Obrigado pela resposta! concretizei o negocio hoje! devo pegar o pequeno inseto ate o final de semana
Versão Imprimível
Tenho um 4sport ,pneus 215/75. Velocímetro em cima do gps montana e do gps juno st (de extrema precisão).
Bom, desvirtuando o assunto, mas já que tocou na questão:
Com quantos litros no tanque a luz de reserva acende? Pelas minhas medições eu diria 7 litros, mas é bom saber o número correto (num tanque tão pequeno, o tamanho da reserva se torna significante)..
No mais, pelas minha medições, também creio que a maioria dos carros nacionais (originais de fábrica) mostram uma velocidade maior que a real no velocímetro, mas marcam corretamente no hodômetro.. Já fiz o teste com vários carros, sempre varia entre 5% e 10% do velocímetro para o GPS ou radar fixo. A revista 4 Rodas, inclusive, mostrava qual a diferença da velocidade real pro velocímetro em % na Ficha Técnica de suas avaliações.. Não sei se ainda fazem isto..
OLa ,boa noite :confused:.Não estou conseguindo criar um novo post.Será que o administrador me cortou?Será que fiz alguma coisa errada?:offtopic:
Valeu Arildo.O estranho é que eu já havia criado 3 posts...
Boa noite pessoal .Queria criar um novo tópico para falar das mudanças no jimny 4sport a partir de 2013.Não consegui ,então vai aqui no ¨curiosidades no jimny¨.Então vamos lá .Em dezembro de 2013 comprei um jimny que a css via natsu afirmou ser 2013/2014. Bem em relação as modificações airbag e abs do 2014 o meu não tinha nada de 2014 ,só o documento.Mas pelo que tenho lido no forum gostaria de fazer algumas comparações.O meu veio com o suporte do sobressalente mais para a direita ,o que permite colocar um galão de combustível entre o pneu e a alavanca da porta traseira.Para um carro com pequena capacidade no tanque isso pode ajudar muito em algumas expedições.Alem disso ,este suporte nessa posição acarreta menos esforços nas dobradiças.Alem disso este suporte é ligado as dobradiças por 2 longarinas que aparentam se bem fortes .Já rodei bastante em estradas com muita costela e caroço e nunca tive problema.O modelo seguinte colocou esse pneu no meio da porta traseira e tirou os reforços...Tenho lido que algumas css só oferecem o acessório ¨lavável¨no 4 work.O meu não veio de fabrica mas coloquei como opcional .Não me lembro qto paguei mas para quem anda no mato é muito bom.E o snorkel ?No meu não é acessório,era de série.E as tomadas para engate ,dianteiro e traseiro?Alem disso ,questão de gosto,a frente do 2013 é muito mais agressiva.Principalmente com o protetor de carter(opcional). E a parte inferior da lateral da carroceria ?No 4sport 2013 é fosca.Feio?Pode ser ,mas arranha menos amigo.E os pneus Bf? ,foram substituídos .Do modelo novo salva aquele ressalto para o pé nas laterais .Que pode te ajudar para lavar a capota,rsrs.Porque para acesso no bagageiro o melhor é um par de estribos .Alias se vc for por um bagageiro não compre o original Na minha opinião é alto e barulhento.Bem ,oque é isso suzuki?
Ainda sobre Pneus...
Todos os veículos que já dirigi e conheço, marcam hodômetro correto e velocímetro a mais, creio que para minimizar eventuais polêmicas com multas por velocidade, tudo bem que o pulso, cabo ou qq outro modo de medição seja o mesmo para ambos marcadores, mas o velocímetro dos carros sempre marca a mais que o real, e o hodômetro dentro do possível corretamente. Isso é padrão, pelo menos por tudo que já vi até hoje.
Pode ser que Jimny Japoneses sejam calibrados para o 205/70-15 e os nacionais para o 215/75-15.
Porém, conhecendo nossa indústria, acho pouco provável esse preciosismo por parte deles.
Mas o fato é, o meu 2011, 100% original, com pneu 215/75-15, marca hodômetro a menos e velocímetro cravado no GPS.
Então por que esse pneu 215/75-15 altera o original do Jimny e passa raspando no parachoque dianteiro?
Por que a Suzuki do Brasil fez isso?! Por mim é simples, a pirelli teria um estoque desses pneus e empurrou goela abaixo. Meu Jimny é 2011 e o ano de fabricação do Pneu 2009, coincidentemente, quando acabou a garantia do pneu (5 anos), acabou também a do Jimny (3 anos)! ÓOOooooohhhh.....
Mas isso é só ponderação.
Aliás, essa medida, que eu saiba, não é comercializada nos Jimny's mundo afora.
Professor Zé Sassagudo,
Eu também (se me permite o termo) me considero um "psicopata" do mínimo desgaste e consumo.
Mas tomo cuidado para que isso não esteja acima do prazer de ter um 4x4, e é isso que quero que os novatos entendam.
Se os pneus (mantendo o fabricante e modelo), tiverem desgaste diferente frente e trás, óbvio que em piso com aderência(asfalto) haverá arraste e stress do mecanismo e não deve ser feito de modo algum, mas em estrada de terra/lama, o arraste não causará danos ao sistema, apenas diminuirá (insignificantemente) a vida do pneu, porém quem tem um 4x4, entra na lama para patinar, escalar pedras, etc.., enfim, ir a lugar que o uso do 4x4 é necessidade; Creio que se for ficar muito preocupado com isso, não vai curtir.
Acho muito válido saber onde, como e por quê ocorrem desgastes e aumento de consumo, pois sabendo disso, no subconsciente, você dirige economizando e nem percebe.
Me dói a espinha ver alguém esterçar um carro com ele parado, fico imaginando aqueles terminais de direção tendo que arrastar todo peso do carro, imagino até a graxa espirrando pra fora como se fosse sangue, o pneu fazendo um "o' no asfalto... Eu sofro muito quando ando de passageiro.
Fico agoniado vendo alguém esperar o farol abrir com o pé na embreagem, dirigir com a mão na alavanca, usar o freio ao invés de reduzir, mas enfim as pessoas na maioria absoluta, não dirigem pensando nessas coisas e mesmo assim os carros chegam aos 100kkm sem grandes problemas.
Seu mecanismo 4x2 baixo pode ter boas utilidades, como vc mesmo citou, em manobras de carretas e roboques em pisos com boa aderência e abre um leque para quem as vezes tem que comprar pequenos tratores para essa função. Mas no transito, sinceramente, não vejo muita vantagem. O jimny já é bem reduzido na 1ª alta e nunca me fez feio (queimar embreagem, ou subir giro) para sair em rampas, tb acompanho o transito lento somente na 1ª, sem acelerar, e creio que ficar acionando a reduzida em momentos pontuais, pode ser mais traumático para todo sistema de tração (o motor elétrico, as engrenagens da CT, cardan dianteiro, todo miolo do eixo dianteiro), do que a economia momentânea de combustível. Já ponderou isso?!
Acho muito legal alguém com muito conhecimento teórico, ir nas entranhas do sistema nervoso de nossos brinquedos, para as vezes resolver de modo simples problemas complexos, ou as vezes resolver complexamente algo muito simples.
Sugestão para seu bloqueio?! Não dá para usar o ABS como controle de tração? Assim não envolve mecânica (que acho que na linha de freio, pode não ter aprovação do inmetro ou qq outro órgão), somente eletrônica, pelo menos no Jimny teríamos um bloqueio dianteiro e automático, independendo de nossa ação.
Ah! Com relação aos tratores 4x4, os John Deere, pela informação do técnico, tem a relação dianteira mais longa (não sei o percentual), pois segundo eles a dianteira desse modo "puxa" a traseira, diminuindo a possibilidade do trator atolar na terra arada. Esses tratores não possuem diferencial central apnes opção 4x2 e 4x4. Eu pessoalmente quando ouvi isso, achei muito estranho, mas tem lá sua lógica, e uma empresa pioneira no ramo deve saber o que faz, espero... Talvez a Ford tenha adotado essa lógica para as pampas/belina 4x4 e como esse sistema se torna muito mais crítico em solo firme, pode ter tornado vulnerável demais.
Desculpe se me alonguei!
Abraço!
Olá Paulo e colegas...
Quanto ao módulo de 4x2 reduzida tenho achado útil mo trânsito pois acelero menos. Quanto a primeira já ser reduzida, estando no modo 4x2 com reduzida tenho a opção de sair em segunda, que equivale a primeira sem reduzida e posso pular marchas. Assim tenho na prática dois câmbios de três marchas com o 4x2 LOW ligado, um "cambio" reduzido e outro próximo do normal, mas apenas em baixas e médias velocidades. Não sei onde vc mora mas no trânsito parado de muitas regiões de SP ajuda. Além de ser divertido...
Quanto ao bloqueio a sua opção de usar o ABS é a correta. Mas no Jimny é impossível. O ABS do Jimny tem três canais, as rodas traseiras NÃO são independentes. Mas o pior é que o ABS do Jimny apenas alivia o freio na roda que estiver começando a travar, que é a função ABS. Ele NÂO tem como aplicar freio automaticamente o que seria o ideal. O novo Jimny japonês tem ABS de 4 canais e a opção do controle de tração e estabilidade, como outros carros. Mas sei lá quando, e se, chegará ao Brasil.
Os tratores 4x4, até onde me informei, quando tem diferencial com relação diferente na frente e atrás também tem pneu de tamanho diferente, menor, na frente. Vou verificar se existe essa opção de "puxar" a traseira. Não faz sentido. Quando um eixo patina o outro, automaticamente, passa a puxar (dianteiro) ou empurrar (traseiro). Ainda não achei os dados da Pampa 4x4. Mas só curiosidade, para aprender.
Tenho convicção de que o Jimny não tem diferencial central por economia. Motor meio fraco e tem cambio, caixa de transferência e diferenciais mais robustos. Então que o usuário se vire com maior desgaste de pneus. Não é a SZK que paga isso e economiza no custo do diferencial central. Mas não reclamo e compraria o Jimny novamente.
Até +
Outra coisa que seria bem vinda no Jimny, e lá fora tem, é o tanque de 46 litros.
Com certeza!
Estou esperando a luz da reserva acender.
Daí vou retirar a gasolina do tanque e medir, de uma vez por todas, quantos litros é o aviso da reserva.
E vou completar o tanque para conferir o volume.
Já vi em fóruns gringos informação de 42 e 43 litros.