Olá Thiago Pereira,
Minha intenção não é discutir com você. Eu, pelo menos, não sou especialista. Mas fui bem categórico ao somente expressar minha opinião de que ABS não combina com offroad. Não é só pelo fato da distância da frenagem. Aliás, ele foi feito não pra reduzir essa distância, mas pra permitir que se possa ter melhor controle durante a frenagem. O fato é que o ABS pode te salvar, mas pode te ferrar também. Depende de uma situação bem específica. Além do mais, o ABS não é um sistema 100% previsível, o que não ajuda.
Outro ponto é que trata-se de mais parafernália eletrônica embarcada, ou seja, mais tranqueira pra quebrar. Não que seja necessariamente ruim. Veja o controle de estabilidade, por exemplo. Isso sim é uma maravilha. Mas, novamente, não combina com offroad. Tanto é que esse sistema é automaticamente desativado uma vez que o 4x4 Lock é acionado. No caso do ABS, se quiser colocar pneus maiores que os originais, por exemplo, certamente terá problemas. Diga-se de passagem, essa sugestão de retirar o fusível eu achei uma solução bem marginal. Desculpe. Mesmo porque não é só isso. quando ligar de novo no asfalto pode falhar em função de sensores (que são muitos) sujos ou queimados (lama, água, poeira, etc). Aí é luzinha acesa, freio falhando, e por aí vai.
E não estou falando besteira sobre o aumento do risco de capotar. Procure você também no Google. Só quis levantar o ponto de que ABS é sim controverso e ,ao contrário do que o povo tende a pensar, ele não altera em nada as leis da física. Direção preventiva ainda é o melhor "freio".
Killer ABS | The Truth About Cars
” In 1999, the Society of Automotive Engineers reported that “ABS was found to be associated with a 51 percent increase in fatal rollover crashes on dry roads. For fatal side impact crashes, ABS produced a 69 percent increase for unfavorable road conditions, and a 61 percent increase for favorable road conditions.”