Postado originalmente por
WOT
Fabil, com certeza os números estão bastante otimistas. Grande chance de pagar uns 80% desse valor só nos componentes, sem contar a mão de obra.
rbrunato, tenho certeza que o desempenho deve pesar muito mais que o consumo pra se considerar essa adaptação, mas tenho certeza que vc não precisa de um Vortec pra ter o desempenho que vc quer tirar do Vitara.
Estou colocando em anexo uma planilha que desenvolvi levando em consideração todas as variáveis de desempenho de um carro (peso, torque, tamanho do pneu, relação de marchas, diferencial, etc.)
Esta planilha mostra a força (nos pneus) em relação ao peso do veículo, em cada marcha e a velocidade do carro a 3000 rpm em cada marcha tb.
A maneira de interpretar os dados é a seguinte:
Quanto maior o valor da força nos pneus/peso, mais forte o carro. Quanto maior o velocidade a 3000 rpm mais rápido o carro, obviamente. Claro que deve se considerar "se" o carro tem a força necessária naquela marcha pra atingir determinada velocidade.
Por exemplo, um Vitara original com pneus 33" teria uma boa velocidade a 3000 rpm em 5ª marcha (116 Km/h), mas não tem força suficiente pra empurrar o carro até essa velocidade (0,07 Kgf/Kg).
A grosso modo, o real valor da planilha está na comparação que se pode fazer entre cada carro, e poder copiar para o seu projeto as especificações de um carro que você sabe que anda bem.
A fim de embasamento, coloquei um Vitara manual com pneus 31" e motor de Tracker 2.0. Ele ficaria com desempenho similar a uma Pajerinho Full 3p V6.
Me parece uma adaptação bem mais simples que o Vortec, com um resultado bem satisfatório.
Se quiserem mais base para comparação, tenho dados de alguns carros 4x2 também.