Postado originalmente por
MarcoAurelioManica
amigos, também sou novo no fórum e possuo uma Korando 2011 AWD Aut desde 12/2015. Já rodei 10 mil km com ela, sendo que ela está com 68 mil km. A korando é um excelente carro, economico e com ótimo motor. O seu maior problema sem dúvidas é o câmbio automático. Ele dá trancos, se perde na hora de reduzir e retomar, e se você precisa ultrapassar pise no acelerador bem antes, pois ele demora pra responder (li no fórum que esse delay é para economizar combustível). O caso da Luz de injeção é crônico na Korando. Acredito que todos os proprietários já passaram por isso, onde a luz acende e corta o giro do motor, entrando em um modo de segurança. No meu carro ela nunca ficou acesa e se manteve, mas em algumas situações ela "pisca", corta o giro do motor e volta ao normal.
Conversei outro dia com um senhor e ele me comentou que gastou, se não me engano, R$4.000,00 pra resolver o problema. Passou no scanner e constatou que era realmente na caixa de marchas. Elogiou o profissional que realizou o serviço, e assim como eu, alegou que na concessionária de Caxias do Sul/RS o pessoal é muito despreparado.
Outro detalhe importante é o sistema AWD dela. Na minha opinião é muito bom, pois nunca fiquei atolado com ela e já coloquei em situações bem complicadas. O bloqueio do diferencial atua muito bem nesse caso, aliado com aquele botão W (que até hoje não sei o que é, mas acredito que seja um controle de tração) que fica ao lado do câmbio automático.