x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 75
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0

Sistema de Ar Pressurizado

Ola a todos,

Estou com um compressor de ar 12v (VIAIR 400p) + pressostato, e queria colocar um sistema de ar pressurizado no meu jipe.

Estou pensando em colocar 1 ou 2 cilindros de ar, e liga-los no no compressor e pressostato, que é capaz de encher até 160lbs e tem ciclo de 90% com o pressostato. Além disso, teria um manometro de pressão do ar.Mas tenho algumas dúvidas:

1) Quais cilindros utilizar? Existe algum caminhão que utilize cilindro fino e longo ?
    2) Poderia usar cilindros de CO2? Quais os riscos de usa-los entre as longarinas?
    3) O que precisaria mais?

Lembrando que li todo o tópico do Leopoldo e vários outros, mas as informações estão meio desencontradas e queria juntar e tirar as duvidas por aqui.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Por favor satisfaça a curiosidade de um ignorante.

Pra que isso no Jeep ?

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de dudarj
    Entrada
    10/01/2008
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Por favor satisfaça a curiosidade de um ignorante.

Pra que isso no Jeep ?

[]'
    Inflar pneus, ferramentas pneumáticas, ARB, buzinas etc...

Tambem queria um sistema desses no meu carrro!!
    Jeep Wrangler Rubicon

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    1) Quais cilindros utilizar? Existe algum caminhão que utilize cilindro fino e longo ?
    2) Poderia usar cilindros de CO2? Quais os riscos de usa-los entre as longarinas?
    3) O que precisaria mais?
    1- qualquer cilindro homologado para conter ar comprimido, que aliás é uma potente bomba. Os cilindros de caminhão são feitos para isso. Os cilindros de compressores de ar também. Existem várias opções de tamanho(volume).

2- cilindros de CO2 são mais reforçados que os cilindros acima. só que optar por um é carregar peso extra e querer achar pelo em ovo ... não esquece que vai ter que fazer um furo para drenar, ou ele vai afogar bem rápido, virando um real cilindro de mergulho ... cheio de água... e os volumes, deixam a desejar.

3- O pressostato ligando e desligando automáticamente é um conforto mais que desejável.

porém, NENHUM cilindro pode trabalhar sem:
    - sistema de segurança(válvula de segurança) que abra a uma pressão menor que a limite estrutural. Veja a NR13 na internet.

O sistema mais básico é bomba pneumática + válvula de segurança, mangueira, bico de encher pneu.

Depois vem bomba, cilindro com valvula de segurança, manometro, mangueira e bico

Depois vem bomba, cilindro, valvula de segurança, pressostato, manometro com filtro e regulador de pressão, mangueira e bico.

PÔ ... acho que aquele tópico tem tudo já comentado.

Sobre os riscos: é só de voce não fazer como deve e o cilindro explodir .... alguém viu o carro que explodiu hoje com GNV no RJ ?????? vai ficar parecido
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

compressor de ar

Na realidade ele quer fazer um compressor de ar, pois nas dunas e na praia os 4x4 andam com a libra do pneu muito baixa, e nas "brincadeiras" geralmente uma curva mais fechada pode acontecer do pneus esvaziar todo, com isso ele resolve este problema. E ainda ajuna nois....rsrsrsrrsr

Breno

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    1- qualquer cilindro homologado para conter ar comprimido, que aliás é uma potente bomba. Os cilindros de caminhão são feitos para isso. Os cilindros de compressores de ar também. Existem várias opções de tamanho(volume).

2- cilindros de CO2 são mais reforçados que os cilindros acima. só que optar por um é carregar peso extra e querer achar pelo em ovo ... não esquece que vai ter que fazer um furo para drenar, ou ele vai afogar bem rápido, virando um real cilindro de mergulho ... cheio de água... e os volumes, deixam a desejar.

3- O pressostato ligando e desligando automáticamente é um conforto mais que desejável.

porém, NENHUM cilindro pode trabalhar sem:
    - sistema de segurança(válvula de segurança) que abra a uma pressão menor que a limite estrutural. Veja a NR13 na internet.

O sistema mais básico é bomba pneumática + válvula de segurança, mangueira, bico de encher pneu.

Depois vem bomba, cilindro com valvula de segurança, manometro, mangueira e bico

Depois vem bomba, cilindro, valvula de segurança, pressostato, manometro com filtro e regulador de pressão, mangueira e bico.

PÔ ... acho que aquele tópico tem tudo já comentado.

Sobre os riscos: é só de voce não fazer como deve e o cilindro explodir .... alguém viu o carro que explodiu hoje com GNV no RJ ?????? vai ficar parecido
    Vamos lá, o pressostato já liga e desliga automático e já tenho o compressor. Meio caminho andado.

Geralmente, esses cilindros de caminhão aguentam 160PSI com segurança? Irei procurar um destes para colocar debaixo do carro, com dreno.

E essa valvula de segurança, tenho que ir atrás de uma que 'dispare' ao que, uns 170PSI? O cilindro tem essa margem de segurança para aguentar esse 170PSI caso o pressostato falhe?

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ

Exclamation

Citação Postado originalmente por dudarj Ver Post
    Inflar pneus, ferramentas pneumáticas, ARB, buzinas etc...

Tambem queria um sistema desses no meu carrro!!
    O pneu o extintor resolve.
    Arb tem seu próprio compressor
    Ferramentas pneumáticas na trilha ...
    Buzinas é interessante

Teve, a um tempo, um papo que rolou por aki que queriam fazer isso usando o santantonio.Pressurisando o tubo dele.

Sei lá, acho muito trampo, peso e perigo.
    Mas, cada um é cada um.

[]'
    4X4 Brasil

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Sérgio,

Temos um companheiro, o Themoteo que tem esse sistema no Troller dele. Tem algumas situações que realmente poderiamos resolver de outra forma (e mais lenta), mas algumas outras vantagens valem a pena:

1) É possivel talonar o pneu no aro, caso ele destalone. O Themoteo deve ter feito isso pelo menos umas 30 vezes nos carros de colegas que precisaram. E isso sem precisar tirar o pneu/aro do lugar, sem tirar estepe, sem ter que levar pro borracheiro depois, etc.

2) Você esta andando no sol escaldante do CE nas dunas com 10lbs nos pneus. Vai pegar o asfalto num lugar esmo, sem posto por perto, em 2 ou 3 minutos você calibra seus pneus e pega seu asfalto tranquilo. Se você fosse encher só com o compressor de ar (isso quando ele funciona), voce ia demorar uns 20 minutos ou mais, debaixo de sol, com o pé fervendo no asfalto, dando sopa para um eventual assalto, etc.

3) Você faz uma trilha de lama, e volta para o asfalto. Você pode usar o sistema de ar pressurizado + uma garrafa dágua para jogar com pressão água no carro, para limpar farois, placas e piscas e poder voltar no asfalto com segurança. E também pode jogar um jato dágua no arranque e no alternador para evitar que a lama seque e dee trabalho depois nestes itens.

4) Dá para tirar aquele areaial que fica dentro do carro - quem andou em dunas sabe o quanto de areia que acaba entrando no carro.

5) Ferramentas pneumáticas. Fica beeeeem mais fácil você trocar um pneu, por exemplo. Quem já usou ferramentas pneumáticas não quer outra coisa.

6) No futuro, pode até dar para adaptar um 'Rodoar' por dentro dos pneus. Já imaginou que comodidade, você dentro do carro calibrando os pneus sem parar? Fora economia de combustivel, etc.

7) Buzina de caminhão. Ah, quando eu instalar o sistema de ar pressurizado, eu vou colocar até aquelas cordinhas de buzina no teto para buzinar. Quero ver alguém não dar passagem!

8) Coolness factor

Serjão, sei que hoje em dia a maior parte dessas coisas não seria necessário para uma trilha. Mas o mundo evolui, a gente vai melhorando a cada dia nossas máquinas...senão fosse assim, todo mundo estaria de CJ e o Troller não venderia nenhuma unidade, pois o antigo jipe já é 4x4, não é mesmo?
    4X4 Brasil

Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Cara

Eu não sou contra a novidades.Aliás ar comprimido em carro é velho pra kct.
    Eu só acho meio complicado e perigoso, veja o post do Mestre leopoldo.
    Para talonar pneus é muito melhor estintor, aprendi com o Sandro,com um extintor de 4 kg vc talona um monte de pneus, vi ao vivo ele usando isso no Camel e funciona muito bem..Quanto ao resto concordo com tudo que vc explicou.

Rodoar já é exagero.A buzina de cordinha eu acho muito legal.

Vai em frente, e tomara que de certo.

[]'

Usuário Avatar de Carlos Bernardo
    Entrada
    02/08/2005
    Local
    Caieiras/SP

Smile

Rodoar ia ficar xique ein!

Já pensou que top embicar o Jeep na entrada da trilha e baixar a calibragem dos pneus sem precisar tirar a bunda no banco? Ia ficar no mesmo esquema no Hummer H1 hehe!

O ar comprimido seria uma mão na roda para limpar alguma peça que precise de manutenção no meio da trilha...várias utilidades...e nem é tão grande e nem tão pesado assim.

O duro ia ser jumento olhando o cilindro e perguntando se é GNV....
    Carlos Bernardo
    Jeep CJ-5

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    E essa valvula de segurança, tenho que ir atrás de uma que 'dispare' ao que, uns 170PSI? O cilindro tem essa margem de segurança para aguentar esse 170PSI caso o pressostato falhe?
    VALVULA DE SEGURANÇA QUE DISPARA DEPOIS DO CILINDRO TER EXPLODIDO ????????

quando vc compra o cilindro de caminhão, compra com o purgador e a valvula de segurança.

A valvula sempre abre antes do máximo e o pressostato desliga antes da valvula. São 2 linhas de defesa.

A pressão é de +/- desligar 80 psi e desligar a 110 psi
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Ojaneri, Pessoal,

Será que uma coisa intermediária ( do ponto de vista perigo ) não seria regular o sistema para manter uma pressão mais baixa ?

Qual seria a pressão mínima que consegueria atender os desejos do Ojaneri ?

Qual seria a pressão máxima que não traria tragédia quando todos os sistemas de segurança falharem ?

Abraços Du.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem