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  • #1
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    algo mais que eu precise saber sobre o Vita?

  • #2
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    aah galera, sobre o 4x4 o Mauricio Silva estava correto, só que tenho sempre que estar parado para qualquer troca.

  • #3
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    LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

    Muito bem. Mas e quando não há retorno?

    Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
    O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
    Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
    O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
    O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
    Espero que tenha entendido.
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

    Muito bem. Mas e quando não há retorno?

    Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
    O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
    Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
    O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
    O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
    Espero que tenha entendido.
    Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
    Abs,
    LFC

  • #5
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    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
    Abs,
    LFC
    De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

    Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!
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  • #6
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    Olá.

    Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
    Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
    []s.


    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

    Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá.

    Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
    Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
    []s.
    Não ache que naõ é... não é mesmo.
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  • #8
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    "Muito bem. Mas e quando não há retorno?"

    Xiiiiiiii....

    Diagnóstico: pressão dos cilindros no sistema de arrefecimento. Pode ser confirmada se a mangueira de retorno (mangueira grossa que sai do motor e entra na parte superior do radiador, próximo ao bocal) estiver "estufada" (com pressão elevada) depois de andar com o carro até a temperatura estabilizar. Se isso acontecer, não tem jeito: no mínimo retífica da parte alta do motor (cabeçote; e na retífica tem que pedir o nivelamento do mesmo, pois é quase certo que houve empenamento). No mínimo, pois é comum necessitar da retífica completa.
    Este é o grande mal dos motores da Suzuki: se ferver, vai para a retífica.
    []s.

    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

    Muito bem. Mas e quando não há retorno?

    Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
    O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
    Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
    O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
    O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
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    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #9
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    Não houve superaquecimento algum.

    Nem sequer o mais leve borbulhamento so reservatório. Também nunca houve estufamento em mangueira alguma, bem como não há nenhum vazamento de líquido de arrefecimento.

    Não há perda alguma de potência e nem elevação do nível de óleo na vareta do carter; nenhuma borra de cor diferente na tampa de óleo. (03 eventos clássicos de cabeçotes empenados e/ou junta dando passagem)

    Explicando: o nível de água do sistema não diminui; o que ocorre é o não retorno do escesso que vai para o reservatório, vindo do radiador, por conta do aumento de pressão; por isso desconfio da tampa do reservatorio.

    E quando a mangueira estufa é sinal de travamento da tampa do radiador, que quando fecha, impede o líquido, sob muita pressão, de ir para o reservatório e em seguida , para o ladrão.

    E sem considerar que esse motor tem 3500 km rodados e controlados por relógios bem na frente do meu nariz.
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  • #10
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    galera, hoje verifiquei o meu radiador e ele está com pouca água e esse tanque menor também está, e eu coloquei água semana passada, o nível do óleo está baixo, mas não há vazamento algum, vou mandar para a revisão geral bem minuciosa amanhã, eles vão limpar o radiador acho que vai resolver a questão da água e do aquecimento, já o óleo não sei.

    tem um outro compartimento de óleo que fica preso no radiador, o que é? ele também está no minimo.
    ________________________________________
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  • #11
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    Deve ser o óleo da cx de direção.
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  • #12
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    Após a troca do selo danificado do bloco, o problema do retorno foi resolvido.

    Era apenas perda de pressão.

    CQD.
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