Eu coloquei os três protetores e o que julgo ser o mais importante é de fato o protetor central, da caixa de transferência ou redução, pois os fios de alimentação ficam bem expostos e qualquer elemento lançado pela própria viatura pode, por infelicidade, cortar algum fio ou mesmo em terrenos com bastante degraus com rochas cravadas pode colidir e danificar a carcaça da caixa...
Isso vale também para o protetor do tanque, porém, o tanque é bem resistente, e aí só vale para aqueles que realmente abusam do carro em terrenos bem complicados...
Já o protetor dianteiro é importante para aqueles que vão entrar em lugares alagados, pois já li relatos de galhos dentro da água ter danificado o radiador... ocorreu isso com o Jimny 4All do Julissom lá no Maranhão... perdeu o radiador na primeira trilha... um novo ficou em R$1600,00... se eu não estiver enganado...
No mais, o próprio eixo rígido protege o carter, mais, toda proteção é sempre bem vinda... sobre a questão de segurança, por mim, não procede, já que a própria fixação do protetor dianteiro é bem fraca se for ter que suportar um eventual deslocamento do motor numa colisão.... além disso, na própria Via Natsu, colocaram os protetores e o dianteiro deslocou já na primeira trilha ao subir o barranco... na verdade, vejo uma falha no projeto de fixação, pois deveria ser um protetor que copiasse o ângulo da skid plate, como é nos Jimnys DDS...
Vou tentar postar aqui uma foto da caixa de transferência, redução pra mostrar os fios expostos como disse no parágrafo inícial...
Abraços,
Roger
Anexo 458467Anexo 458468