ter saídas muito inclinadas que você saia com o carro na diagonal. Mas conversando com outra pessoa que fez a mesmo tipo de serviço, ele disse que só pega com o pneu mais novo, depois que ele gasta um pouco para de fazer isso. Como pra mim isso são casos extremos, fico menos preocupado, até porque só aconteceu 2 vezes até agora.