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  • #1
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Olá.

    O JPX é um exelente carro mas, como você bem observou, não é indicado para "novatos" (se você não tomar cuidado com o motor, ele funde).
    O motor Suzuki é bem mais "comportado", mas NUNCA esqueça de verificar o nível de óleo e a água do radiador. É um motor que não aguenta desaforos. Se superaquecer, vai precisar de retífica, quase com certeza.
    Pelo que você descreveu, esqueça o kit gás. É um "trambolho" que não vai compensar a utilização. Vale somente para quem roda muito diariamente (cerca de 200 km) e em estradas ou vias asfaltadas. No off road tem pouca (ou nenhuma) utilidade.
    Se o carro está em bom estado, R$ 20k não é um preço ruim. Vale a pena investir.
    Tenho certeza que você vai curtir muito o Vitara. Mas esqueça o desempenho. É um carro para aproveitar a paisagem. Velocidade de 100 km/h é o normal nas estradas.
    No trajeto que você descreveu, um Vitara vai se sentir "em casa". Melhor impossível.
    Você não falou se o carro é 2 ou 4 portas (pelo jeito, deve ser 2...). Rebatendo os bancos traseiros, é possível transportar bastante coisa.
    Acho que vale a pena fazer negócio. Tenha as preocupações de praxe, como ver a situação do licenciamento e das possíveis multas.
    []s.


    Citação Postado originalmente por thejpedros Ver Post
    O modelo me agradou muito, eu queria um carro com "cara" de jipe mesmo, e fechado, estava pensando primeiro no JPX, mas estudando entendi que ele não é para o meu bico, por ser muito temperamental, este Vitara está bem acessível para mim e me agradou tanto em aparência quanto motor e tudo mais, o kit gás seria mais por economia mesmo, mas falando com meu pai, como eu ando pouco não vai ser tão vantajoso colocar um.

    Não vou andar muito, vai ser mais lazer, a princípio não pretendo colocar ele em trilha, primeiro quero ganhar experiência como motorista mesmo, tenho carteira há 2 anos e não dirijo muito pois não tenho tanta necessidade, vai ser mais para lazer.

    Ele vai rodar no asfalto e onde tenho casa de praia em Vilatur - Saquarema é que ele vai pegar barro, pois la ainda não é asfaltado.

    A mala foi só uma duvida mesmo, eu não carrego tanta coisa, talvez os equipamentos da minha banda no máximo e malas para viajar mas qualquer coisa tem a opção do bagageiro de teto.

    O carro que estou negociando está em ótimo estado, a manutenção é feita sempre, o carro nunca foi para trilha está impecável o dono era muito cuidadoso.

    o Cara quer 20 mil
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #2
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    Galera, peguei o carro, estou muito feliz com ele e me entendendo super bem.
    ele está perfeito, só tive o problema com o miolo da ignição que estava travando o volante e já foi resolvido e vou ter que trocas a maçaneta interna do lado esquerdo que está quebrando.

    por segurança vou trocar os cabos do carro

    Acelerador
    Embreagem
    Freio
    Velocímetro

    O do velocímetro é por estar fazendo um barulho atrás do volante, ele deve estar ressecado.

    Na suzucar eu só não encontrei o cado de freio, onde eu encontro? ainda é fabricado?
    e eu vi um "cabo de freio de mão" um escrito "lado direito" e outro "lado esquerdo" o que é isso?

    O ar condicionado gelou bem no início depois eu precisei ligar ele no máximo, teve alguns momentos em que ele soltou uma fumaça, mas era fria e não tinha cheiro de queimado é normal dele?

    Estou meio preocupado com o aquecimento do motor, ele marcou em 2h de viagem próximo de 3/4 isso é normal dele? se não, o que poderia estar aquecendo? quando saí eu verifiquei a água, ele só não está com o líquido refrigerador.

  • #3
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    O cabo da embreagem é uma boa trocar sim, mas de todo modo, seria melhor vc fazer uma revisão no carro para, eventualmente, eleger prioridades. O do acelerador eu nunca li nenhum relato de troca. O do meu carro, 94, ainda é o original. Sobre o cabo do freio, não sei, mas vc pode ligar para lá.
    O ar do Vitara não é lá essas coisas, mas vc vai ter que observar mais.
    O aquecimento não é normal. Pode até ser do ponteiro, mas vc vai ter que olhar bem isso. Pode ser falta da válvula termostática + falta do aditivo, mas pode ser tb junta de cabeçote queimada. Vc notou se o carro bateu pino?
    Abs,
    LFC

  • #4
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Olá.

    Verifique (e bem) o sistema de arrefecimento do carro. Não deixe o motor "ferver". Motor Suzuki é: "ferveu, fudeu!!!"
    Se o motor tiver o bloco em alumínio, o superaquecimento pode provocar (e geralmente provoca...) empenamento do cabeçote. No mínimo, terá de passar por uma retífica da parte alta (cabeçote), com o trabalho de desempenamento.
    Veja as condições gerais do radiador (se tem furos ou reparos mal feitos) e confira o nível de água do vaso de expansão e do próprio radiador. Evite dores de cabeça...
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #5
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    Citação Postado originalmente por thejpedros Ver Post
    O ar condicionado gelou bem no início depois eu precisei ligar ele no máximo, teve alguns momentos em que ele soltou uma fumaça, mas era fria e não tinha cheiro de queimado é normal dele?
    Pode ficar tranquilo que isso não é nada alarmante, foi só um dia com alta umidade relativa do ar!
    Vitarinha 96/97 - 31" Dynapro MT - Parachoques de Ferro/Proteções

  • #6
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    aí galera uma foto que tirei dele em Villatur, Saquarema- RJ
    Suzuki Vitara JLX Metal 1994-2012-11-17-21.13.18gg.jpg

  • #7
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    Mauricio
    O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?

  • #8
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Olá.

    Você está se referindo a alavanca de acionamento da tração integral (o 4x4). Repare que vai haver as indicações 4x2, 4x4H, N, 4x4L, nesta sequência. Verifique se o modelo tem roda livre manual ou automática. Fácil de descobrir: olhe no cubo (centro) de uma das rodas dianteiras. Se não houver nada (ou ter uma calota com o logotipo da marca Suzuki), é porque as rodas livres tem acionamento automático. Por outro lado, as rodas livres manuais tem uma "chave" no cubo com duas possições possíveis: Lock (roda livre acionada) e Unlock (ou Free, para roda livre desacionada).
    ATENÇÃO: se o carro estiver trafegando com a alavanca da tração na posição 4x2, a roda livre manual deve estar com a chave na posição Unlock ou Free, ou seja DESACIONADA. Isto vale para as DUAS RODAS DIANTEIRAS.
    A roda livre serve para acoplar a roda ao eixo de tração. Desacionada, faz a roda girar livremente, sem conecção mecânica com o eixo de tração.
    Já quando estiver usando o 4x4, a roda livre tem de estar ACIONADA (Lock). É fácil: basta descer do carro, acionar a roda livre, acionar a tração 4x4 e encarar os obstáculos que a vida trás. Obviamente, isso somente tem sentido se o carro tiver roda livre manual; no caso da automática, basta engatar a tração. E não precisa sair do carro, lógico...
    IMPORTANTE: não trafegue em pistas com elevada aderência (asfalto seco, por exemplo) com o 4x4 acionado. O Vitara é um 4x4 part time, ou seja a tração 4x4 somente deve ser usada em situações de pisos com baixa aderência (normalmente, no off road), com lama, cascalho, areia, pedras soltas, entre outros.
    Na tração 4x2, o carro tem somente a tração traseira.
    No 4x4H, a tração é integral (dianteira e traseira) e deve ser usada em situações de baixa aderência do piso.
    No N (Neutral), a tração é desacoplada. É usado quando o carro tem de ser rebocado.
    No 4x4L, há o acionamento da reduzida. É útil em situações de baixa velocidade e elevado torque (ladeiras com lama).
    Espero ter ajudado.
    []s.

    Citação Postado originalmente por thejpedros Ver Post
    Mauricio
    O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #9
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    na parte da alavanca entendi bem.

    A roda livre que me embolei um pouco, vamos la:

    A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
    eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
    A do que estou em vista é automática



    o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
    eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Ok.

    "A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira"

    Quando selecionada a tração 4x2, as rodas de tração serão as do eixo traseiro. Assim as rodas dianteiras devem estar "livres" (free). Com a tração 4x4, as rodas dos dois eixos tracionam o carro. Desta forma, as rodas dianteiras devem estar "conectadas" (lock). Esta situação só é possível com a existência das rodas livres na dianteira.

    "eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?"

    Se o carro tem rodas livres automáticas, esta situação não ocorre (a roda livre somente fica conectada quando a tração estiver acionada). No entanto, com as rodas livres manuais, essa situação pode ocorrer (esquecimento do condutor).
    Com tração 4x2 e roda livre conectada, as rodas dianteiras ao girar vão movimentar o eixo dianteiro, o diferencial dianteiro e o eixo cardã. Na melhor das hipóteses você vai estar "arrastando" um peso morto que não contribui para o movimento do veículo. Na pior, poderá danificar o sistema de transmissão.

    "o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?"

    Se a tração selecionada for 4x4H, em princípio, não. Mas não deve ser esquecido que o 4x4 somente deve ser acionado em pisos de baixa aderência. Não é uma boa idéia correr nestas condições...


    "eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode."

    Pode, se for o 4x4H. Ai sim existe um limite de velocidade. É cerca de 40km/h. Mas é melhor acionar em velocidades mais baixas, se possível, pisando na embreagem. Ajuda a preservar a transmissão.
    No caso do 4x4L, ai não tem jeito: o carro tem de estar parado. Pisar na embreagem também ajuda.
    As vezes, o 4x4 não vai querer desengatar. Não adianta forçar a alavanca. No caso do Vitara, basta parar o carro num local plano, engatar a marcha ré e andar por uns metros (devagar, obviamente). Isso costuma ser suficiente para liberar a alavanca e retornar ao 4x2.
    Espero ter ajudado.
    []s.

    Citação Postado originalmente por thejpedros Ver Post
    na parte da alavanca entendi bem.

    A roda livre que me embolei um pouco, vamos la:

    A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
    eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
    A do que estou em vista é automática



    o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
    eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #11
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    Obrigado.

    então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?

    no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?

    Isso de não engatar ocorre com frequência? é normal?

  • #12
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    Olá.

    "então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?"

    O uso da embreagem para trocar de 4x2 para 4x4H e vice-versa não é obrigatório. Mas ajuda. Claro que haverá situações em que não é possível fazer isso, como estando trafegando com o carro em um lamaçal em 4x2. A troca de transmissão deve ser feita rapidamente e sem que as rodas motrizes parem. Neste caso, engate o 4x4H sem pisar na embreagem.

    "no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?"

    Não entendi muito bem a pergunta... A troca de tração de 4x2 para 4x4H deve ser feita em velocidade baixa, com baixa rotação se for possível. Mas você pode trafegar em velocidades mais elevadas com 4x4H, respeitando as condições de aderência do terreno.

    "Isso de não engatar 4x2 ocorre com frequência? é normal?"

    Depende do carro (individualmente) e do percurso feito. Mas não chega a ser uma "anormalidade". Porém se a tração 4x4 não desengatar com o procedimento descrito, ai há um problema.

    []s.

    Citação Postado originalmente por thejpedros Ver Post
    Obrigado.

    então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?

    no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?

    Isso de não engatar ocorre com frequência? é normal?
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

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