Pessoal,
Como o Niva pra mim é uma grande fonte de Hobby e de estress, fiz a seguinte operação em três horas de trabalho:
Acredito ter resolvido finalmente o problema da iluminação deficiente, sem ter que colar papel branco ou seja lá o que for, segue o conjunto de propostas:
1- Eliminar o Dimmer, ou seja, aquele sistema que regula a intensidade da luz, faça uma ligação direta nos dois fios.
2- Aterre os instrumentos, pois assim suprimi o problema de quando liga o carro há uma distorção na leitura.
3- Retire um instrumento por vez, comece com os menores, como medidor de temperatura, com uma chave de fenda de ponta fina você consegue abrir o anel que une o vidro ao instrumento, uma dica, onde tem um pequeno rasgo ir circundando o referido anel, assim você abre o dito cujo sem estragá-lo, pois depois você vai precisar dele... Cuidado com a mão!!
4- Aproveita para limpar o vidro e passar um BOMBRIL no anel de metal.
5- desconecte os fios, mas procure marcar as devidas posições.
6- Atrás do instrumento tem duas pequenas porcas, elas liberam a parte interna do instrumento de medição.
7- Na frente deste conjunto solto, tem dois pequenos parafusos, solte-os com uma chave de fenda bem fina, desta forma você tem em mãos um disco que está marcado os números de leitura, pronto a solução tá perto...
8- O problema é que existe muito pouco espaço entre o copo do instrumento é o disco, como a lâmpada fica atrás, grande parte da luz fica sem poder passar.
9- A solução é retirar deste disco coisa de 3 mm, assim vai passar mais luz, mas lembre-se de deixar dois pequenos bicos, para travar o disco de plástico, na cor azul, pois ele serve para "espalhar a luz".
10- Para retirar esses 3mm você pega a tesoura da sua mãe, mulher, tia, namorada, ou seja lá quem for e corta, pois o disco é de alumínio!!!
11- Uma outra coisa no disco que tem o aro interno de plástico azul, você pode colocar na parte interna dele papel alumino, ou aplica spray cromo, uma boa solução também é lixar o verso, pois assim você retira a tinta preta!!!
12- Faça o mesmo procedimento nos outros instrumentos, porém no caso do conta giro e velocímetro, você tem que tirar mais que três mm, da borda, mas NÃO TENTE retirar o ponteiro, pois como ele é bem fixo você corre o risco de quebra... No Caso do Conta giro tem que afrouxar os dois parafusos, pois facilita o corte da borda do disco.
13- No conta giro e velocímetro, tem que ter mais cuidado para abrir, e lembre-se de observar que as peças tem pequenos marcos da posição correta .
14- Se quiser encerrar com chave de honra, coloque luz branca da OSRAM ou Phillips, você vai gastar umas 5 lâmpadas que iluminam o instrumento, as outras podem ser comuns mesmo, com a de seta e etc.
15- Para fechar os aros de metal, feche apenas em três pontos, pois assim se tiver que abrir de novo, não haverá grandes problemas, não dê um aperto forte com o alicate, pois poderá deixar uma marca no aro....
16- Por fim, no painel que sustentam os instrumentos, na parte inferior externa, tem dois parafusos, a dica é , não os coloque, pois essa parte é muito frágil, e sempre corre o risco de quebra, se apertar muito, eu uso só uso o sistema de trava que ele tem interna!!!
Fico grato pelo elogio, tenho outras pequenas modificações, como, bobina mais alta, assim como o módulo de ignição, substituição do reservatório de expansão, para um sistema semelhante aos dos carros modernos, ventoinhas do corsa (02), comando de seta do Uno...
Mas vou postar por aqui, fica mais fácil, ou peço pro Cassiano colocar no site dele... Quem sabe??
Sds
Fábio,
Abre um tópico do seu Niva no frota4x4, assim você pode por todas as adaptações e melhorias criadas.
Seria legal ver um Niva no frota, pois não tem nenhum... acho que os niveiros tem receio da galera do fórum pegar no pé...