x
Convex Datacenter
Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
Resultados 37 a 48 de 48

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1



    Velho, pega um carro com ABS e mete o pé no freio na estrada de terra. Tua distância de frenagem vai aumentar absurdo. O que acontece é que ele vai evitar a roda de travar, mas como o piso tem pouca aderência por causa dos grãos soltos o jipe vai derrapar eternamente. Teria que ter um botão on-off. ABS só no asfalto.

    absss

  • #2
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Velho, pega um carro com ABS e mete o pé no freio na estrada de terra. Tua distância de frenagem vai aumentar absurdo. O que acontece é que ele vai evitar a roda de travar, mas como o piso tem pouca aderência por causa dos grãos soltos o jipe vai derrapar eternamente. Teria que ter um botão on-off. ABS só no asfalto.
    Ah ok, então no caso é uma estrada de terra e não uma trilha, quando você disse trilha já imaginei erosões e atoleiros e não vejo onde o ABS possa influenciar.

    Agora numa estrada de terra numa condição mais veloz o ABS pode atrapalhar sim como você disse, inclusive a VW Amarok possui o ABS off-road que é acionado por um botão que resolve esse problema.
    Uma solução para praticantes de rally, raids, etc. é a retirada do fusível do ABS.

    Agora essa de derrapar eternamente é um tremendo exagero, o ABS ira aumentar a distancia comparando com a roda travada, pois na terra ao travar as rodas se forma um "monte" de terra na frente do pneu que reduz a distancia, com o ABS isso não ocorre.

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Não sei sobre esse sistema de baixa velocidade. Mas, mesmo no asfalto, o fato dele te deixar "continuar a manobra" pode até aumentar o risco de capotar. Freio ABS é um negócio bem controverso...
    Desculpe, mas está falando besteira...procure no google que encontrará muita coisa em sites confiáveis, se dominar o inglês então o conteúdo é farto.
    4X4 Brasil
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Olá Thiago Pereira,

    Minha intenção não é discutir com você. Eu, pelo menos, não sou especialista. Mas fui bem categórico ao somente expressar minha opinião de que ABS não combina com offroad. Não é só pelo fato da distância da frenagem. Aliás, ele foi feito não pra reduzir essa distância, mas pra permitir que se possa ter melhor controle durante a frenagem. O fato é que o ABS pode te salvar, mas pode te ferrar também. Depende de uma situação bem específica. Além do mais, o ABS não é um sistema 100% previsível, o que não ajuda.

    Outro ponto é que trata-se de mais parafernália eletrônica embarcada, ou seja, mais tranqueira pra quebrar. Não que seja necessariamente ruim. Veja o controle de estabilidade, por exemplo. Isso sim é uma maravilha. Mas, novamente, não combina com offroad. Tanto é que esse sistema é automaticamente desativado uma vez que o 4x4 Lock é acionado. No caso do ABS, se quiser colocar pneus maiores que os originais, por exemplo, certamente terá problemas. Diga-se de passagem, essa sugestão de retirar o fusível eu achei uma solução bem marginal. Desculpe. Mesmo porque não é só isso. quando ligar de novo no asfalto pode falhar em função de sensores (que são muitos) sujos ou queimados (lama, água, poeira, etc). Aí é luzinha acesa, freio falhando, e por aí vai.

    E não estou falando besteira sobre o aumento do risco de capotar. Procure você também no Google. Só quis levantar o ponto de que ABS é sim controverso e ,ao contrário do que o povo tende a pensar, ele não altera em nada as leis da física. Direção preventiva ainda é o melhor "freio".

    Killer ABS | The Truth About Cars


    ” In 1999, the Society of Automotive Engineers reported that “ABS was found to be associated with a 51 percent increase in fatal rollover crashes on dry roads. For fatal side impact crashes, ABS produced a 69 percent increase for unfavorable road conditions, and a 61 percent increase for favorable road conditions.”



    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Ah ok, então no caso é uma estrada de terra e não uma trilha, quando você disse trilha já imaginei erosões e atoleiros e não vejo onde o ABS possa influenciar.

    Agora numa estrada de terra numa condição mais veloz o ABS pode atrapalhar sim como você disse, inclusive a VW Amarok possui o ABS off-road que é acionado por um botão que resolve esse problema.
    Uma solução para praticantes de rally, raids, etc. é a retirada do fusível do ABS.

    Agora essa de derrapar eternamente é um tremendo exagero, o ABS ira aumentar a distancia comparando com a roda travada, pois na terra ao travar as rodas se forma um "monte" de terra na frente do pneu que reduz a distancia, com o ABS isso não ocorre.

    Desculpe, mas está falando besteira...procure no google que encontrará muita coisa em sites confiáveis, se dominar o inglês então o conteúdo é farto.
    4X4 Brasil

  • #4
    Eu achava que tinha um sistema de proteção , por exemplo abaixo de 20-40 km/h o sistema nao funciona, pois se não o carro nunca pararia mas eu não sei direito como funciona , agora tambem éra só colocar um botão liga desliga do abs.
    Ex - Jimny 10/10 HR
    Atual : Defender 110 300tdi 05/06

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Não sei sobre esse sistema de baixa velocidade. Mas, mesmo no asfalto, o fato dele te deixar "continuar a manobra" pode até aumentar o risco de capotar. Freio ABS é um negócio bem controverso...

    abss

  • #6
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    43
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Bom, acho que vale acrescentar, já que o assunto passou do tombamento pro ABS

    Que existem diferentes sistemas de ABS e sensores.
    Se não me engano se conta por valvulas, que podem ir de 1, 2 ou 4 valvulas.

    O de 1, só controla a frenagem de um par de rodas, geralmente o traseiro, é o usado em pickups antigas.

    O de 2 Valvulas controla a frenagem de 2 pares de rodas, eixos dianteiros e traseiros.

    E o de 4 valvulas que é o top que trava as 4 rodas individualmente.

    Explicando simplóriamente como ele funciona, ele tem um sensor de rotação ( que estão dispostos de acordo com o setup das valvulas ) então ele tem um uma peça com numero de pistões igual ao numero de sensores. esses pistões são controlados pelos sensores, controlando a freada do set de rodas ( as 2 dianteiras, as 2 traseiras ou cada uma individualmente ).

    O sistema é bem simples, e tirando os sensores que podem sofrer um pouco com as condições off-road, eu acho que não deve ter problema.

    Eu lí uma matéria no Autobussiness eu acho, que mostrava que apesar da eficiencia do ABS, ele tem quase nenhum impacto sobre o números de acidentes, já que os acidentes que ele ajuda evitar, podem ser evitados com uma direção defensiva ( dados são americanos ). E o número de acidentes fatais, com ou sem abs são os mesmos...
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #7
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    43
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Olha, com um mondeo 97 que eu tinha, já desviei de muito cachorro e cavalo apertando o freio nas estradas da serra daqui do Sul, onde tem muito nevoeiro, situação onde apenas direção defensiva não impede acidentes. A situação do nevoeiro, além da visibilidade ser quase zero em alguns momentos, forma uma camada úmida no asfalto, transformando em sabão. Mesmo andando a 60 km/h, com freio convencional o carro desliza. Com ABS nunca passei por apuros, e nem atropelei nenhum bicho.

    E digo o mesmo pra andar em estrada de chão batido, só quem dirigiu e passou por algum apuro desviando de algum animal ou buraco, sabe a eficiência de um ABS.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #8
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Bom, acho que vale acrescentar, já que o assunto passou do tombamento pro ABS

    Que existem diferentes sistemas de ABS e sensores.
    Se não me engano se conta por valvulas, que podem ir de 1, 2 ou 4 valvulas.

    O de 1, só controla a frenagem de um par de rodas, geralmente o traseiro, é o usado em pickups antigas.

    O de 2 Valvulas controla a frenagem de 2 pares de rodas, eixos dianteiros e traseiros.

    E o de 4 valvulas que é o top que trava as 4 rodas individualmente.

    Explicando simplóriamente como ele funciona, ele tem um sensor de rotação ( que estão dispostos de acordo com o setup das valvulas ) então ele tem um uma peça com numero de pistões igual ao numero de sensores. esses pistões são controlados pelos sensores, controlando a freada do set de rodas ( as 2 dianteiras, as 2 traseiras ou cada uma individualmente ).

    O sistema é bem simples, e tirando os sensores que podem sofrer um pouco com as condições off-road, eu acho que não deve ter problema.
    Exato, inclusive no sistema de uma válvula o sensor é o mesmo da velocidade, instalado na saída do cambio, é o sistema mais "burro", mas muito útil em pkps que apesar de carregarem carga, grande parte do tempo estão vazias e ai a coisa mais fácil é perder a traseira em uma frenagem.

    Hoje todos os sistemas atuam independentemente nas quatro rodas, inclusive nos carros populares, com a obrigatoriedade teve-se economia de escala.

    Agora no off-road o que realmente faz diferença é o controle de tração, esse realmente faz milagres...é só ver o que uma Land Rover Discovery é capaz de fazer mesmo com pneus 100% asfalto e uma altura do solo não muito grande.

    Discovery hill climb - YouTube
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    43
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Felipepeixotogouvea,

    lamento pelo ocorrido, mas fico satisfeito em saber que o carro os protegeu e nada ocorreu com vocês.

    Tem pouco tempo que tenho um Jimny 2013 (está com menos de 5.000km) e ainda estou me adaptando à nova forma de condução que o carro exige no asfalto. Logo que peguei o carro tive que fazer uma breve viagem e estava dirigindo a 110km/h numa rodovia pavimentada tranquilamente até passar por um trecho com deformações no asfalto (creio que ocasionadas pelo excesso de peso de caminhões) e levei um baita susto, pois o carro pulou muito e senti que perdi as rodas traseiras por um segundo. Achei que ia rodar. Depois do susto, reduzi a velocidade para 90km/h e desde então essa é a minha velocidade de cruzeiro no asfalto.

    Abraços,
    Lucas

  • #10
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    43
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Guelson, seu freio tá bixado... o meu tá com mud, e freia muito tranquilo, claro que eu dirijo jipe como jipe bastante distância e frenagens programadas...

    então vale a pena revisar o modo de direção também... mas o freio dá conta tranquilo.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #11
    Usuário Avatar de NelsonB
    Entrada
    18/09/2011
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Posts
    253
    Agradecimentos: 3
    Me interessou saber qual calibração de pneu vcs custumavam usar no Jimny que tombou, já que a recomendação nos HR era 28lbs e agora é 20lbs pro pneu 215/75 r15
    4X4 Brasil
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Acidente na CUP
      Por wdoc no fórum Mitsubishi
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/06/2010, 10:32
    2. Acidente com jipe
      Por folgado no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 41
      Última resposta: 30/01/2008, 11:27
    3. Acidente de carro
      Por mllebiz no fórum Humor
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/10/2005, 20:45
    4. Acidente...
      Por Danniel Pizatto no fórum Land Rover
      Respostas: 20
      Última resposta: 29/12/2004, 17:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade