Boa tarde Xará.
Pessoal, repito o envio pois as duas primeiras fotos, não sei pq, não apareceram.
Eu encontrei essa lâmpada no eBay. O anúncio dela, propriamente dito, já não existe. Capturei uma foto de outro anúncio, outra lâmpada muito parecida - veja ampliando a última foto a minha - e, acredito, funcionalmente igual. Repare que tem LEDs âmbar e branco independentes.
Anexo 515880
A lâmpada que comprei tem um circuito eletrônico, veja a próxima foto, que faz com que a luz branca de ré NÃO acenda quando a seta estiver ligada. Mantendo a atenção na seta e melhorando a segurança.
Anexo 515881
Puxar um fio da luz de ré é fácil e nem preciso me alongar aqui.
Mas tive um sério problema: Repare que a lâmpada na foto do anúncio tem uma base plástica branca (T20). Pois bem, a lâmpada é bem mais comprida do que a original e... NÃO CABE dentro da lanterna!!! Repare na foto seguinte com a base removida, coisa fácil de fazer. Fixei-a no soquete fazendo um pequeno furo e passando um arame. Os fios foram soldados. Para garantir a fixação e evitar vibração, um pouco de Araldite. Na próxima foto aparece até um excesso, proposital, de Araldite. Mas só coloquei a Araldite do lado EXTERNO do soquete para facilitar voltar ao original se desejar.
Na foto abaixo tenho um chicote já retrabalhado e outro ainda original. A lâmpada de freio/lanterna também foi trocada por LED.
Anexo 515882
Com a colocação de lampada LED, muito menor consumo/corrente elétrica, o relé de pisca pisca rápido pensando que existe uma lâmpada queimada. Por hora deixei assim pois gostei do efeito, não é tão mais rápido e acho que aumenta a segurança pela maior visibilidade. Mas corrigir essa piscada rápida é fácil. Basta colocar um resistor em paralelo com QUALQUER lâmpada do mesmo lado, na dianteira ou mesmo a lateral é mais fácil.
Não estou perto do carro. Não tenho fotos do resultado. Mas posso tirar umas fotos depois.
Garanto que ficou MUITO bom. Muito acima da expectativa. Iluminação perfeita.
Até pq a lâmpada original, única, fraca e muito baixa, é uma piada...
Gastei, aproximadamente, umas quatro horas na brincadeira. Mas leve em conta que, como trabalho com eletrônica, tenho ferro de solda, ferramentas, multímetro etc. tudo a mão na bancada. E não preciso usar a mesa da cozinha e ter um divórcio como efeito colateral...
Se desejar tentar fazer o mesmo, repito: o resultado é muito bom, e se eu puder ajudar é só perguntar.
Mudando de assunto, o carro se presta para diversas modificações: já fiz uma mudança para não desligar a multimídia/GPS na hora da partida, um modulador de farol para uso diurno, aviso de pressão de óleo baixa (descobri que quando o nível de óleo está no limite inferior, mas ainda acima deste, numa situação de inclinação a pressão cai), um pisca-freio para freadas repentinas e um tipo de pisca alerta para lanterna traseira para uso em emergências, sequestros (rsrs) etc.
Estou começando o projeto de um alarme bem completo e diferente. Entre outras características impede que vc dê a partida com o motor ligado, aliás um absurdo a chave de partida não impedir isso. Minha filha vive "moendo" o pinhão/cremalheira da partida... Aliás já repararam que o motor do Jimny morre MUUUUUITO facilmente?
Estou testando, faz duas semanas um novo e parcial controle eletrônico de tração que permite o 4x2 LOW, ou seja, usar a reduzida só com tração traseira em asfalto, pedras e pisos de alta aderência. Chamo de modo 2WD-L e fico passando de 2WD para 2WD-L, 2WD-L para 4WD-L e de 4WD-L para 2WD-L por toques rápidos nos botões do painel. Modifiquei também, o controle das lâmpadas do painel, 4WD (verde) e 4L (amarela), que piscam rápido nas mudanças e para indicar o novo modo, 2WD-L, só acende a 4L (amarela). Ficou ótimo, divertido, para dirigir em transito intenso de anda/para, subir a serra num feriado prolongado, subir ou manobrar em ladeiras ou rampas de garagem sem "queimar" a embreagem, muito mais conforto e sem forçar nada na transmissão. Nem é preciso acelerar, é só tirar o pé da embreagem e o Jimny sai suavemente. Se o trânsito fica mais rápido saio em segunda, que é igual a primeira sem a reduzida, e pulo marchas se for conveniente. Ou volto para 2WD sem reduzida.
Tenho a nítida impressão que o consumo melhorou no trânsito intenso de SP e, agora, todo limitado a 50 km/h, mas preciso fazer mais medições. Instalação tipo: plug and play. Sem cortar nenhum fio. Em menos de 2 minutos.
Desculpem-me pelo loooooongo texto, bom fim de semana à todos...