Postado originalmente por
Chuva
kkk. ok, se eu for pra Floripa de novo aviso a galera dai!! Valeu!!
Sobre o carro, esses testes do meu chará são ótimos! Verifique todos! O do elevador é mais complicado, mas se puder, manda bala.
Sobre o ano, quanto mais novo teoricamente menos "gasto", mas como o carro é bem parrudo, se a GV estiver boa de mecânica e até pintura eu não teria medo não, a não ser pelo motor: tem que testar bem mesmo.
É meio complicado relatar dicas sem ver o carro, mas vou tentar:
Legal em duas pessoas, depois de um tempo rodando, pegue uma ladeira e um fica na calçada e outro dirigindo com o vendedor. Sobe-se a ladeira em segunda acelerando bastante por uns 10 segundos, forçando mesmo. Com o carro já quente, não deve "fumar" muito. Se parecer um carro a diesel só que com fumaça branca daí já se complica a situação.
Verifique o óleo tb, e seu nível. Se estiver muito grosso, o que significa que pode ter um super aditivo molikote usado pra esse efeito e fumar menos. Pra motor zero esse produto tb é bem indicado, mas eu não tenho coragem de por.
Óleo mais fino é um bom sinal = motor sem folga roda bem com óleo fino sem fumar. Se estiver amarronzado/esbranquiçado pode estar misturando com água, dai é pepino.
Verifique mangueiras se estão com rachaduras ou vazamentos. Verifique se possível a cor da agua do radiador. Tem que estar bem azulzinho, rosinha ou bem verdinho (no reservatório plástico é fácil ver - a cor depende do fabricante do liquido arrefecedor). Se estiver muito marrom pode ser pepino. Se a agua estiver limpinha tb pode desconfiar, pq foi trocada recentemente. Questione a história.
Teste o 4x4 NO BARRO OU AREIA, inclusive a reduzida. Vidros abertos; procure estalos ou folgas. A luzinha do painel pode piscar de vez em quando, é defeito (falta de pressão na bombinha com vedação ruim), mas normal e geralmente bico de resolver. Pra facilitar, troque a posição dessa alavanca sempre com o carro parado e com os pneus em linha reta.
Carro automático é uma maravilha e o cambio é muito bom desse carro. Teste todas as funções e veja se não dá muito tranco. Veja a cor do óleo do cambio automático. Tem que ser vinho escuro, um pouco sujo do uso. Se estiver muito marrom, não tendendo nada ao vermelho é que provavelmente nunca foi mexido. É bom e ruim. Bom pq o cambio está virgem e nunca foi aberto e ruim pq é muito interessante/importante/necessário trocar todo esse fluido. Se puder trocar filtro de óleo de cambio e juntas tb é o ideal. Uma hora que der troque esse óleo. Quase ninguém troca e é importantíssimo para a vida útil desse cambio. O cambio faz tudo e só o que precisamos fazer é trocar o seu óleo...
Sobre a Tracker, é a mesma coisa. Apesar do ano tem um monte baratinha 2009 e tão uma merda. Eu ví muuuuitas antes de comprar a minha 2007 (paguei o preço de 2009 alias), que apesar de fazer trilha leve, se eu tirar o lift e falar que o carro é de shopping qquer um acredita. Quem conhece meu carro pode comprovar. Ou seja, é muito relativo vc ir pelo ano. O que conta muito é como o carro foi tratado, saber a história do carro mesmo. Manutenção é tudo e melhor que carro zuado andando forçado e arrumado pra venda. Isso quer dizer que hoje, entendendo um pouco mais de mecânica graças ao brinquedo, eu mudei minha filosofia de nunca comprar carro de trilha. Lembrando agora, gostei muito de uma que vi na Lapa de um cara q fazia trilha. Não comprei o carro pq não tinha protetor de cárter!! .. afe.. o cara tinha tirado o kit de susp e proteção pra vender separado e estava na altura original. Quem me dera saber que a tracker não vinha originalmente com protetor de cárter.. Foi uma das melhores que vi, além de bonita por fora estava com mecânica impecável; perdi um bom negócio por preconceito e desinformação.
Um detalhe que preciso colocar: não existe tracker automática. Eu particularmente prefiro carros automáticos, até em trilha. E o motor j20A é xoxo, ok? ou seja, se juntar cambio automático com motor xoxo o carro é meio broxante. Principalmente pela nossa maravilhosa gasolina. O projeto da GV 2.5 é bem interessante e ai depende mais ainda do antigo dono, como relatei acima. Já andei em umas super espertas e outras lerdas como o j20a, nem tinha diferença. Cada caso é um caso, mas de qquer forma vc tem q ter em mente que o jipinho é um carro de passeio e que não corre. O motor só abre a potencia originalmente depois dos 3k giros mesmo!
Acho q e isso.. se tiver duvidas por alguma coisa estranha q viu no carro pergunte aqui q a gente responde.
Boa sorte
[ ]s