
Postado originalmente por
WOT
Nos EUA é relativamente comum o uso do 4.3 Vortec em suzukis, até em Samurais.
Eu acredito que se for partir pra esse motor, deveria manter o câmbio GM, que já foi projetado pra suportar o torque desse motor, além de diminuir o número de adaptações necessárias.
Existem "n" variáveis a se considerar ao partir pra uma alteração desse nível, como relação de diferencial, resistência do conjunto como o Fabil mencionou, calibração da suspensão para o peso maior, a própria distribuição de peso, espaço no cofre do motor, comprimento do cardã traseiro, qual t-case usar, etc.
É possível. Se vai ser viável ou não depende da sua di$ponibilidade e o que você quer do carro.
Pelo que vc escreveu anteriormente, quer melhorar a força e o consumo.
O torque quase triplica em relação ao motor original. Já o consumo, mesmo o Vitara sendo mais leve que uma Blazer/S10, o motor ainda é um 4.3, então não dá pra esperar muita economia.
Em relação a economia pode fazer a seguinte conta:
-R$8 mil de gastos com a alteração do motor (estimado)
-R$2,60/litro de combustível (estimado)
Pra pagar os 8 mil reais de investimento, vc vai ter que rodar 3.077 Km a mais com o novo motor do que rodava com o antigo.
Ou seja, se o motor atual faz 8Km/L e o novo fizer 9Km/L (1Km/L de diferença), vc vai ter pago o seu investimento depois de 27.693 Km rodados.
Cabe a você avaliar se esse cenário é válido pra vc.