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Convex Datacenter
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  1. #1
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    tração dianteira sw4 97




    boa noite, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho uma sw4 97, a traçao dianteira estava funcionando perfeita , mas quando voltou da oficina ( mandei fazer o motor completo ) a traçao nao liga mais nem ascende a luz do painel indicando a traçao, entao gostaria de saber se pode ser parte eletrica , mecanica se pode ser algum sensor ou fusivel?
    4X4 Brasil

  2. #2
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
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    Sou novo por aqui... e também fiz o motor um dia desses...
    Tive que ir em outras oficinas pra achar alguém que resolvesse meu problema.
    Vou ali tirar umas fotos e volto já.

  3. #3
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
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    Boa noite a todos!

    Meu nome é Jacques, sou natural de Natal e residente em Salvador. Registrei-me aqui tem pouco tempo... mas venho explorando esse fórum há quase duas semanas e tenho gostado muito.
    Gostei de muitas idéias, overboost, intercooler (ainda estou entre o da maxcooler e adaptar um com scoop), snorkel (já encomendei hoje o da OGZ) e cada dia surge uma idéia nova...

    Só vou falar da parte elétrica e de vácuo, foram os problemas que ocorreram comigo.

    Vou enviar o arquivo no post, mas como não sou acostumado com esse fórum, por precaução coloquei a imagem no Google Docs aqui: https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8...&revision=true

    A imagem é essa, são duas fotos uma em cima da outra:



    Mas vamos ao que interessa:

    1) Verifique a caixa de fusíveis interna (foto de cima, fica logo atrás daquela tampinha embaixo do volante à esquerda).

    Obs: Não faça como eu fiz, tirando fusíveis na unha ou com alicate de bico, tem um extrator de fusíveis por baixo da tampa da caixa de fusíveis do motor.

    Conforme a foto de cima, confira se o fusível indicado (20A) está queimado. A toyota deve vendê-lo bem caro, mas nas auto-elétricas custa R$ 0,25 (só não achei com a amperagem pintadinha como os originais).

    O fusível indicado não controla as luzes do painel (é o último embaixo dele - 10A - que faz isso), ele serve para controlar os solenóides da foto de baixo.

    Os solenóides, que estão logo embaixo da caixa de fusíveis do motor, controlam a tração (o azul trava e o vermelho destrava), alimentando as linhas de vácuo do ADD.

    Cada um possui três bicos: Os dois de cima, ficam com as mangueiras, linha de vácuo (A) e saída para o ADD (B); e o de baixo (C) é livre, mas protegido por uma bujão que impede a entrada de resíduos (os meus anteriores não tinham).

    Sem comando elétrico cada solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar o ar atmosférico através do bico "C". Com comando elétrico o solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar a linha do ADD através do bico "B".

    2) Tire as mangueiras e os bujões.

    O primeiro teste é desligar a chave e verificar se soprando nos bicos "A" o ar sai pelos bicos "C", não deve sair nada pelos bico "B".

    O segundo é ligar a chave colocar o câmbio no H2 e verificar se soprando no bico "A" do solenóide vermelho o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no azul tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".

    O terceiro é, ainda com a chave ligada, colocar o câmbio em H4 e verificar o inverso: Se soprando no bico "A" do solenóide azul o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no vermelho tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".

    Não lembro quanto era o preço dos solenóides na toyota, mas eram caros... o meu azul não estava funcionando, o bico "C" estava entupido (não tinha bujão) o que, a princípio, não era um problema, mas também não estava comutando para o bico "B" (provavelmente porque estava todo entupido por dentro) quando estava em H4, o que caracterizava o problema pois o ADD nunca seria armado. Eu comprei dois solenóides funcionando com bujão e mangueiras numa sucata em Natal por R$ 200,00.

    Se estiver tudo funcionando, monte as mangueiras de acordo com a foto de baixo. A linha de vácuo passa por um "T" e é bifurcada para os bicos "A" da cada solenóide. Nos bicos "B" devem ser encaixadas as respectivas mangueiras, elas tem uma faixa pintada da cor do respectivo solenóide, na foto aparece só na linha vermelha porque o encaixe da azul estava folgado e eu cortei a ponta da mangueira azul e junto foi a faixa pintada.

    Aconselho que você leia as páginas 8-5 e 8-6 do seu manual, de preferência olhando para as tampas das caixas de fusíveis, pois no manual é meio enrolado, alguns fusíveis não estão marcados na figura, apesar da função deles constar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos tração dianteira sw4 97-1402505_-_tracao_dianteira_sw4_97_-_resposta_01.jpg  
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  4. #4
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
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    Esqueci de uma coisa, como não temos roda livre e (não sei porque acontece isso na minha viatura) a luz da tração acende só em se colocar na posição H4, mesmo sem o diferencial estar travado: Existe uma forma mecânica de testar o funcionamento dos solenóides, que eu inventei e costumo fazer regularmente, apesar de dar trabalho.

    Com a tração não engatada (H2) e viatura desligada você consegue girar livremente o cardan que sai da caixa de redução para o diferencial dianteiro.

    Ao se colocar na posição H4, ainda com a viatura desligada, você consegue movimentar o cardan alguns graus mais ele trava suavemente para cada lado.

    Ao ligar a viatura e andar um pouco pra frente até o ADD bloquear o diferencial, o cardan fica completamente travado. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE AZUL ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai correr o risco de entar na areia sem tração nas quatro rodas).

    Se desligar a viatura na posição H4 o cardan ainda vai estar travado. Quase sempre se você colocar na posição H2 com a viatura desligada a caixa de redução vai desacoplar, quando faço esse teste algumas vezes a minha fica travada ainda... Eu volto pra H4, ligo de novo, ando um pouco mais pra frente ou pra trás, desligo e coloco na H2 de novo... Quando a caixa de redução desacoplar (provavelmente vai acontecer se não aconteceu na primeira vez) o cardan vai poder ser movimentado alguns graus também (como no caso de só a caixa está travada), mas agora é diferente, quem está travado é o diferencial dianteiro, no limite do que é possível movimentar é possível ouvir uma batida seca vinda do diferencial dianteiro, não é nada suave... Será que a minha viatura está com o diferencial estourado? Com vocês também é assim???

    Pra completar, eu ligo a viatura, já na posição H2 e espero o ADD destravar, às vezes tem que movimentar a viatura pra frente ou pra trás, mas sempre dá pra ouvir o estalo de quando ele desarma. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE VERMELHO ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai desnecessariamente andar com o diferencial dianteiro bloqueado).
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  5. #5
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    Pra finalizar minhas respostas, se acontecer de você entrar na areia e atolar: Abra o capô, tire a mangueira que bifurca para os solenóides da linha de vácuo principal e conecte a mangueira que está no bico "B" do solenóide azul diretamente lá, pois ela vai travar o ADD quando o diferencial passar pela posição de encaixe - o difícil é fazer a roda dianteira se movimentar na areia pra o ADD acoplar no diferencial...
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  6. #6
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    Opa... a foto que está no google docs é essa: https://doc-14-24-docs.googleusercon...thkey=CIyultIP
    Jacques Freitas
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  7. #7
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    Aproveito pra fazer uma pergunta: tem algum jeito de fazer com que a luz do painel só acenda quando o diferencial dianteiro estiver realmente bloqueado?

    Alguém sabe explicar esse esquema que tem na página da toyota surf: http://www.toyotasurf.asn.au/techsite/add.htm



    Deixei também uma cópia no Google Docs: https://doc-10-24-docs.googleusercon...thkey=CIOZ08YD

    Pergunto isso porque se eu simplesmente colocar na posição H4, com o motor desligado (sem vácuo nas linhas) a luz da tração acende. O que é foda pois acho que só deveria acender se o ADD estivesse bloqueando o diferencial dianteiro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos tração dianteira sw4 97-add8.jpg  
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  8. #8
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    Boa tarde, tive ontem esta infelicidade de precisar da traçao e nao ter, busquei informaçoes aqui e lendo estes posts resolvi me aventurar na busca da soluçao, comecei pelo mais simples, o fusivel, mas estava tudo certo, resolvi checar as selenoides e logo de cara notei que uma delas estava sem o mini filtro de impuresas, como nao entendi bem as explicaçoes do amigo acima, fiz do meu modo, retirei as selenoides fora e com dois fios com terminais elitricos de um chicote eletrico velho, testei dieretamente nos polos da bateria e justamente a que estava sem filtro estava travada, desmontei e limpei, motei novamente e tudo estava como novo, para evitar nova dor de cabeça providenciarei o maia rapido possivel um filtro para o local, fica meu relato e agradecimento a este importante site.

  9. #9
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    23/03/2014
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    Valeu amigos!!!!
    O melhor desse grupo é compartilhar as tristezas e alegrias vividas.
    O meu diff nã desacoplava.
    Era a posição das mangueiras.

    Obrigado a todos mesmo, e u grande abraço.

  10. #10
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    26/03/2011
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    Garanhuns/PE
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    Que ótima noticia amigo Gustavo Barreto, muito feliz com a boa notícia.

    Abraços e boa sorte com a viatura.
    Hilux sw4 - 2001 - TD - KZ-TE, bandida! Jeep ohc 2.3 álcool DIS - Motorspice, Viagra

  11. #11
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    18/11/2016
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    Pelotas/RS
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    Onde fica o relé que aciona as solenóides?, Minha caixa de fusíveis está com as inscrições apagadas...

  12. #12
    Pessoal;

    fiz o motor,embriagem e abriram o cambio para frezar a 1ra e trocar sincronizador da 3ra... apos isso minha 4x4 nao esta entrando como carro em movimento, o entra arranhando muito... alguem sabe o que pode ser???
    -Niva 85' / -Ford Ranger 2008' / -Toyota SW4 97' - 2.7 16V / Pajero Dakar 3.2 DID
    www.australexplorers.com

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