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  • #1
    Usuário Avatar de Cocatriz
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    Fala Felipe.

    Só pra deixar claro que, a função do ABS é impedir que a roda deslize durante a frenagem, a mesma coisa que nós tentamos fazer quando aceleramos na lama botando pneus mais agressivos que tem mais "agarre".

    O Sistema de Freio do Jimny aliado com o peso da Roda e os pneus geralmente mais agressivos fazem esse sistema ter praticamente nenhum uso ( Já que não temos gelo nas pistas ), por que é normalmente difícil travar as rodas do Jimny só com o sistema de Freio. Ele faria diferença com óleo, aquaplanagem e coisas assim, o que não foi o seu caso.

    Segundo, mesmo que o seu Jimny tivesse Airbag, ele só detonaria se o impacto frontal ( ou seja o bixo ) fosse suficientemente forte para ativar os sensores, que dada a condição da frente do carro provavelmente também não seria usado. Por que eles usam um sistema "inteligente" para não detonar a toa, por que muitos casos ele pode causar mais lesão se detonar do que se não detonar. ( POR ISSO É SEMPRE IMPORTANTE USAR O CINTO DE SEGURANÇA ).

    Nesse caso só detonaria se ele tivesse Airbag nas colunas.

    Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações. E airbag só ajuda em um conjunto muito específico de colisão. A Deformação Programada, barra de direção dividida e colunas reforçadas ( que foi o que atuou no seu caso ) ninguém comenta.
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

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  • #2
    Usuário Avatar de MATOSWR
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    Triste

    Muito chato isso...já aconteceu comigo...fui fechado e acabai saindo da pista e bati com meu primeiro jimny...um 2001. Também não sofri nada..mas a seguradora deu perda total...meu acorra quebrou alumas coisas...mas pouco... Recebi o seguro e não tive dúvida..comprei um Jimny novo!

    Hoje tenho um Jimny e um Samurai 94 Canvas..e com nenhum dos dois eu gosto de passar de 100km

    Curiosidade; fui no leilão tentar comprar meu jimny batido..achando que ia sair barato..e tal...Nada feito..ele foi vendido por 14mil reais..rs
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #3
    Concordo com vc. mas com ressalvas;

    Em mercados de países desenvolvidos o jipinho é vendido com ABS e Air Bag. Pode ser exigência legal somente? Acho difícil, creio que a existência dos dois dispositivos são importantes sim, além daquelas medidas de segurança que você mencionou (barra de direção, colunas, barras laterais, carroceria/chassi deformáveis, etc).
    Por aqui não é vendido por uma simples razão: custo. (e pagamos muito mais pelo brinquedo que os estrangeiros muito mais ricos).
    Se o meu tivesse ABS e Air Bag duplo, ficaria mais satisfeito, com certeza, ao menos iria me sentir mais respeitado por ter pago tanta $$ no jipinho.




    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Fala Felipe.

    Só pra deixar claro que, a função do ABS é impedir que a roda deslize durante a frenagem, a mesma coisa que nós tentamos fazer quando aceleramos na lama botando pneus mais agressivos que tem mais "agarre".

    O Sistema de Freio do Jimny aliado com o peso da Roda e os pneus geralmente mais agressivos fazem esse sistema ter praticamente nenhum uso ( Já que não temos gelo nas pistas ), por que é normalmente difícil travar as rodas do Jimny só com o sistema de Freio. Ele faria diferença com óleo, aquaplanagem e coisas assim, o que não foi o seu caso.

    Segundo, mesmo que o seu Jimny tivesse Airbag, ele só detonaria se o impacto frontal ( ou seja o bixo ) fosse suficientemente forte para ativar os sensores, que dada a condição da frente do carro provavelmente também não seria usado. Por que eles usam um sistema "inteligente" para não detonar a toa, por que muitos casos ele pode causar mais lesão se detonar do que se não detonar. ( POR ISSO É SEMPRE IMPORTANTE USAR O CINTO DE SEGURANÇA ).

    Nesse caso só detonaria se ele tivesse Airbag nas colunas.

    Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações. E airbag só ajuda em um conjunto muito específico de colisão. A Deformação Programada, barra de direção dividida e colunas reforçadas ( que foi o que atuou no seu caso ) ninguém comenta.

  • #4
    Usuário Avatar de nanito
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    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post

    Eu sinceramente não sei por que nego chora tanto por Airbag e ABS, no Jimny eles praticamente não são utilizados. Já que o sistema de frenagem não consegue travar efetivamente as rodas em 90% das situações...
    Quero ver atolar o pé no freio numa emergência fazendo uma curva em estrada de cascalho sem ABS...
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #5
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    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Quero ver atolar o pé no freio numa emergência fazendo uma curva em estrada de cascalho sem ABS...
    Olha eu dirigo a 15 anos, já fiz trilha, já andei acima de 150, nesses 15 anos nunca precisei de ABS ou Airbag, e espero continuar a assim.

    Não entenda mal, eu não acho que acessórios de segurança são desnecessário, obviamente eu preferiria que ele os tivesse.

    Mas do jeito que o pessoal reclama, parece que vai morrer se o carro não tiver... Carro é que nem arma, quem está atras do volante tem plena capacidade de evitar a maioria dos acidentes, fatalidades acontecem mas a maioria é por descuido, distração ou falta de respeito com as leis, veículos ou outros motoristas.
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  • #6
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    @Thiago Pereira, Nisso eu concordo com você, se o sistema de frenagem não tem a capacidade de travar as rodas no seco, estaria ele subdimensionado?


    Eu pesquisei um pouco sobre ABS, e concordo mais ainda com o Ricardo Passoni que o ESB seria mais jogo no Jimny que o ABS, mesmo por que provavelmente o ABS será o mono valvula e só vai controlar a frenagem das rodas de trás. Como os das pickups antigas um controle de tração seria mais interessante MAS, tiraria boa parte da facilidade da manutenção.

    O sistema pode estar subdimensionado ou com avarias.
    Um pneu maior que o original já pode ser suficiente para tornar o sistema ineficiente.
    Em um veiculo não equipado com ABS, este deve obrigatoriamente travar as rodas ao utilizar o sistema a pleno.


    Você não vai encontrar um veiculo equipado com ESP sem ABS, já que o primeiro precisa do segundo para atuar.



    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post
    Olha eu dirigo a 15 anos, já fiz trilha, já andei acima de 150, nesses 15 anos nunca precisei de ABS ou Airbag, e espero continuar a assim.

    Não entenda mal, eu não acho que acessórios de segurança são desnecessário, obviamente eu preferiria que ele os tivesse.

    Mas do jeito que o pessoal reclama, parece que vai morrer se o carro não tiver... Carro é que nem arma, quem está atras do volante tem plena capacidade de evitar a maioria dos acidentes, fatalidades acontecem mas a maioria é por descuido, distração ou falta de respeito com as leis, veículos ou outros motoristas.
    Ai que esta o problema, você não dirige sozinho e tem muito motorista descuidado, distraído, e que desrespeita as leis por aí.

    Mas essa discussão é meio inútil, 2014 ta aí e o ABS e Airbag vão ser obrigatórios.
    Mas enquanto isso em lugares mais desenvolvidos o ESP e os diversos Airbags já são obrigatórios...
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #7
    É isso aí.

    Não sei se gostaria de trocar o japinha japonês pelo japinha brasileiro por causa do abs e air bag, sei que vou ficar na dúvida...melhor seria manter os dois..rsrsrsrs

    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    O sistema pode estar subdimensionado ou com avarias.
    Um pneu maior que o original já pode ser suficiente para tornar o sistema ineficiente.
    Em um veiculo não equipado com ABS, este deve obrigatoriamente travar as rodas ao utilizar o sistema a pleno.


    Você não vai encontrar um veiculo equipado com ESP sem ABS, já que o primeiro precisa do segundo para atuar.





    Ai que esta o problema, você não dirige sozinho e tem muito motorista descuidado, distraído, e que desrespeita as leis por aí.

    Mas essa discussão é meio inútil, 2014 ta aí e o ABS e Airbag vão ser obrigatórios.
    Mas enquanto isso em lugares mais desenvolvidos o ESP e os diversos Airbags já são obrigatórios...

  • #8
    Cocatriz : muito bom saber que existe um sistema bastante inteligente para o airbag e a prova de falhas, quanto ao abs se houvesse no momento do acidente, acredito que o carro teria tido impacto com o cachorro a uma menor velocidade visto que um dos pontos positivos do abs é parar com uma distancia menor, se bem que nem me lembro se o meu irmão freiou ou não o veiculo.

    Matoswr: o meu pai me deu essa idéia, vamos comprar um carro popular com o dinheiro do seguro, e agente compra o seu antigo jipe, valor de mercado 40 k , deveria sair no leilao por volta de 10-15 mil, mas acabei desistindo quando veio a idéia da defender


    Muito obrigado a todos pela solidariedade da perca do meu pequeno japones , a ideia de se colocar este post é mostrar os pontos positivos e negativos do jipe, embora pelo meu ver muito mais positivos que negativos
    Ex - Jimny 10/10 HR
    Atual : Defender 110 300tdi 05/06

  • #9
    Usuário Avatar de Yuki
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    O ABS não diminui a distância de frenagem em piso seco, ele apenas evita que as rodas travem e vc perca o controle do carro.

    Em piso de baixa aderência, caso a roda trave, o carro desliza, aumentando a distância devido à perda de atrito.

    Assim, como o Cocatriz disse, ele serve mesmo em pista molhada com com gelo.

    Abraço
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #10
    Vivendo e aprendendo jurava de pé junto que o abs diminuia a distancia de frenagem em piso seco exatamente por não travar as rodas , ou seja freiando mais rapido na hora do susto do condutor de meter os dois pés no freio. Mas e sempre bom saber, alem domais não tinha feito pesquisas nenhuma sobre isso então realmente eu não tenho conhecimento. é sempre bom aprender uma coisa nova
    Ex - Jimny 10/10 HR
    Atual : Defender 110 300tdi 05/06

  • #11
    Usuário Avatar de Yuki
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    Só pra complementar o que foi dito, uma meia dúzia de vezes tive que frear bem forte.

    Em nenhuma delas a roda travou, realmente parece difícil fazer o Jimny travar ar rodas, mesmo sem ABS.

    Abraço
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Yuki Ver Post
    Só pra complementar o que foi dito, uma meia dúzia de vezes tive que frear bem forte.

    Em nenhuma delas a roda travou, realmente parece difícil fazer o Jimny travar ar rodas, mesmo sem ABS.

    Abraço
    Se sem o ABS as rodas não travam isso significa que o sistema não esta 100% ou não é eficiente, portanto esta correndo risco.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

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