x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42

Adaptação de Motor AP no Samuca

Senhores,

O motor do samuca (95 feixe)de um amigo meu deu calço... aproveitando a oportunidade ele estará adaptando um ap 2.0, alguém que já fez a adaptação pode dar idéia de custo, dificuldades, indicações de mecanicos em sp, etc?!?!?

Sds
    Luiz

Usuário Avatar de Dalger
    Entrada
    12/11/2003
    Local
    Goiania/GO
    Agradecimentos: 0

AP 20

O meu Samuka tem um motor AP 2.0 adaptado. Foi utilizado a flange da DEEP TEC e o motor foi instalado na posição em pé, diferente da posição original do motor. Neste caso foram necessárias algumas alterações.

Primeiro, a tubagem de admissão tem que ser alterada, pois o carburador não pode ficar inclinado. Em caso de injeção, acho que não é preciso.

Vc precisa utilizar um separador no carter, pois pode faltar oleo e o motor ir para o prego. No meu caso, utilizei o carter do logus, que é reto com o separador do motor 1.0 16V que já vem com a junta. O mecânico que fez a adaptação ainda colocou mais alguns defletores para ajudar a manter o nível do óleo no carter estabilizada, mesmo com o carro inclinado.

Se vc for utilizar o carter reto, do logus, troque tambem o pescador, pois ele completa o conjunto. Tenha certeza que o conjunto esta bem acertado, pois caso algum destes itens estiverem mal ajustados, podera fazer seu motor fundir.

O radiador que foi utilizada foi o do chevete. A bomba de gasolida, a do Corsa. O carburador, um solex 3e, mas vc poe o que quiser. Fica muito bom com uma weber 40, pois o motor vai ficar muito forte.

Coloquei uma polia regulavel no cabeçote e o regulei para torque em baixa. O motor parece frouxo de final, mas o torque fica muito bom.

Verifique a altura do motor, pois se ele ficar muito baixo, o diferencial dianteiro bate no carter e ai, ja era.

Mais ou menos é isto.

De custo, no motor OK sem os agregados, paguei R$ 2500,00, mais uns R$ 1.000,00 de peças, como alternador, carburador, distribuidor, etc, que achei tudo no ferro velho por preços bem mais atrativos.
    A mão de obra foi R$ 1.500,00, incluindo a parte elétrica.

Como o motor ficou muito alto, tive que fazer uma abertura no capo para alojar a tampa do carburador, e utilizei a tampa da L-200 como acabamento.

É por aí. se gastar 6.000 pilas, acho que tá barato, mas o resultado compensa. O motor é muito forte para o Samuka, mas fica um pouco bebedor, 3,5km/l.

Agora, prepare-se para trocar as homocinéticas, caso vc faça trilhas pesadas, pois o motor, ao contrario do original, vai girar muito fácil, com o giro subindo rapidamente. Fica muito bom de brincar.

No mais, boa sorte e sucesso.

Caraca Dalger...

3,5 km/l ???

É por causa do carburador né ??? Ele fica mais econômico que isso...

[]'s assustados...
    Eduardo Chaves Tucunduva

Usuário Avatar de Dalger
    Entrada
    12/11/2003
    Local
    Goiania/GO

Carburador

Duvido muito. O samuka vermelho, daquele amigo meu que mandei as fotos dele afundando, tem um Solex 2E e o consumo e identico.
    Talvez eu não tenha relatado, mas os dois samukas estão funcionando a ALCOOL, e não gasolina.

Pelo que conheço, na região o Jeep que tem motor AP mais economico faz 4,5 km/l com gasolina.

Entendo que os jeeps tem muito peso para o motor AP, afinal temos a caixa de redução, os cardans e os diferenciais que são muito mais pesados do que o conjunto original do AP.

Na cidade temos um Jeep Willis com o motor 2.3 16V da Ranger. Segundo o dono ele faz 9km/l na cidade. Mas ninguem nunca aferiu a vericidade das alegações, até mesmo, porque isso quem tem que aferir é o dono, maior interessado.

OPs...

Esse consumo nem em troller!

sds
    LM

Visitante
    Esse consumo tá irreal mesmo...

Bem que o motor AP 2.0 é muita coisa pro Samuca, 115 cv pode acabar estragando a caixa de marchas/transferencia.

Ja vi vários relatos de pessoas que botaram o AP 1.8 e não tiveram nem metade dos problemas.

Botam o AP 1.8 com o carburador 2E (ou injetado), so que inves dele trabalhar meio deitado, ele fica em pé. Perde-se um pouco em potência e lubrificação, mas nada muito problemático, comparando com o motor do Samuca, fica bem mais forte.

É feito uma flange pra adaptar o motor na caixa de marcha (não sabia que a deep tec tinha kit, eu tinha falado com eles e eles não tinham a uns 3 meses atrás). O sistema de arrefecimento (radiador, etc) é geralmente aproveitado e fica funcionando bem, alguns relatam que precisam aumentar o radiador (aumentando o número de colmeias, em casa de radiadores eles fazem isso fácil). O motor de arranque alguns usam do Ford KA ou do Vitara.

A bomba de gasolina pode ser a eletrica original (sendo ativada quando a ignição esta ligada) ou então a mecanica original do motor AP.

Ah tambem é necessário refazer os apoios do motor. Injetado parece que não precisa abrir buraco no capo, carburado precisa fazer, como você fez.

Estimo no total com Motor, peças e mao de obra, cerca de R$ 2.500,00 para a montagem do motor. E o consumo como relatado fica entre 8~9km/l no injetado e 7 km/l para carburado (na gasolina).

OBS: O 2.0 é bem mais beberrão que o 1.8, ainda mais com o 3E.

Se eu achar mais info posto aqui depois!

Usuário Avatar de Dalger
    Entrada
    12/11/2003
    Local
    Goiania/GO

AP20

Osvaldo,

No meu samuka, ta rodando a alcool. Depois de dar uma regulada, ele esta fazendo 3,85km/l. Não sei mais o que fazer, pois ele esta regulado. Será que os pneus 265 R16 ficam muito pesados ??

Ele é o azul escuro no meio dos outros dois.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc070114_662.jpg   -pc070115_116.jpg  

Visitante
    Oi Dalger,

Esse pneu é bem grandinho, quase um 32".

Para ter uma ídeia do que voce pode fazer, diga mais sobre sua adaptação do AP 2.0.

* Usas a bomba eletrica original de 3Bar ou a mecanica do motor?
    * Se usas a bomba eletrica, tem algum retorno ou dosador?
    * Quando voce acelera forte, sai uma fumaça preta?

Provavelmente o motor esta sobre alimentado através de giglagem para consumir tanto assim. Tambem pesa o pneu, que alonga pra caramba a transmissão. Nao achas a relação muito longa?

[]s!

Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Agradecimento: 1
    Salve, pessoal!

Estava passeando por aqui quando vi este tópico.

Meu 4x4 antes da minha atual ex-Ranger (he, he, he) era um Samurai 94, com capota de lona e motor AP 1.8 Mi do Golf. Mais precisamente o da foto. Hoje, ele é do Guilherme, também daqui do Fórum.

Na época, como eu estava sem tempo algum para fazer a adaptação, deixei a montagem a cargo de um amigo de Sampa, o Rogério Barcelar. Apesar da demora, o serviço ficou bem feito e nem foi necessário cortar o capô. Para tanto, ele manteve a injeção multiponto, instalando um chicote próprio para ela com todos os sensores necessários. Teve, porém, que alterar o coletor de admissão, encurtando-o para caber debaixo do capô.

Logo que peguei o carro, senti que ele tinha ficado "curto" demais. Só para se ter uma idéia, eu praticamente só usei a 5ª marcha para vir de São Paulo ao Rio.

Para resolver tal situação, e como eu já estava pensando em trocar os ATX 16" que usava, acabei colocando os Guyane Black Star, também para aro 16".

O resultado ficou ótimo. Torque de sobra e potência condizente. E o consumo, em torno de 8 Km/l, nem ficou tão alto.

Enfim, assim como disse o Osvaldo, verifique bem o sistema de alimentação. Pode ser que seu motor esteja gastando o que não precisa!

Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -samurai_ap_18_mi.jpg  
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

Adaptação de Motor AP no Samuca'

Prezados Trilheirus

No meu Vitara 91 MT, tenho instalado o AP 2.000 injetado e multi-ponto, uso uma mola para abrir sempre os dois estágio juntos, como se fosse um carburador de corpo duplo sempre cheio de gasolina para dar mais força pro motor. O consumo é de 5,2 KM/l na cidade e 8 na estrada, se tirar as molas que abre o duplo estágio o consumo na cidade passa para 6,8 e na estrada 8,9 km/l. Isso com pneus BF 31x10,5x15. Quanto a relação ainda acho que deveria ser um pouquinho mais curta, pois a 5ª marcha ficou praticamente um overdrive, sem nunca atingir o fim de giro :P desse ótimo motor.

Espero ter ajudado

Leandro
    4x4 faz muito bem a saúde
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto_vitara.jpg  

Usuário Avatar de guimsn
    Entrada
    02/06/2003
    Local
    Blumenau/SC
    Citação Postado originalmente por Markito Amato
    Salve, pessoal!

Estava passeando por aqui quando vi este tópico.

Meu 4x4 antes da minha atual ex-Ranger (he, he, he) era um Samurai 94, com capota de lona e motor AP 1.8 Mi do Golf. Mais precisamente o da foto. Hoje, ele é do Guilherme, também daqui do Fórum.

Na época, como eu estava sem tempo algum para fazer a adaptação, deixei a montagem a cargo de um amigo de Sampa, o Rogério Barcelar. Apesar da demora, o serviço ficou bem feito e nem foi necessário cortar o capô. Para tanto, ele manteve a injeção multiponto, instalando um chicote próprio para ela com todos os sensores necessários. Teve, porém, que alterar o coletor de admissão, encurtando-o para caber debaixo do capô.

Logo que peguei o carro, senti que ele tinha ficado "curto" demais. Só para se ter uma idéia, eu praticamente só usei a 5ª marcha para vir de São Paulo ao Rio.

Para resolver tal situação, e como eu já estava pensando em trocar os ATX 16" que usava, acabei colocando os Guyane Black Star, também para aro 16".

O resultado ficou ótimo. Torque de sobra e potência condizente. E o consumo, em torno de 8 Km/l, nem ficou tão alto.

Enfim, assim como disse o Osvaldo, verifique bem o sistema de alimentação. Pode ser que seu motor esteja gastando o que não precisa!

Abraços,
    QUE ISSO!!! O cara tirando onda com meu jipe!!! Ate foto ele anda postando!!!

hahahahahahhahahahahahha

Fala Markitiu!!!!! Blz????

De uns conselhos ai!!!! hj em dia, sob nova direçao a Suzy faz 9 por litro... ha ha ha!

[ ]s
    Abraços,
    Guilherme Martins
    Suzuki Vitara JLX 1994

Visitante
    Como a moda é reviver tópicos antigos (mas uteis!) ai vai:

Aos Samuqueiros AP, quais filtros de Ar voce estão usando? O meu motor AP ficou na posição inclinada (original dele) e faltou espaço para colocar o filtro original. Que ainda é agravado pelo fato da bateria ser de 63ah, um pouco maior que a original.

Tava pensando no da Kombi, o que voces me dizem?

[]s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem