x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45

Vitara - motor batendo

Pessoal.. acabei abrindo esse tópico para poder selecionar melhor as informações:

Explicando o que aconteceu: tive problemas no mangote, andei com o radiador seco e lasquei o cabeçote.

Troquei a junta do cabeçote e fiz a retífica.

Mas já saí da oficina com o motor batendo (pouco) mas dá para sentir esse ruido quando se estica na estrada.

Como não percebi diferenças ao dirigir, sem perda de potência, não tá saindo fumaça... o mecânico disse que posso avaliar melhor para fazer o motor... conseguir as peças com calma... pelo menos o orçamento.

Mas queria que alguém me explicasse (para um leigo) o que acontece nessa retífica de motor:

Por exemplo:
    O mecânico disse que meu motor já foi feito uma vez, e que os pistões estão marcados com 0,50. E que preciso comprar pistões para medidas 0,100.

Quando se faz a retífica é na camisa do pistão, depois coloca-se pistão novo para a medida certa, é isso?

Qual meu risco andar e fazer trilha com o carro assim?

Quando eu começar a pesquisar preços de peças... quais peças são as mais comuns de serem trocadas para fazer o motor?

Abraços
    Luiz
    Luiz Picelli
    Professor e cervejeiro
    Cervejaria Patt Lou

Luiz,

Uma retifica bem feita o seu motor vai ficar como zero e você poderá fazer trilhas sem susto, senão terá sempre problemas, como queima de oleo, potencia prejudicada, barulhos e até travamento do motor.

Já vi os dois casos acontecer, procure um bom mecanico, não vá pelo melhor preço, muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais e ter um motor confiavel novamente.

Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 0
    Luiz,

O batendo que você fala é tipo um motor diesel?
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

é edu...

quando está em marcha lenta, o barulho é pouco perceptível... mas quando acelero (em movimento), dá para perceber melhor o barulho... segundo o mecânico, devido ao excesso de calor gerado no incidente com o radiador, acaba-se dilatando demais o pistão e causa algum dano...

o carro não "fuma" e não estou percebendo perd de potência, mas o barulho é evidente...

ahhh... lembrei... ele retirou tbém a válvula termostática... agora o termometro não sobre nem 1/4 da sua amplitude (lembro que moro no nordeste).
    Luiz Picelli
    Professor e cervejeiro
    Cervejaria Patt Lou

Citação Postado originalmente por luizpicelli Ver Post
    é edu...

quando está em marcha lenta, o barulho é pouco perceptível... mas quando acelero (em movimento), dá para perceber melhor o barulho... segundo o mecânico, devido ao excesso de calor gerado no incidente com o radiador, acaba-se dilatando demais o pistão e causa algum dano...

o carro não "fuma" e não estou percebendo perd de potência, mas o barulho é evidente...

ahhh... lembrei... ele retirou tbém a válvula termostática... agora o termometro não sobre nem 1/4 da sua amplitude (lembro que moro no nordeste).

Amigo;

O motor trela quando vc acelera?? Ja verificou o ponto do motor?? Pode ser que ele esteja adiantado!!

A respeito da valvula termostática, nao há razao para andar sem ela. Se eu fosse vc eu a colocaria novamente, pois isso influi no funcionamento da injeçao e no consumo do carro.

[ ]'s
    [ ]'s
    Andre Moraes
    T4 08 Trilha - Chipadão, rodas BBS de 10 polegadas, Mud 33 e muuuuita Disposição!!

Usuário Avatar de EduPuga
    Entrada
    20/04/2004
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Agradecimentos: 0
    Luiz,

O meu Side faz isso a 3 anos, o barulho ta aumentando, ainda não sobrou tempo($), o mecanico (primo) falou a mesma coisa que o seu, estou esperando pra decidir o que vou fazer se arrumo o original ou se coloco um AP.
    Por enquanto o bicho tá andando sem problemas.
    EduPuga
    Sidekick 93 +2 Suspensão, 235 BFGoodrich, PX.

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Vamos lá...

O que pode ocasionar um motor "batendo"?
    - Ponto adiantado demais;
    - Folgas nas bronzinas de bielas;
    - Folgas nas válvulas.

Se o pistão dilatou e riscou a camisa (bloco), isso não faz barulho. O que ocorre é que você vai perder taxa de compressão (e potência), e o óleo vai queimar junto com o combustível, emitindo fumaça branca azulada.

A perda de potência ocorre normalmente em regimes de carga mais elevados, principalmente em estrada e com o carro em subidas. Em cidade você dificilmente vai perceber muita diferença.

Se seu carro não tem problemas de perda de potência, dificilmente o problema será de "folga" nos pistões.

Eu pediria a seu mecânico que, em primeiro lugar, checasse o ponto do motor. Se isso não resolver, será necessário verificar outras fontes do ruído.

Você já comentou que retificou o cabeçote. Se seu mecânico é um cara caprichoso, já deve ter verificado folgas de válvulas, tuchos hidráulicos, assentamento das válvulas nas sedes, etc... Então não deve ser problema no cabeçote.

Se for necessário abrir o motor para trocar as bronzinas, eu faria isso. Se deixar muito tempo, as bronzinas podem acabar não protegendo mais as bielas e virabrequim, fazendo com que estas peças se risquem. E daí, só com retífica para acertar. (E mais R$ gasto!...) Quanto mais cedo mandar arrumar, menos vai gastar.

Eu também estou com meu carro fazendo este barulho há umas semanas. Como o meu, além do barulho, está fumando um pouco e está perdendo um pouco de potência, vou mandar abrir logo.

Estou com um primeiro orçamento em mãos. Se precisar trocar os anéis, bronzinas de mancal e biela e as juntas do motor, vai ficar em R$1.900. Se precisar trocar pistões (acho difícil), a conta sobe um pouco.

No meu caso, vou mandar arrumar, antes que outras peças sejam comprometidas. Mas cada caso é um caso...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por luizpicelli Ver Post
    é edu...

Luiz,

Qual o motivo pra retirar a válvula??
    Ela está lá pra garantir que a água não circule no sistema de refrigeração quando o motor está frio, e circule quando está quente.
    Se retirá-la, o motor demora mais pra esquentar e entrar no regime ideal de temperatura. Como consequência, vai consumir mais combustível.
    Se seu motor está esquentando demais, esperimente colocar uma válvula nova, e não andar sem ela...

[]'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

galera...

quanto a valvula termostática, vou providenciar uma nova seguindo as orientações das peças alternativas (uno, 147, etc...)...

Grassman
    Não que o mecanico seja "relaxado"... ele faz um trabalho muito bom, porém, estou no interior de Pernambuco, e as coisas funcionam meio devagar... vou verificar com ele suas idéias de ele fez a revisão das folgas...

Também vou ver o ponto do motor...
    E aproveitar para vero buraco do escapamento (aí tenho medo de descobrir mais barulho no motor huheuheue)

e o que mais vai no seu orçamento em peças para ficar em R$1900,00?

Veja o meu inicial:
    jogo de juntas do motor 160,00
    jogo de pistões 340,00
    jg anéis 270,00
    jogo de bronzinas biela 90,00
    jogo de bronzina mancal 145.00
    Me diga, como meus pistões estão em 0,50 e se por azar tiver
    que fazer o motor mesmo, terei que comprar um bloco novo também?
    Abraços
    Luiz Picelli
    Professor e cervejeiro
    Cervejaria Patt Lou

Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Luiz,

Se precisar fazer o motor, dá pra colocar pistões uma medida maior, ou dá pra colocar colocar um cilindro de metal (conhecido como camisa) dentro do cilindro original. Desta forma, não precisa trocar o bloco. Fica como novo, quando bem feito.

Estou achando seu orçamento muito barato... Veja a qualidade das peças. Sei não... O meu orçamento não leva em conta troca de pistões, só as juntas originais, bronzinas e anéis. O que encarece um pouco também é a mão-de-obra. Tirar motor, abrir, desmontar e remontar tudo de novo custa caro...

[]'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

grassman

este meu orçamento é para as peças... não ligo muito para mão de obra, pois aqui é mais barata do que feita na capital.

Mas, poderia me explicar como fica minha situação?

Já estou na marca 0,50 e não as medidas que encontrei eram de std ou 0,50.

o mecânico falou em trocar a camisa neste caso... como é isso? tenho que comprar a tal camisa?

Amanhã vou verificar o ponto do motor... depois falo como ficou.
    Luiz Picelli
    Professor e cervejeiro
    Cervejaria Patt Lou

qul seria um outro tamanho a se colocar maior que 0,50
    troller 2012, chip + e-locker r/f+ us bedlock 35"+pitbull 12000lbs+off-shocks

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem