Powered by vBulletin

Motor do Swift Sport ou S-Cross no Jimny

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/11/2015, 23:26
    Sassagudo
    Citação:

    Postado originalmente por GRU_SP Ver Post

    Uma coisa que descobri, existe um swift com o m13a, assim pesquisando

    P.S: É permitido postar link vindo de um fórum gringo? Achei um tópico de um cara falando detalhadamente como ele fez no jimny dele e explicando outras conversões (m13 para m15,m16 ou m18).

    Então... já tinha visto isto antes. O Swift 1.3 tem o mesmo M13A do Jimny. Conferi no manual de serviço do Swift 1.3 (modelo RS 413) todos os dados técnicos tipo, pressão de injeção, vazão dos bicos e etc. Tudo exatamente igual ao Jimny.

    Só uma pequena diferença: o Swift 92 HP e o Jimny 83.8 !!!! Só na programação da ECU. Estou procurando, faz tempo, um Swift 1.3 para fazer umas medidas no motor com o osciloscópio. Mesmo o Jimny tendo um dos piores coletores de escapamento que já vi, além de ter DOIS catalisadores, deve dar para tirar um pouco mais dele sem grande mexida.

    Eu já procurei mas não achei nada de concreto sobre a mudança interna do motor. Já vi muito sobre a troca do M13 pelo M16. No exterior, em particular Austrália, pela "fartura" de veículos lá é bem comum.
  • 24/11/2015, 01:21
    soldado pe
    bastante interessante essa conversão do m13a para o m16a no jimny,se alguém aqui no brasil conseguir,com certeza será uma porta de entrada pra muitos quererem fazer também esse conversão.

    http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=30308
  • 24/11/2015, 07:22
    GRU_SP
    Citação:

    Postado originalmente por Sassagudo Ver Post
    Então... já tinha visto isto antes. O Swift 1.3 tem o mesmo M13A do Jimny. Conferi no manual de serviço do Swift 1.3 (modelo RS 413) todos os dados técnicos tipo, pressão de injeção, vazão dos bicos e etc. Tudo exatamente igual ao Jimny.

    Só uma pequena diferença: o Swift 92 HP e o Jimny 83.8 !!!! Só na programação da ECU. Estou procurando, faz tempo, um Swift 1.3 para fazer umas medidas no motor com o osciloscópio. Mesmo o Jimny tendo um dos piores coletores de escapamento que já vi, além de ter DOIS catalisadores, deve dar para tirar um pouco mais dele sem grande mexida.

    Eu já procurei mas não achei nada de concreto sobre a mudança interna do motor. Já vi muito sobre a troca do M13 pelo M16. No exterior, em particular Austrália, pela "fartura" de veículos lá é bem comum.

    Então Sassagudo, acho que nesse caso do Jimny vs Swift 1.3 entra o escapamento + coletor estranho e talvez uma calibragem mais conservadora na ECU no Jimny para garantir a robustez dele em situações extremas (como uma trilha). Não vi o gráfico dos dois, mas acredito que o Jimny também tem um acerto para dar torque antes. Pelo que eu vi o Swap de M13a para M16a é fácil justamente pelos motores serem idênticos, logo se você está em um pais onde o motor inteiro com pouca km é barato e com muita oferta, nem compensa abrir o seu para converter, melhor trocar logo inteiro. Aqui no BR acho que seria mais viável a conversão interna pois não alteraria o documento do carro(pelo menos não com uma numeração nova de motor), se não alterar a cilindrada no documento também não daria problema nenhum com seguro (mesmo em caso de acidente, pois o seguro não vai abrir seu motor para medir os componentes internos, diferente de turbinar ou colocar compressor onde apenas abrindo o capo já seria visível a alteração de características). Inclusive acho que é uma oportunidade de negócios interessante, pois se alguém conseguir fazer um "kit de conversão" exato, pelo que vejo no fórum, teria muito mercado, eu mesmo adoraria um. Achei uns vídeos sobre, pelo que vi os gringos gostam mesmo é de socar logo a conversão para M18a, e um desses vídeos que eu achei, o cara não só converteu para m18 como socou um compressor.

    https://www.youtube.com/watch?v=-0Oc-BwB50Y
    https://www.youtube.com/watch?v=CezLh_bpbSs
    https://www.youtube.com/watch?v=nBRwyYViDGc

    Basicamente uma pesquisa no YT com "Suzuki jimny m18a" tem muita coisa interessante.


    Apesar de ficar muito louco o M18a, acho exagero pois já entra uma questão de aumentar muito o perigo do carro no asfalto pelo excesso de potência sem ter uma estabilidade. Ao meu ver o ideal seria montar M16a e fazer um ajuste fino na ECU para ele ter o máximo de torque em baixa (subir muros) e conseguir desenvolver de forma rápida até os 140 km/h (facilitando retomadas e ultrapassagens na estrada) e de quebra caparia ele em 140 km/h ~ 150 km/h pois pelo que vejo já é extremamente arriscado. Fico pensando também se com tanto torque ele não vai tender a sair de traseira mais fácil em curvas, pois um toque mais pesado no acelerador e ele soltaria um torque monstro.

    Citação:

    Postado originalmente por soldado pe Ver Post
    bastante interessante essa conversão do m13a para o m16a no jimny,se alguém aqui no brasil conseguir,com certeza será uma porta de entrada pra muitos quererem fazer também esse conversão.

    http://www.auszookers.com/forum/viewtopic.php?t=30308

    Esse foi exatamente o post que eu comentei no outro meu outro post, é bem interessante!
  • 24/11/2015, 14:33
    soldado pe
    http://www.bigjimny.com/index.php/fo...nal-conversion
  • 24/11/2015, 22:39
    Sassagudo
    Interessante a tabela.

    Tinha visto outra onde os M16 tinham três opções de taxa de compessão. E iam de 101 HP para 9.5:1 até os 145 HP do Swift.
  • 01/12/2015, 12:04
    sandro-natal
    1 Anexo(s)
    Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
    Em breve, postarei todos os detalhes!
    Anexo 517675
  • 01/12/2015, 13:06
    Sassagudo
    Citação:

    Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
    Em breve, postarei todos os detalhes!
    Anexo 517675

    Olá Sandro.

    Legal a sua compra!

    Faça-nos um favor, tire o máximo de fotos com boa resolução. Inclusive o cárter que me intriga.
    Estou vendo a possibilidade de modificar o M13A do Jimny com peças do M16A como esse.

    Se precisar de ajuda na eletrônica conheço um pouco dessa família de motores.

    Boa sorte!
  • 01/12/2015, 15:44
    sandro-natal
    20 Anexo(s)
    Valeu, Sassagudo!

    Anexo 517677Anexo 517678Anexo 517679Anexo 517680Anexo 517681Anexo 517682Anexo 517683Anexo 517684Anexo 517685Anexo 517686Anexo 517687Anexo 517688Anexo 517689Anexo 517690Anexo 517691Anexo 517692Anexo 517693Anexo 517694Anexo 517695Anexo 517696
  • 01/12/2015, 15:47
    sandro-natal
    3 Anexo(s)
    Olha como é praticamente idêntico ao motor do Jimny:

    Anexo 517697Anexo 517698Anexo 517699
  • 01/12/2015, 16:06
    GRU_SP
    Caramba que bacana! Motor "Lindo" hehhe.

    Sandro-Natal, agora que você está com tudo nas mãos, não acha viável colocar o miolo do M16a no m13 do Jimny mesmo? Isso evitaria mudanças na documentação do bichinho. Alias, pelo que li dos gringos, aparentemente até a eletrônica é semelhante.
  • 01/12/2015, 16:40
    scampos
    Citação:

    Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
    Em breve, postarei todos os detalhes!
    Anexo 517675

    Muito legal, ficamos todos ansiosos em ver o resultado. Quanto custou o motor ?
  • 01/12/2015, 19:49
    guimajc
    Citação:

    Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Comprei um motor completo do Swift Sport R modelo 2015 e vou colocar no meu Jimny 2012.
    Em breve, postarei todos os detalhes!
    Anexo 517675

    Sandro,

    Conseguiu esse motor por quantas pratas? Onde comprou?

    O jipinho vai ficar top! Mais rápido, forte, e creio que irá consumir menos combustível.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:10.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy