x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    61
    Posts
    623
    Agradecimento: 1

    E se tiver que "fazer o motor" - custos




    olá,

    procurei alguma coisa a respeito no fórum, mas não achei informações bem especificadas (se é que se pode especificar) sobre esse assunto.

    Pois bem, como estou procurando um Vitara 97 ou Grand Vitara 98 ou 99, e como esses carros são bem rodados, sei que , caso eu compre um desses, vou ter que correr o risco de, mais cedo ou mais tarde, "fazer o motor".

    Gostaria de saber (se possível for):

    1 - Quanto eu eu gastaria para "fazer um motor" de um carro desses ?
    2 - O preço seria aproximado tanto para o Vitara 97 como para um Grand Vitara 98 ou 99 ?
    3 - Existe um pacote de peças para serem compradas que sejam vendidas todas juntas ?
    4 - Se não me engano (desculpem a ignorância no assunto) o motor pode ser "feito" apenas na parte de cima dele, apenas na parte de baixo ou nas duas partes,,,é isso ? Ambas tem o mesmo custo ?

    Ps: Tenho visto vários anúncios desses carros a venda e encontrei um , onde o preço está bem abaixo da tabela, e o prooprietário diz que o motor bateu, e que as peças ja foram compradas e que "só" falta montar o motor. Um caso desse valeria a pena ?


    Obrigado.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    15/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Respondendo na sequência:

    1- Para retificar o motor você vai gastar por volta de R$5.000 entre peças (comprando aqui no Brasil) e mão de obra.
    2- O preço vai ser muito parecido para fazer um ou outro
    3- Existe algo como um "pacote" sim, inclusive você pode comprar tudo no ebay gastando 1/3 do valor: Suzuki J18A J20A Rebuild Engine Kit Gasket Set Engine Bearing Rings Oil Pump | eBay
    4- Geralmente você "faz" as duas partes do motor (cabeçote e bloco) juntas, tanto para economizar tempo quanto mão de obra, já que vai ter que desmontar o motor de qualquer jeito.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    61
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Obrigado Tiagobel , só mais umas dúvidas: Com as peças na mão um bom mecânico vai gastar quanto tempo pra fazer um motor ? Um mês ? Mas pode acontecer de, por exemplo, somente o cabeçote dar problema, aí nesse caso não seria preciso fazer a outra parte do motor, concorda ? Depois que um motor é "feito", e considerando que o trabalho foi bom, o carro vai poder rodar por muito tempo, né? Esses motores , tanto do Vitara como do Grand Vitara, se bem cuidados, podem rodar por muitos mil km antes de precisar "fazer o motor", certo? Mas existe algum km limite, ou seja, onde já se pode prever que o motor está perto de dar problema ? obrigado pela paciência . abs

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Com todas as peças na mão, um bom mecânico pode desmontar o motor, mandar o bloco e virabrequim para a retífica e montar tudo novamente em 3 a 5 dias, dependendo da boa vontade/habilidade/tempo disponível dele, é claro.

    Sim, pode acontecer de só o cabeçote ou só o bloco darem problemas. Esses casos específicos são resolvidos individualmente. Mas a "regra" é: pra desmontar o bloco é preciso retirar o cabeçote e, quando se retira o cabeçote, você tem acesso pelo menos aos pistões e cilindros. Então dá pra ter uma noção se é bom ou não mexer em tudo de uma vez.

    Uma retífica bem feita deixa o motor como novo, simples assim. Agora prever quantos km um motor vai durar é mais ou menos como dizer quantos anos uma pessoa vai viver.
    Só um exemplo: no final de 1996, quando lançaram a segunda geração do vectra, meu pai e meu tio compraram 2 vectras idênticos, entregues no mesmo dia. Cada um usou e cuidou do seu carro à sua maneira. O vectra do meu tio começou a baixar óleo por volta dos 90-100 mil km e precisou de uma retífica completa por volta dos 120 mil km. Meu pai ficou com o dele até 2008, rodou mais de 280.000km e vendeu o carro funcionando como um relógio suíço.

    Então não existe km limite, existem sinais de que um motor está precisando de serviços: baixo desempenho, alto consumo de óleo, fumaça, barulhos, etc...

  • #5
    Me metendo no assunto... vou fazer mais uma pergunta relacionado ao tópico, o que é melhor para motor durar mais andar mais em alta ou baixa rotação? Pergunto isso porque sempre mantenho o carro por volta por volta de 1800 a 2000 rpm, as vezes numa ultrapassagem mais forte jogo a 4... 5 mil rpm mas por muito pouco tempo segundos.
    Meu interesse no topico é que to com uma tracker que peguei 0km em 2009 e hoje ela ta com 80 mil e nao pretendo vender ela tao cedo assim queria manter bons hábitos para nao "fazer" esse motor tao cedo.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/01/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    60
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre_monteiro Ver Post
    Me metendo no assunto... vou fazer mais uma pergunta relacionado ao tópico, o que é melhor para motor durar mais andar mais em alta ou baixa rotação? Pergunto isso porque sempre mantenho o carro por volta por volta de 1800 a 2000 rpm, as vezes numa ultrapassagem mais forte jogo a 4... 5 mil rpm mas por muito pouco tempo segundos.
    Meu interesse no topico é que to com uma tracker que peguei 0km em 2009 e hoje ela ta com 80 mil e nao pretendo vender ela tao cedo assim queria manter bons hábitos para nao "fazer" esse motor tao cedo.
    Nao sou expert no assunto, mas entendo que quanto mais se usa, mais gasta, certo? com o motor em alta rotação, usa-se mais. Logo, o desgaste é maior. Claro que o motor aguenta e é feito para isso. Acho que o seu modo de dirigir está OK.
    Mas aproveitando a pergunta, vou estender um pouquinho para os mais experientes. Meu pai tem um vectra 2.0 e abusa das baixas rotações, tenho impressão que força o motor demais. Nao chega a trepidar o carro, mas em situações onde eu estaria em quarta, ou até mesmo terceira, ele está em 5ª, a 60km/h....

  • #7
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    43
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Quero dar meu pitaco também....

    Tenho uma renault scénic que já foi feito o motor ( com mais de 300.000km ).
    E baseado no como o carro foi cuidado e conduzido ( Foi taxi e era da minha mãe ).
    Acredito que quando o motor tenha sua 'zona de conforto' num motor 2.0, perto da casa dos 2500 giros. (pelo menos no 8V em questão ).

    Mas ele pede que você puxe um pouco até próximo a curva de torque ( 4000 giros nesse caso ) de vez em quando tanto pra limpar os componentes aumentando o fluxo quanto pra manter a elasticidade do motor, ou pegue uma estradinha de vez em quando pra ficar com giro alto por um bom tempo.

    Eu fui criado com a instrução que a faixa que o motor deve trabalhar é entre 2000 e 3000 giros, então se vejo que o giro vai cair abaixo de 2000, jogo a macha pra baixo e quando chego perto dos 3500 jogo a macha pra cima ( por via de regra ).

    Isso aliado a manutenção preventiva e em dia e bom cuidados com o carro, fez com que esse carro já tenha mais de 450.000km rodados e funcione em perfeita harmonia. Obvio que já foi feito Motor e Cambio. Mas tem kilometragem de nave espacial...

    "A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Seu perigeu máximo é de 356.577 km, e seu apogeu máximo é de 406.655 km. " - Fonte Wikipedia.
    4X4 Brasil
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    61
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Pessoal, gostaria de opinião de vocês. Encontrei um Grand vitara á venda. Ele é do ano 99, 2.0, 16v, 5p, com GNV, Gold Mec (argentina) e tem cerca de 130 mil km rodados. O carro super aqueceu devido ao empregado da agencia ter usado o carro para o dia a dia da agência e não verificou a agua do radiador. Sendo assim, queimou a junta do cabeçote. O dono disse que o cabeçote já foi retificado e agora falta montar e comprar as juntas. O carro está guardado numa garagem a mais de 8 meses, pois resolveram não terminar de mexer no motor e colocar a venda. Além disso o carro está com 2 anos de IPVA atraso, o que dá em torno de 800,00, pois no estado do Rio tem abatimento para carros com GNV. Devido aos problemas de motor e do IPVA, o carro está sendo vendido por 14 mil reais. O dono disse que, segundo o mecânico, só queimou a junta, o resto do motor está ok. Segundo o dono, de lataria, pneus e caixa o carro está muito bom. Imaginando o pior dos cenários, que seria ter que fazer o motor todo. Valeria a pena comprar esse carro por esse valor ? obrigado

  • #9
    Usuário Avatar de gon
    Entrada
    28/12/2009
    Local
    Campo Grande/MS
    Posts
    109
    Agradecimentos: 0
    Angelo,

    Particularmente não compro carro incógnita. Evito carros que rodam ou já rodaram com GNV também.

    Pra mim esse não serviria.

    Costumo dizer que vale mais a pena pagar um pouco a mais em um carro em excelente condições do que pegar um normal ou outro abaixo do preço para colocar dinheiro em cima.

    Espero ter ajudado. Boa sorte na compra do seu suzuki!

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pessoal, gostaria de opinião de vocês. Encontrei um Grand vitara á venda. Ele é do ano 99, 2.0, 16v, 5p, com GNV, Gold Mec (argentina) e tem cerca de 130 mil km rodados. O carro super aqueceu devido ao empregado da agencia ter usado o carro para o dia a dia da agência e não verificou a agua do radiador. Sendo assim, queimou a junta do cabeçote. O dono disse que o cabeçote já foi retificado e agora falta montar e comprar as juntas. O carro está guardado numa garagem a mais de 8 meses, pois resolveram não terminar de mexer no motor e colocar a venda. Além disso o carro está com 2 anos de IPVA atraso, o que dá em torno de 800,00, pois no estado do Rio tem abatimento para carros com GNV. Devido aos problemas de motor e do IPVA, o carro está sendo vendido por 14 mil reais. O dono disse que, segundo o mecânico, só queimou a junta, o resto do motor está ok. Segundo o dono, de lataria, pneus e caixa o carro está muito bom. Imaginando o pior dos cenários, que seria ter que fazer o motor todo. Valeria a pena comprar esse carro por esse valor ? obrigado

  • #10
    Usuário
    Entrada
    15/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    73
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pessoal, gostaria de opinião de vocês. Encontrei um Grand vitara á venda. Ele é do ano 99, 2.0, 16v, 5p, com GNV, Gold Mec (argentina) e tem cerca de 130 mil km rodados. O carro super aqueceu devido ao empregado da agencia ter usado o carro para o dia a dia da agência e não verificou a agua do radiador. Sendo assim, queimou a junta do cabeçote. O dono disse que o cabeçote já foi retificado e agora falta montar e comprar as juntas. O carro está guardado numa garagem a mais de 8 meses, pois resolveram não terminar de mexer no motor e colocar a venda. Além disso o carro está com 2 anos de IPVA atraso, o que dá em torno de 800,00, pois no estado do Rio tem abatimento para carros com GNV. Devido aos problemas de motor e do IPVA, o carro está sendo vendido por 14 mil reais. O dono disse que, segundo o mecânico, só queimou a junta, o resto do motor está ok. Segundo o dono, de lataria, pneus e caixa o carro está muito bom. Imaginando o pior dos cenários, que seria ter que fazer o motor todo. Valeria a pena comprar esse carro por esse valor ? obrigado
    Se o carro aparenta estar com tudo ok, menos a mecânica, eu jogaria R$10mil em cima da mesa e nem um centavo a mais. Aposto que esse motor não precisa só de um jogo de juntas. Ninguém deixa um carro parado por 8 meses por conta de um joguinho de juntas + M.O.

    Já contabilize uma retífica completa (com a provável troca do cabeçote), kit de embreagem, bateria, uma geral no sistema de ar-condicionado, amortecedores, etc... Numa brincadeira dessas, um orçamento de R$8.000 a R$10.000 não é de se espantar.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    61
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Pois é GON, também não gosto de GNV, apesar da economia. O que pensei com relação a esse carro, é compra-lo e ir arrumando aos poucos, inclusive, caso eu eu tivesse que fazer o motor, eu eu iria tirar o GNV, ou seja, seria um motor "novo" pra rodar sem GNV.

    Realmente é um carro incógnita, e isso é sempre um risco. Vou conversar com um mecanico amigo meu e se for o caso vou lá ver o carro com ele.

    Obrigado

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    61
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    É, tenho que pensar bem nisso tudo. Enquanto isso vou continuar a procurar um grand Vitara, ou até um Vitara 97 4 portas.

    valeu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 17
      Última resposta: 12/12/2024, 20:59
    2. Relação de Custos - Qual fazer Ap ou BF
      Por matrakaum no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 09/03/2012, 12:18
    3. Respostas: 20
      Última resposta: 17/03/2008, 23:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade