Postado originalmente por
Troller-a-vista
nao eh bem assim, primeiro q hj motor a diesel eh tao ou mais silencioso que um a gasolina a ponto de nao saber se estao ou nao ligados...
a bomba nao estoura em 4 anos a menos que for relapso d+, mas sim, é um problema, assim como se tem problemas criticos em carro a gasolina, cansei de ver carro semi novo com correia estourada, isso de marcas como honda e toyota... e dai? isso nao quer dizer que td carro gasolina seja uma bomba pronto a estourar a correia.e se estourar a correia, seja um 1.0 ou um bmw x5, vai por mim, vai custar mais que a bomba do diesel nova...
o teste do alce é real e muito importante, mas contra a gravidade nao tem jeito, ou tem que ter muita eletronica embarcada e excelente construcao ou vai capotar mesmo, hoje os carros estao amis altos, mais pesados, centro de gravidade maior etc... isso td vai contra o teste do alce, que é muito importante, mas na pratica pouquissimos motoristas conseguem executa-lo na pratica.
90% dos motoristas numa situacao dessas nao conseguiria desviar de um acontecimento inesperado, os outros 10% provavalmente desviaria metade do necessario ou faria o desvio pro lado e manteria o carro reto ate o ** afrouxar novamente. Já tentou fazer esse teste em ambiente controlado? é dificil pacas voltar pra MESMA pista que estava, num momento de stresse é muito mais dificil.
eu me considero um excelente motorista, alias, ando pisado 99% do tempo, estou acostumado a reacoes adversas e bati o carro ha provavel 50 a 60 km/h qdo passei por uma depressao e o carro com pneu gasto (nao careca) caiu em pedriscos e perdeu o grip... estava numa curva e simplesmente foi impossivel contornar a situacao, estava saindo de casa ha menos de 500 metros de casa... ou seja, lugar super conhecido, mas pneu + inesperado + pedriscos + solavanco + pista secando da chuva = prejuizo... nao estava correndo... em condicoes normais faco essa curva ha 80km/h sem perceber...
na hora H o teste do alce pode salvar sim sua vida, mas pouquissimos irao conseguir fazer... o carro saindo da trajetoria diagonalmente pra mim já vale bastante...
agora comparar a dirigibilidade do diesel com gasolina é um pouco covardia... mas se nao precisa como provou financeiramente, nao tem porque ir no diesel mesmo.