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Convex Datacenter
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  • #13
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    26/04/2013
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    Citação Postado originalmente por Edemar Ver Post
    Olá R2D2.
    Eu sou fã do robozinho......
    Uso um motor VW AP 1.8 extraído de um SEAT IBIZA. É mono ponto ( 1 bico), capa seca e embreagem além de toda a mão-de-obra do Coelho aqui de Curitiba. Ainda estamos na fase de solucionar pequenos problemas como vazamentos em mangueiras de água, pequenos galhos elétricos que aparecem sempre depois de uma intervenção desta monta. O custo não saiu barato somando o preço pago pelo motor completo(modulo, chicote e periféricos),más valeu a pena.
    Ficou outro carro. Ágil no trânsito, gostoso na estrada. Realmente é outra vida. Quanto ao consumo, sobe um pouco (média de 7Km/L), como não existe almoço grátis.... Tá valendo.

    Não tenho tópico falando sobre a adaptação . Pois as coisas aconteceram meio rápido . Me entrou o dinheiro e em uma semana o carro estava entregue .
    CUSTOS +/-

    MOTOR = 1.500
    ADAPTAÇÃO=4.300 ( PEÇAS E SERVIÇOS)

    nÃO ME PREOCUPO COM N DE MOTOR. pOIS NO ANO EM QUE O CARRO FOI FABRICADO (1993), NÃO ERA OBRIGATÓRIO CONSTAR NO DOCUMENTO. cOMO DE FATO NÃO CONSTA. sENDO ASSIM, BASTA POSSUIR A NOTA DANDO CONTA DA PROCEDÊNCIA DO MOTOR.
    ( desculpem as maiúsculas más deu preguiça de digitar tudo de novo)

    Abraço
    Olá Edemar, boa noite!
    Eu também curti muito os bons tempos das aventuras do Star Wars... Bons tempos.

    Obrigado pelos comentários e dicas. Achei interessante a sua conversão do seu Suzuki. O mecânico que identificou o problema me ofereceu um motor 1.8 da Montana dentro da caixa.
    Encontrei alguns motores GM 2.0 do Vectra e me pediram de 3.500 a 4.500 pelo motor completo. Preciso ver o quanto vai me custar este motor GM 1.8...

    Pelo que entendi você está usando o câmbio original do Suzuki. Como você fez com a flange do câmbio? Eu pedi uma cotação na Garra 4x4 e eles me disseram que não possuem a flange para o motor GM 2.0. Ainda estou aguardando a resposta da DeepTec para ver se eles tem a flange que preciso.

    Quando eu comprei o Sidekick do meu cunhado, ele havia feito a transferência dos documentos de São Paulo para Campinas e, o documento novo veio com o numero do motor... por isso tenho que me preocupar com esse detalhe também.

    Valeu!
    []s
    R2D2
    "Que a força esteja com você" hehehe

  • #14
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    Boa sorte amigo. Vou fazer o motor do meu Vitara 5p 1.6 16v em breve, e estou com um baita medo de encontrar uma trinca... Já que não tem um tópico a respeito, poderia ir atualizando para nos manter informados.

  • #15
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    Eu não tenho informação da existência de flange para motores GM. Sei que a Deep Tech e o Coelho fabricam para VW AP.
    Creio que com um pouco de paciência encontrará um bom AP a preço atrativo. Como no total do serviço acaba saindo um valor elevado e o estado geral do carro deve compensar a empreitada, não acho interessante pagar mais que 2.500(já é caro), por um motor.
    Ainda mais tendo que gastar com documentação como é o seu caso. Depois de tudo pronto é um jogo de paciência até deixar tudo redondinho novamente. Hoje foram mais duzentos e tantos contos em velas e cabos novos (NGK BUR6ET 3 eletrodos original do AP MI e jogo de cabos IBIZA/GOLF GL), e não tem por onde. Vão aparecendo coisinhas que devem ser feitas e a gente tem que coçar o bolso. Antes de se abraçar com um motor GM estude bem como é feita a adaptação, onde conseguir e a que preço os componentes necessários , quem e por quanto fará o serviço e principalmente se já fez anteriormente. Pois servir de cobaia poderá ser apenas o início de um desastre técnico e principalmente financeiro que o fará desejar ter ficado com o motor baleado e a transformação no carro será tamanha que tornará inviável retornar tudo ao original.
    Nestes carros a troca de motor(mecânica), é uma passagem só de ida. Como nunca vi e somente ouvi falar que é possível adaptar motores GM e nunca soube de componentes para tal feito, preferi ficar no bom, velho, robusto e confiável VW .
    A transformação básica consiste em trocar a capa seca e componentes da embreagem (disco do AP com miolo do Vitara ,rolamento e braço fornecido em forma de kit pelo Coelho.Suponho que o da Deep Tech seja semelhante), suportes do motor, modificação do escape, ventoinha elétrica do Fiat estilo etc. Nada que uma visita a um ferro velho bem sortido não resolva.

    MUITA CALMA NESTA HORA....... Qua a força esteja com você.

    Abraços.
    4X4 Brasil
    Suzuki VITARA metal TOP - 1994 - AP - 1.8

  • #16
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    Citação Postado originalmente por Carletto Ver Post
    Boa sorte amigo. Vou fazer o motor do meu Vitara 5p 1.6 16v em breve, e estou com um baita medo de encontrar uma trinca... Já que não tem um tópico a respeito, poderia ir atualizando para nos manter informados.
    Olá Carletto!

    Obrigado por acompanhar o post!

    Alguns meses depois de comprar o Sidekick, meu filho usou a viatura para ir até Jundiaí (+- 60km de Campinas) e o motor ferveu... tive que fazer a retífica do cabeçote e trocar mais algumas peças... Descobrimos que o motor estava sem a válvula termostática (mesma do fiat 147 - tamanho e temperatura) e a tampa do radiador, que estava danificada e vazou toda a água porque uma das aletas da trava estava cortada e mal se prendia no bocal do radiador.
    A "dor de cabeça" foi encontrar os parafusos de fixação do cabeçote - a rosca tem 8mm, o corpo (parte lisa) é cônica e começa com 8mm e termina em 9mm.
    Encontrar o jogo de parafusos não foi tão trabalhoso. O problema foi o preço e a mão de obra para tornear a flange na cabeça do parafuso.
    As peças podem ser encontradas com facilidade e, em alguns casos, tem a suzucar que tem várias peças originais.

    À medida em que for fazendo as modificações, vou atualizando este post e, pretendo ir fotografando os passos da modificação e postar aqui para ajudar os amigos jipeiros!

  • #17
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    Citação Postado originalmente por Edemar Ver Post
    Eu não tenho informação da existência de flange para motores GM. Sei que a Deep Tech e o Coelho fabricam para VW AP.
    Creio que com um pouco de paciência encontrará um bom AP a preço atrativo. Como no total do serviço acaba saindo um valor elevado e o estado geral do carro deve compensar a empreitada, não acho interessante pagar mais que 2.500(já é caro), por um motor.
    Ainda mais tendo que gastar com documentação como é o seu caso. Depois de tudo pronto é um jogo de paciência até deixar tudo redondinho novamente. Hoje foram mais duzentos e tantos contos em velas e cabos novos (NGK BUR6ET 3 eletrodos original do AP MI e jogo de cabos IBIZA/GOLF GL), e não tem por onde. Vão aparecendo coisinhas que devem ser feitas e a gente tem que coçar o bolso. Antes de se abraçar com um motor GM estude bem como é feita a adaptação, onde conseguir e a que preço os componentes necessários , quem e por quanto fará o serviço e principalmente se já fez anteriormente. Pois servir de cobaia poderá ser apenas o início de um desastre técnico e principalmente financeiro que o fará desejar ter ficado com o motor baleado e a transformação no carro será tamanha que tornará inviável retornar tudo ao original.
    Nestes carros a troca de motor(mecânica), é uma passagem só de ida. Como nunca vi e somente ouvi falar que é possível adaptar motores GM e nunca soube de componentes para tal feito, preferi ficar no bom, velho, robusto e confiável VW .
    A transformação básica consiste em trocar a capa seca e componentes da embreagem (disco do AP com miolo do Vitara ,rolamento e braço fornecido em forma de kit pelo Coelho.Suponho que o da Deep Tech seja semelhante), suportes do motor, modificação do escape, ventoinha elétrica do Fiat estilo etc. Nada que uma visita a um ferro velho bem sortido não resolva.

    MUITA CALMA NESTA HORA....... Qua a força esteja com você.

    Abraços.
    Olá Edemar!

    Obrigado pelas dicas.
    Realmente, estou preocupado com os custos de aquisição do motor e seus complementos.
    Chegaram a me pedir R$4.500,00 por um motor Ford 2.0 (Ecosport) e R$3.800,00 por AP 1.8 (Santana Quantum) ano 2000...
    Com estes preços nas alturas eu pensei em colocar um motor diesel e também fui procurar. No sidekick só cabem os motores diesel pequenos, como da Sportage ou Besta 2.7 GS. Encontrei um motor da Besta 2.7 GS e me pediram R$ 6.000,00 pelo motor sem câmbio... No trânsito, observando como são tratadas as Bestas GS, dá pra ter uma ideia de como devem ser os motores que vão para desmanche... é dor de cabeça na certa.
    Certamente vou ter que escolher um motor em bom estado e, relativamente novo, para evitar ter que mandar para retífica antes mesmo de instalar no sidekick. Senão os custos de conversão ficam inviáveis.

    Pretendo fazer esta modificação em dezembro deste ano, para fazer o caixa para esta empreita hehehe. Vou tirar uns dias de férias e trabalhar nesta conversão. Até lá eu vou procurar as opções mais viáveis tanto de motores como de valores.
    Vou começar a procurar nas cidades vizinhas a Campinas e ver se encontro algum motor em boas condições por preço acessível, seja VW ou GM. Neste final de semana vou conversar com meu mecânico e professor e ver o quanto que ele quer pelo motor GM 1.8 da Montana na caixa...

    Aliás, a opção de se colocar um motor GM de maior potência que o AP, foi uma dica de um atendente da Alternativa 4x4 que, segundo ele, já colocaram o motor GM 2.4 da S10 em um Suzuki.

    Que a força esteja com você!

    []s

  • #18
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    Olá amigos!

    Aproveitei o dia de hoje e fui andar pelos desmanches que conheço e em todos eu perguntava por um motor AP ou GM, ambos 1.8 ou 2.0.
    Em todos, quando tinham era o AP 1.8 bem antigo e ninguém tinha o AP 2.0. Me avisaram que este motor 2.0 é "mosca branca" além de ser mais caro que os GM.

    O motor que encontrei com mais facilidade foi o GM 2.0 do vectra ou astra.
    Todos me pediram valores na faixa de R$4.000,00 para qualquer uma das opções de motor AP 1.8 ou GM 2.0 ou 2.2
    O que mais me chamou a atenção foi um motor GM Ecotec 2.0 16V ano 2010 também no valor de R$4.000,00.

    A maior questão no momento é encontrar um motor hehehe e depois uma flange para a adaptação.

    Conversando em um dos desmanches, o atendente me disse que tem um mecânico cliente dele que compra as flanges em Curitiba... basta informar qual é a viatura e qual motor vai ser instalado. A empresa de Curitiba faz a flange e manda para ele. Esta semana vou tentar pegar os contatos deste fabricante de flanges.

    Alguém conhece esta empresa de Curitiba?

    []s
    R2D2

  • #19
    Usuário Avatar de Rainer 89
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    R2D2,

    Talvez a forma de encontrar um motor 2.0 AP seja comprar uma santana em mal estado retirar o motor e vender o resto pro ferro velho. Já vi fazerem isso com um opala para colocar o motor em Jeep. Tem a vantagem de você mesmo dar a baixa no veiculo assim a procedência do motor é garantida. Segue um anuncio.
    "Vw - Volkswagen Santana 2.0 para desmanche" - Carros - Centro, Paulínia | bomnegócio.com
    Da pra achar uma melhor um pouco mais cara. Talvez de para tirar a diferença na venda pro ferro velho.

    Att,
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #20
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    Se o montana que tens 1.8 ta dando 105 cv - ve o ECONOFLEX 1.4 que tem isso e é mais economico que o 1.8 dependendo da relação e do peso que ficar o sistema

  • #21
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    ha ainda a crestana que tem muitas peças e motores parciais e totais... já deu uma olhada com eles?
    Outro dia mesmo vi que eles tinham o motor diesel da gm que ia nas montana de la... salvo engano 1.7 diesel

  • #22
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    Citação Postado originalmente por Rainer 89 Ver Post
    R2D2,

    Talvez a forma de encontrar um motor 2.0 AP seja comprar uma santana em mal estado retirar o motor e vender o resto pro ferro velho. Já vi fazerem isso com um opala para colocar o motor em Jeep. Tem a vantagem de você mesmo dar a baixa no veiculo assim a procedência do motor é garantida. Segue um anuncio.
    "Vw - Volkswagen Santana 2.0 para desmanche" - Carros - Centro, Paulínia | bomnegócio.com
    Da pra achar uma melhor um pouco mais cara. Talvez de para tirar a diferença na venda pro ferro velho.

    Att,
    Olá Rainer89!

    Obrigado pela dica. No início eu pensei em fazer exatamente isso, comprar um carro velho ou acidentado e desmontar as partes que me interessam. Só tenho um pequeno problema... onde desmontar o carro e o que fazer com o bagaço que sobrar. Infelizmente, eu não poderei fazer isso... Há que falta me faz uma garagem com espaço e bem equipada

    Por enquanto a solução vai ser procurar por um motor nos desmanches ou de alguém que tenha um motor completo e queira vender.
    Caso saiba de alguém que tem algum motor completo para vender, por favor, me de a dica!

    Valeu!
    R2D2
    4X4 Brasil Razão: alterar texto

  • #23
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    Citação Postado originalmente por uvantuil Ver Post
    Se o montana que tens 1.8 ta dando 105 cv - ve o ECONOFLEX 1.4 que tem isso e é mais economico que o 1.8 dependendo da relação e do peso que ficar o sistema
    Citação Postado originalmente por uvantuil Ver Post
    ha ainda a crestana que tem muitas peças e motores parciais e totais... já deu uma olhada com eles?
    Outro dia mesmo vi que eles tinham o motor diesel da gm que ia nas montana de la... salvo engano 1.7 diesel

    Olá Uvantuil!

    Já faz um bom tempo, eu pensei em trocar o motor do Sidekick por outro e pesquisei várias opções: diesel, gasolina, flex.
    Cheguei a montar uma planilha excel e sempre que encontrava as especificações de algum motor que pudesse servir eu colocava na planilha para fazer as contas e comparar.

    Cheguei a encontrar algumas empresas de Santa Cataria e Rio Grande do Sul que traziam motores diesel da Argentina.
    Quando entrei em contato, estas empresas não importavam mais estes motores. Os preços da Crestana são "salgados" para o meu bolso. Não me vejo comprando um motor de R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00 para depois gastar mais um tanto com as adaptações, acessórios e peças... Este custo é proibitivo... compensa vender do jeito que está para algum desmanche e comprar outra viatura...

    Quanto a potência do motor, em muitos casos, os motores abaixo de 100 CV, vão deixar o jipe mais lento e fraco do que o atual, pois a relação peso/potência fica muito desfavorável. Segundo os manuais, o Sidekick pesa 1600 kg. Os mais novos antes de 2001 tem motor com 128 CV e, os Grand Vitara III possuem motor com 140CV.

    No caso do motor da Montana, estou trocando seis por meia dúzia... 96CV x 105 CV ganho somente 9CV... é quase nada.
    Você não acha?

    Valeu!
    []s
    R2D2
    4X4 Brasil Razão: inserir citação

  • #24
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    Citação Postado originalmente por Luc_R2D2 Ver Post
    Olá Uvantuil!

    Já faz um bom tempo, eu pensei em trocar o motor do Sidekick por outro e pesquisei várias opções: diesel, gasolina, flex.
    Cheguei a montar uma planilha excel e sempre que encontrava as especificações de algum motor que pudesse servir eu colocava na planilha para fazer as contas e comparar.

    Cheguei a encontrar algumas empresas de Santa Cataria e Rio Grande do Sul que traziam motores diesel da Argentina.
    Quando entrei em contato, estas empresas não importavam mais estes motores. Os preços da Crestana são "salgados" para o meu bolso. Não me vejo comprando um motor de R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00 para depois gastar mais um tanto com as adaptações, acessórios e peças... Este custo é proibitivo... compensa vender do jeito que está para algum desmanche e comprar outra viatura...

    Quanto a potência do motor, em muitos casos, os motores abaixo de 100 CV, vão deixar o jipe mais lento e fraco do que o atual, pois a relação peso/potência fica muito desfavorável. Segundo os manuais, o Sidekick pesa 1600 kg. Os mais novos antes de 2001 tem motor com 128 CV e, os Grand Vitara III possuem motor com 140CV.

    No caso do motor da Montana, estou trocando seis por meia dúzia... 96CV x 105 CV ganho somente 9CV... é quase nada.
    Você não acha?

    Valeu!
    []s
    R2D2
    entendi... e concordo com o argumentos.
    ja viu algum motor de linha s10? ei tinha uns sites de ferro velhos que tinham motores ate de audi e outros, assim como alguns que vendiam os diesel da linha volks que roda argentina e europa... se achar no hd antigo te mando o que achar... boa sorte na empreitada.

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