Postado originalmente por
Paulo André BR
Ainda sobre Pneus...
Seu mecanismo 4x2 baixo pode ter boas utilidades, como vc mesmo citou, em manobras de carretas e roboques em pisos com boa aderência e abre um leque para quem as vezes tem que comprar pequenos tratores para essa função. Mas no transito, sinceramente, não vejo muita vantagem. O jimny já é bem reduzido na 1ª alta e nunca me fez feio (queimar embreagem, ou subir giro) para sair em rampas, tb acompanho o transito lento somente na 1ª, sem acelerar, e creio que ficar acionando a reduzida em momentos pontuais, pode ser mais traumático para todo sistema de tração (o motor elétrico, as engrenagens da CT, cardan dianteiro, todo miolo do eixo dianteiro), do que a economia momentânea de combustível. Já ponderou isso?!
Acho muito legal alguém com muito conhecimento teórico, ir nas entranhas do sistema nervoso de nossos brinquedos, para as vezes resolver de modo simples problemas complexos, ou as vezes resolver complexamente algo muito simples.
Sugestão para seu bloqueio?! Não dá para usar o ABS como controle de tração? Assim não envolve mecânica (que acho que na linha de freio, pode não ter aprovação do inmetro ou qq outro órgão), somente eletrônica, pelo menos no Jimny teríamos um bloqueio dianteiro e automático, independendo de nossa ação.
Ah! Com relação aos tratores 4x4, os John Deere, pela informação do técnico, tem a relação dianteira mais longa (não sei o percentual), pois segundo eles a dianteira desse modo "puxa" a traseira, diminuindo a possibilidade do trator atolar na terra arada. Esses tratores não possuem diferencial central apenas opção 4x2 e 4x4. Eu pessoalmente quando ouvi isso, achei muito estranho, mas tem lá sua lógica, e uma empresa pioneira no ramo deve saber o que faz, espero... Talvez a Ford tenha adotado essa lógica para as pampas/belina 4x4 e como esse sistema se torna muito mais crítico em solo firme, pode ter tornado vulnerável demais.
Desculpe se me alonguei!
Abraço!