Caros amigos,
Tenho um CJ5, ano 63, que está com radiador, marcador de temperatura (relógio) e vávula termostática novos. Acontece que quando ligo o jeep, basta o motor esquentar um pouquinho (temperatura normal), que a água começa a ser expulsa do radiador pelo "ladrão". Se eu rodar 40 km com o jeep, tenho que repor aproximadamente 2 litros d'água.
Será que alguém poderia me dar uma dica do que está acontecendo?
Abraços 4x4.
João Ricardo.
Caros amigos,
Tenho um CJ5, ano 63, que está com radiador, marcador de temperatura (relógio) e vávula termostática novos. Acontece que quando ligo o jeep, basta o motor esquentar um pouquinho (temperatura normal), que a água começa a ser expulsa do radiador pelo "ladrão". Se eu rodar 40 km com o jeep, tenho que repor aproximadamente 2 litros d'água.
Será que alguém poderia me dar uma dica do que está acontecendo?
Abraços 4x4.
João Ricardo.
Troca a tampa do radiador. Não está vedando corretamente sob a pressão do sistema.
Se você confia no seu sistema todo (ex. tampa do radiador...) pode estar com problemas no cabeçote do motor, mais especificamente na junta do cabeçote que está detonada, fazendo com que a agua esquente demais.
Se você confia no seu sistema todo (ex. tampa do radiador...) pode estar com problemas no cabeçote do motor, mais especificamente na junta do cabeçote que está detonada, fazendo com que a agua esquente demais.
Ady,
Como é que a junta provoca aquecimento da água?? Sim, pode provocar vazamento, mas esse de super-aquecimento, não entendi??
Uma outra possibilidade é o ponto de ignição. Isso sim pode influir.......
Como é que a junta provoca aquecimento da água?? Sim, pode provocar vazamento, mas esse de super-aquecimento, não entendi??
Uma outra possibilidade é o ponto de ignição. Isso sim pode influir.......
Abraços,
Bill,
Me metendo... Lembra do cachorro que tivemos que encher o radiador do CJ 3 vezes?
Era mais ou menos isso... Vazava pressão pro sistema de arrefecimento, que expulsava água pela tampa do radiador. Da mesma maneira, puxava água e queimava água dentro do cilindro, por isso o vapor desgraçado...
João, veja se tem cheiro de gasolina no sistema de arrefecimento. O meu era muito pouco, mas foi o suficiente pra justificar abrir o motor.
Me metendo... Lembra do cachorro que tivemos que encher o radiador do CJ 3 vezes?
Era mais ou menos isso... Vazava pressão pro sistema de arrefecimento, que expulsava água pela tampa do radiador. Da mesma maneira, puxava água e queimava água dentro do cilindro, por isso o vapor desgraçado...
João, veja se tem cheiro de gasolina no sistema de arrefecimento. O meu era muito pouco, mas foi o suficiente pra justificar abrir o motor.
Mas Daniel, o seu estava vazando pelo ladrão do radiador, como o do João?? Desse detalhe não estou lembrado. ........
Mas Daniel, o seu estava vazando pelo ladrão do radiador, como o do João?? Desse detalhe não estou lembrado. ........
Bill,
Na trilha também não sei. Mas tive que parar 3 vezes depois que consertamos o CJ, na outra semana, da sua casa até a minha, pra encher o radiador...
Ele estava fazendo 6 km/l de água...
Se eu metia o pé, tipo, a 4000 ou 5000 giros, com o motor quente e o sistema pressurizado, a válvula deixava escapar um pouquinho de água pelo ladrão. Muito pouco, só percebi quando parei pra abastecer de água e fiz esse teste. A maioria da água ia pelo cilindro mesmo, queimada.
Mas agora está tudo resolvido... Falta só consertar o maldito cardan que o torneiro fez maior do que devia.
No meu caso, o ladrão joga muita água para fora. Será que é porque eu mantenho o radiador sempre cheio até o gargalo ? Se tivesse uma câmara de expansão, igual ao sistema de radiador selado dos carros modernos, isso também aconteceria?
No meu caso, o ladrão joga muita água para fora. Será que é porque eu mantenho o radiador sempre cheio até o gargalo ? Se tivesse uma câmara de expansão, igual ao sistema de radiador selado dos carros modernos, isso também aconteceria?
Abraços,
João Ricardo.
A água que cai fora está fervendo?? Continuo achando que a tampa está com defeito.............
A água não está fervendo. Aliás, ela está apenas um pouquinho morna. Conforme disse, basta ligar o jeep e deixar o motor funcionando alguns poucos minutos, que isso começa a acontecer.